Ocorreu hoje, pelas 20 horas na Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Vale Faro, em Albufeira, uma reduzida libertação de hipoclorito de sódio (vulgarmente apelidado de lixívia) decorrente de uma fissura na tubagem acoplada ao reservatório da estrutura gerida pela Águas do Algarve, a empresa responsável pelo sistema multi-municipal de saneamento.
A situação não provocou danos humanos ou materiais.
De acordo com o comunicado enviado há minutos pela empresa à redacção do POSTAL, “esta situação foi imediatamente identificada, tendo a escorrência ficado confinada na respectiva cuba de retenção”.
A Águas do Algarve avança que foram “cumpridas todas as regras de segurança para estas situações” e esclarece que a situação, “obrigou à transferência do hipoclorito armazenado, para um outro reservatório”.
“Para esta fase, foram contactados os Bombeiros de Albufeira cujo apoio serviria apenas para agilizar todo o processo de transfega, minimizando os riscos associados ao derrame: cheiros e vapores. Acresce dizer que desta situação não resultaram quaisquer riscos humanos ou ambientais, quer no interior quer no exterior daquela instalação”, termina a empresa.