A Juiz Desembargadora, Albertina Maria Gomes Pedroso venceu, por maioria absoluta, as eleições que decorreram esta terça-feira, no Palácio Barahona, em Évora, sede do Tribunal da Relação de Évora. Albertina Pedroso torna-se assim a primeira mulher a assumir a presidência do Tribunal da Relação de Évora.
De salientar que o Tribunal da Relação de Évora é o tribunal competente para julgar os recursos oriundos das Comarcas de Faro (que abrange todo o distrito), Santarém, Setúbal, Évora, Portalegre e Beja.
A Juiz Desembargadora teve a sua primeira colocação no Tribunal de Alenquer, tendo passado depois por Mação, Seixal, Vila Franca de Xira e Lisboa.
Como Juiz Desembargadora esteve colocada nos tribunais da Relação de Coimbra e de Évora.
Desempenhou, em comissão de serviço, funções como assessora do Supremo Tribunal de Justiça, Chefe de gabinete do Gabinete de Apoio ao Vice-Presidente e Membros no Conselho Superior da Magistratura – integrando o Grupo de Implementação da Reforma da Organização Judiciária -, foi Presidente do conselho diretivo do Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos da Justiça e no âmbito da Cooperação Judiciária Internacional, assessora do Tribunal de Recurso de Timor Leste.
A magistrada é também autora e coautora de publicações na área do Novo Regime do Arrendamento Urbano, tendo participado como oradora em ações de formação e colóquios, em colaboração com o Centro de Estudos Judiciários, Faculdades de Direito, Câmara dos Solicitadores e Delegações da Ordem dos Advogados.
Leia também: Miguel Sousa Tavares: “Vivo em Olhão e ainda não dei pelo início das obras da variante à EN 125”