O Estádio da Nora, em Ferreiras, acolhe a 27 de Setembro, a 12ª edição do Torneio Internacional de Futebol Adaptado.
A iniciativa é organizada pela APEXA – Associação da Pessoa Excecional do Algarve e tem o objetivo de proporcionar às pessoas com deficiência física e mental a oportunidade de participarem numa atividade desportiva adaptada e a possibilidade de conviverem com participantes de várias zonas do país e de diferentes nacionalidades.
Está prevista a participação de mais de uma centena de atletas em representação de várias equipas nacionais e internacionais, estando já confirmada a presença da equipa do Sport Lisboa e Benfica, a seleção de Vila Nova de Gaia e a seleção de Calcutá, na Índia. O evento conta com o apoio da Câmara Municipal de Albufeira, desde a primeira edição.
Este evento trata-se “do maior torneio internacional de futebol adaptado que se realiza presentemente em Portugal, sendo vontade da organização que o TIFA (Torneio Internacional de Futebol Adaptado) venha a tornar-se num evento de referência ao nível do desporto adaptado na Europa”, afirma a organização.
Vai ser um dia inteiramente dedicado à inclusão e que “para além de possibilitar às pessoas excecionais a participação numa atividade desportiva adaptada, pretende, ainda, promover e divulgar o desporto adaptado, favorecer o intercâmbio cultural e proporcionar a igualdade de oportunidades, com vista ao exercício pleno da cidadania”, sublinha a organização.
O início do programa está marcado, para as 9 horas, com a concentração de todas as comitivas junto ao Estádio da Nora. Pelas 10 horas, realiza-se a cerimónia de abertura do torneio. Segue-se, às 10:30 horas, o início dos jogos da fase de grupos.
A final da fase de grupos está prevista para as 12:30 horas. Na parte da tarde, o programa prossegue, às 14 horas, com o início dos jogos das eliminatórias, sendo que a entrega dos prémios está agendada para as 18 horas. O encerramento do torneio acontece pelas 18:30 horas. No final haverá um jantar de confraternização.
Recorde-se que o TIFA resulta de uma parceria entre a APEXA, a Câmara Municipal de Albufeira e algumas instituições de Amersfoort, na Holanda, que se dedicam à promoção da prática desportiva para pessoas com deficiência.
Para além do Município, o evento conta, ainda, com o apoio do IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude, Associação de Futebol do Algarve, Federação Portuguesa de Futebol, Fidelidade Seguros e Futebol Clube de Ferreiras.
(Stefanie Palma / Henrique Dias Freire)