O Museu Municipal de Arqueologia de Albufeira apresenta até 28 de Agosto a exposição “Dieta Mediterrânica – Património Cultural da Humanidade”.
As diversas vantagens da dieta foram salientadas por Jorge Queiroz, director do departamento de Cultura, Património e Turismo da Câmara de Tavira e coordenador técnico da candidatura transnacional da Dieta Mediterrânica a Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO, aquando da inauguração desta exposição, a 17 de Junho.
O vinho, os cereais e o azeite foram o mote para um pouco de história da região e benefícios para a saúde na intervenção do presidente Câmara Carlos Eduardo da Silva e Sousa, que se dirigiu aos jovens presentes, lembrando nomeadamente o valor do figo, que poderia ser a totalidade da refeição dos algarvios de outrora, devido ao seu valor energético e capacidade de conservação. O mesmo salientou em relação ao medronho e às bebidas que deveriam voltar a estar na moda nas noites da região: “o sermos algarvios é algo que é muito nosso e temos que dar valor ao que somos, e não temos que copiar ninguém”, salientou.
A responsável pelo Museu, Idalina Nobre, apresentou por seu turno a história da alimentação em Albufeira, referindo, por exemplo, o apreciado café ainda sob o domínio árabe e as quantidades e qualidade das ostras outrora existentes neste município.
Depois da visita à exposição, foi possível degustar diversas iguarias regionais, nomeadamente as papas de milho com berbigão e conquilhas.
A mostra integra 19 painéis, em português e inglês, que contam a história milenar da Dieta Mediterrânica, composta pelas paisagens culturais e o ambiente, a saúde e nutrição, os ciclos astrais, os produtos sazonais, a candidatura/inscrição, as festividades cíclicas e a gastronomia. A exposição inclui também os vídeos da candidatura aprovada e possibilita o acesso a jogos interactivos e a um painel de aromas. Neste espaço encontra-se, ainda, disponível material informativo impresso em português, inglês e espanhol.
A mostra pode ser visitada de quarta a sexta-feira, das 9.30 às 17.30, e aos sábados, domingos, terças e feriados das 9.30 às 12.30 e das 13.30 às 17.30. O Museu Municipal de Arqueologia de Albufeira encerra à segunda-feira.