A Câmara de Alcoutim vai atribuir uma comparticipação financeira no valor total de 74 387 euros a atribuir equitativamente ao Grupo Desportivo de Alcoutim (GDA) e à Associação Inter-Vivos.
A verba a atribuir destina-se à aquisição de dois novos veículos para as instituições darem seguimento ao trabalho realizado, designadamente no campo da canoagem e do futsal.
“Tratam-se de duas instituições fundamentais para a prática desportiva entre os jovens do concelho, que pretendem combater a exclusão e proporcionar uma vida mais ativa e saudável aos jovens que acompanham, assegurando uma resposta social essencial na formação dos mesmos”, refere Osvaldo Gonçalves, presidente da autarquia alouteneja.
Grupo Desportivo de Alcoutim foi fundado por jovens alcoutenejos no dia 4 de Julho de 1948
O Grupo Desportivo de Alcoutim (GDA), foi fundado por jovens alcoutenejos no dia 4 de Julho de 1948. Fernando José Lopes Dias foi o primeiro Presidente da Direcção, funções que desempenhou até 1953 e, mais tarde, em 1958.
No começo, o GDA solicitava material desportivo à Sociedade Recreativa Alcoutinense, conhecida como a sociedade dos homens ou senhores.
A fundação do GDA tinha como único objectivo a prática desportiva, mais concretamente futebol. O primeiro “jogo” oficial disputado em Alcoutim teve lugar no dia 14 de Setembro de 1948 e teve como adversário o Grupo Desportivo “O Celeiro”, de Vila Real de Santo António.
Além do futebol, o GDA desenvolveu o atletismo, natação e andebol de sete. Outra atividade conhecida no GDA é o excursionismo, designado por turístico.
Nos dias 13 e 14 de Setembro de 1950 o grupo realizava uma pequena festa com quermesse, cujos lucros se destinavam à Secção de Beneficiência, que depois os distribuiria pelas pessoas mais necessitadas. Estes festejos transformaram-se nas Festas Anuais da Vila que ainda hojem se realizam, e que já foram também da responsabilidade dos Bombeiros Voluntários, sendo atualmente a Câmara Municipal a entidade responsável pela organização.
Depois de um período de letargia do GDA e da Sociedade Recreativa local, chegou-se à conclusão, em 1960, que as mesmas se deviam fundir o que veio dar origem ao Clube 1º de Dezembro.
Em Assembleia Geral de 6 de Fevereiro de 1990 por proposta do presidente da direção, o Clube 1º de Dezembro passa a designar-se Grupo Desportivo de Alcoutim. As cores representativas do clube passaram a ser o verde e o branco, as cores do concelho.
De 1990 a 1994, o clube disputou o Campeonato Distrital de Futebol (sénior) da 2ª Divisão.
O futebol sénior foi abandonado em 1995, continuando-se com o juvenil. Em 1997/98 o grupo disputou os campeonatos distritais nos escalões de escola, iniciados e juvenis.
Através de um protocolo celebrado com a Câmara Municipal de Alcoutim, foram adquiridas canoas para prática da modalidade, tendo o GDA começado por filiar-se na Associação de Canoagem do Alentejo, passando em 1997/98 para a Associação de Canoagem do Algarve, modalidade que mantem até hoje com excelentes resultados.
A nível nacional, o GDA foi o 7º classificado a nível de clubes na época 2007/2008 e está na 1ª divisão desde 2005. Alcoutim agradece e orgulha-se do trabalho do grupo.
Associação de Jovens do Nordeste Algarvio, Inter – Vivos, foi fundada no dia 22 de Fevereiro de 1995
A Associação de Jovens do Nordeste Algarvio, Inter – Vivos, foi fundada no dia 22 de Fevereiro de 1995, recuperando o nome de um grupo de jovens que tinha existido há anos atrás na aldeia de Martim Longo.
Os Inter-Vivos visam proporcionar à população do concelho a satisfação de interesses relacionados com o seu bem-estar, desenvolvendo por isso atividades que dinamizam e animam as pessoas.
Entre as atividades desenvolvidas pela Associação, destaca-se o Passeio Anual de TT “Trilhos”, o Passeio Anual de BTT, o futsal (cuja equipa comepte em três escalões), o torneio de sueca e o xito.