A cidade de Albufeira recebeu 80 mulheres influentes de diversas partes do mundo e de diferentes setores de atividade, num total de 26 países, que se reuniram, no Hotel Alísios e numa tenda localizada na Praia do Inatel, para debater a perspetiva das mulheres sobre o futuro do mundo e da economia. O evento, com o título “G100 Leadership Summit”, que decorreu de 18 a 20 de outubro, regressou a Portugal na sua nona edição, desta feita a Albufeira, sob o tema “Women-Earth-Future” teve como foco o impacto que as mulheres têm na economia em todo o mundo.
O Município de Albufeira, que tem contribuído para o debate em torno de uma sociedade inclusiva e acessível a todos, foi um dos patrocinadores oficiais do “G100 Leadership Summit”, juntamente com as seguintes organizações: CARMA, CPL –Meetings & Events e a Câmara de Comércio e Indústria dos Países Baixos-Portugal, entre outros. Entre os Media Partners contam-se a Revista Líder, Link to Leaders, Exklusiva e Mundi Magazine.
O presidente da Câmara Municipal de Albufeira referiu que “é uma honra receber este evento na nossa cidade”. José Carlos Rolo defendeu que “as mulheres são um importante ativo em todas as áreas da sociedade, desde as universidades, ao mundo empresarial, da ciência e da arte, da tecnologia, passando pela política. As mulheres têm uma sensibilidade especial para resolver problemas e tomar decisões, pelo que o ideal seria que homens e mulheres tivessem as mesmas oportunidades e trabalhassem em conjunto em prol de um futuro melhor para a Humanidade”, afirmou.
Esta ideia foi corroborada por António Saraiva, presidente da Cruz Vermelha de Portugal, que na sua intervenção destacou a importância de chamar a atenção para o papel das mulheres, não apenas na sociedade, mas também nas organizações empresariais. “Se o poder fosse repartido com as mulheres, seguramente que teríamos um mundo mais equilibrado e mais sensato, logo um mundo melhor”, afirmou.
Refira-se que a iniciativa integrou um conjunto de experiências e palestras inspiradoras, painéis de discussão e workshops práticos focados nas mudanças que as mulheres querem ver no mundo da economia, destacou a anfitriã do evento, Linda Pereira, G100 Global Chair for Communication, Advocacy & Mediation Wing, uma das 100 Global 100 Leaders. Linda sublinhou que “esta é uma oportunidade única para mulheres líderes de várias indústrias se conectarem, aprenderem e colaborarem, através da realização de sessões interativas que abordam temas cruciais da liderança no feminino, a transformação organizacional e tendências futuras. Paralelamente, este Summit é um espaço que permite fortalecer a solidariedade e integração entre mulheres profissionais, oferecendo às participantes a oportunidade de impulsionarem os seus negócios e o seu empoderamento pessoal, bem como levarem para os seus países conhecimentos que contribuam para sociedades mais justas, pacíficas e com impactos positivos para todos. Não apenas para as mulheres, mas para todos”, reforçou.
Entre os oradores, estiveram presentes Bernardo Ivo Cruz, ex-secretário de Estado da Internacionalização de Portugal, Virgínia Rivera, presidente e cofundadora da Mujer Emprende Latina e da SOLApreneurs, Nancy Allen, CEO da Womens`s Business Council of America, Diane Sears, empresária do setor dos media nos Estados Unidos, Ana Mendes Godinho, ex-ministra e atualmente deputada e Bodil Valero, Política, Global Greens.
Leia também: Conheça o truque caseiro e barato que promete acabar com a humidade em casa neste inverno