O Dia Mundial das Zonas Húmidas celebra-se a 2 de fevereiro e, para assinalar a data, vão realizar-se duas sessões subordinadas ao tema “Em busca de 1000 íbis nas Alagoas Brancas (Algarve)”, das 09:30 às 12:30 e das 16:00 às 18:00).
O Movimento Cívico Salvar as Alagoas de Lagoa convida “a conhecer as aves que visitam as Alagoas Brancas e saber mais sobre a importância de salvar, proteger e preservar zonas húmidas como as Alagoas Brancas”.
A sessão da tarde conta com a presença de Manfred Temme, ornitologista e biologista alemão que tem dado a conhecer ao Mundo o segredo que são as Alagoas Brancas. Será possível presenciar as aves no seu voo para pernoitar nas Alagoas.
O ponto de encontro é no parque de estacionamento do ALDI (Lagoa). A organização aconselha a trazer roupa e calçado confortável (para o frio e sol), água e não esquecer de levar binóculos (há alguns disponíveis) ou máquina fotográfica.
Este evento, promovido pelo Movimento Cívico Salvar as Alagoas de Lagoa, conta com o apoio de várias ONGs e associações ambientais como a SPEA, ALMARGEM, GEOTA, FAPAS, A ROCHA, SPECO ZERO, TAGIS, LPN, ASPEA, QUERCUS.