Albufeira assinala o Dia Mundial do Livro, sábado, 23 de Abril, pelas 16 horas, com a apresentação da peça “Vem aí o Zé das Moscas”, uma adaptação para teatro de uma história de António Torrado.
A obra, que faz parte do Plano Nacional de Leitura, foi trabalhada por um conjunto de crianças, com idades compreendidas entre os 6 e os 12 anos, no âmbito do projecto “MyCena”, uma oficina de teatro que no final permite aos pequenos actores brilhar e mostrar à comunidade o resultado da sua aprendizagem.
“Vem aí o Zé das Moscas” é a história de um homem meio amalucado que andava com moscas à volta da cabeça e sofria de zumbidos, muitos zumbidos e já não aguentava mais! Até que um dia alguém lhe deu o conselho que fosse à procura da cura para resolver o seu problema.
Para conhecer o resto da história é obrigatório ir até à Biblioteca Municipal Lídia Jorge, no próximo sábado, para assistir e aplaudir a interpretação de 13 artistas de palmo e meio.
Poeta, ficcionista, dramaturgo, autor de obras de pedagogia e de investigação, António Torrado é, por excelência, um contador de histórias, estando muitos dos seus livros e contos traduzidos em várias línguas. Foi jornalista, editor, professor, produtor principal e chefe do Departamento de Programas Infantis da RTP. A sua bibliografia regista actualmente mais de 120 títulos, onde sobressai a produção literária infantil, contemplada em 1988, com o Grande Prémio Calouste Gulbenkian de Literatura para Crianças. Alguns dos seus livros foram, em 1974 e 1996, incluídos na lista de Honra do IBBY – International Board on Books for Young People.