O Dia Mundial do Animal, que se celebra anualmente a 4 de Outubro, foi assinalado em Albufeira com a instalação de vários abrigos de madeira, destinados a acolher as cinco colónias de gatos existentes na cidade. Assim, cerca de meia centena de felinos, devidamente esterilizados, vão usufruir de boas condições de higiene e efectivo controlo sanitário.
Os abrigos, devidamente identificados, encontram-se localizados na Esplanada Dr. Frutuoso da Silva, Esplanada do Túnel, Miradouro da Rua Latino Coelho (a seguir ao elevador do Peneco), Montechoro e zona da Praia da Oura, locais de permanência regular das cinco colónias de gatos.
Rogério Neto, vereador da Câmara de Albufeira com o pelouro da Saúde e Protecção Animal, refere que “os animais errantes constituem um perigo real para a saúde pública, sendo esta uma das formas encontradas pela Autarquia para fixar os animais em zonas, onde, à partida, irão regressar à procura de alimento. Esta medida permite, por um lado, defender os direitos dos animais e, por outro, através do recurso à esterilização, assegurar o controlo da população de gatos, reduzindo o nascimento de novas ninhadas”.
A esterilização e controlo sanitário das colónias estão a cargo dos Amigos dos Gatos do Algarve (AGA) e do Serviço Municipal de Veterinária do Município de Albufeira.
Câmara lança campanha ‘Adopte, Cuide, Esterilize’
Em paralelo a esta medida, a autarquia deu início à campanha “Adopte, Cuide, Esterilize”, que através da distribuição de flyers e afixação de cartazes e Mupis, pretende sensibilizar a população do concelho e os turistas que nos visitam para o problema do abandono de animais. Em Portugal estima-se que são abandonados anualmente mais de 10 mil animais, que são sujeitos a maus tratos e sofrimento físico e psicológico, acabando muitas vezes por sucumbir vítimas de fome, doenças e acidentes.
Em Albufeira são recolhidos, por ano, aproximadamente trezentos animais errantes. Alguns, graças à informação disponível no microchip, são facilmente identificados e devolvidos aos donos, outros são encaminhados para Associações de Protecção dos Animais com as quais a Autarquia mantém protocolo, alguns têm a sorte de ser adoptados através do Serviço Municipal de Veterinária, enquanto os restantes permanecem no Centro de Recolha da Autarquia até que se encontre uma solução definitiva.
Mais informações disponíveis no Serviço Municipal de Veterinária, através do telefone: 289 599 894 ou do seguinte endereço electrónico: [email protected]. Atendimento: instalações do Páteo – edifício B (r/ch) – segunda a sexta-feira, das 9 às 11.30, quarta-feira das 14.30 às 17 horas.