Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Supera-te
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Foto DR
Nacional

Água do Alqueva utilizada sem autorização para regar “cerca de 6.500 hectares”

De acordo com a Zero e a Almargem, o uso não autorizado de água do Alqueva “levou a conversões culturais que geram irregularidades do ponto de vista do ordenamento” na região

08:27 26 Maio, 2023 08:31 26 Maio, 2023 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Duas associações ambientalistas revelam que a água do Alqueva está a ser utilizada para rega sem autorização “em cerca de 6.500 hectares” e acusam as entidades competentes de se ficarem por “meias medidas” contra os infratores.

Em comunicado enviado à agência Lusa, as associações Zero e Almargem referem que “uma área superior à dimensão da cidade do Porto, essencialmente nos concelhos [alentejanos] de Beja, Évora e Serpa, está a usar águas públicas da barragem de Alqueva sem autorização, em muitos casos há já vários anos”.

As duas associações acrescentam que se trata de “uma área de cerca de 6.500 hectares”, que, juntas, “constituiriam um dos maiores blocos de rega da região do Alentejo”.

“O descontrolo na expansão das áreas regadas, naquela que é a obra de regadio de referência em termos de modernidade, é imensamente preocupante”, diz André Pinheiro, da Almargem, citado no comunicado.

Este responsável acrescenta que, “num cenário em que a água é um bem tendencialmente mais escasso, tem de se garantir o estabelecimento de limites claros para o uso, que se pautem por princípios de equidade e que, no mínimo dos mínimos, garantam o cumprimento das Declarações de Impacte Ambiental e os regulamentos aplicáveis”.

De acordo com a Zero e a Almargem, o uso não autorizado de água do Alqueva “levou a conversões culturais que geram irregularidades do ponto de vista do ordenamento” na região.

“Como se explica a cedência de água para áreas que estão em violação ao ordenamento do território? Como se admite o regadio em áreas não autorizadas, de grandes dimensões, durante anos?”, questiona Pedro Horta, da associação Zero, também citado no comunicado.

Esta situação leva as duas associações a considerarem que tanto a entidade gestora, a Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA), como a entidade nacional do regadio, a Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR), “ficam-se por meias medidas, com muitos dos infratores impunes e a retirar proveitos do uso ilegal de águas públicas”.

“Apenas a partir de março de 2022 é que a entidade gestora formalizou queixas junto da autoridade nacional do regadio […], mas apenas uma fração das situações foi reportada”, sendo equivalente a “35% da área identificada”, apontam.

Contactado pela Lusa, o presidente da EDIA, José Pedro Salema, refutou estas acusações, sublinhando que foi a própria empresa a identificar a área de regadio não autorizado na zona do Empreendimento de Fins Múltiplos do Alqueva e que “todos os casos estão reportados” à DGADR.

“A EDIA tem que fazer o que lhe compete e deixar as ações que venham a ser determinadas nos processos de contraordenação para as autoridades competentes”, acrescentou.

José Pedro Salema revelou ainda que o plano de utilização de água da EDIA para 2023 já prevê o combate a estas situações ilegais, “com o estabelecimento de volumes autorizados, precisamente para controlar o crescimento das áreas não autorizadas”.

“Estou convencido que as regras que a EDIA definiu resolvem por completo esta situação”, disse, referindo que foi definido “um volume autorizado associado a cada inscrição”.

De acordo com o gestor, “este volume autorizado foi calculado com base na dotação de rega e nas áreas autorizadas e, se a percentagem de área não autorizada for elevada, vai ser completamente impossível e inviável continuar a desenvolver aquela cultura naquele sítio”.

“Portanto, os agricultores vão ser forçados a fazer essa alteração porque não vão ter água para regar essas áreas”, concluiu.

Alqueva vai fornecer mais 30 milhões de metros cúbicos de água para rega

Idosa a passear. Crédito: Freepik
Nacional Vida & Lazer

Britânicos consideraram esta cidade portuguesa um dos piores destinos para reformados

13:10 25 Abril, 2026 13:03 25 Abril, 2026 | Luís Santos

Para muitos reformados, esta cidade portuguesa pode ser mais difícil de visitar do que parece, segundo alertas de britânicos

Sinalização de radar de velocidade média. Crédito: Lusa
Algarve Auto

Atenção a estas estradas no Algarve: há radares fixos e convém saber onde ficam

08:20 25 Abril, 2026 18:51 23 Abril, 2026 | João Luís

No Algarve constam seis locais de radares fixos. Veja onde ficam e quanto pode pagar por excesso de velocidade

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia Europe Direct Algarve

Adeus reforma? União Europeia revela que só garante os pagamentos de pensões até esta data

06:00 25 Abril, 2026 18:41 23 Abril, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Chuva e trovoada numa cidade portuguesa. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva intensa e trovoadas não vão ‘largar’ Portugal nestas datas e estas serão as regiões afetadas

14:10 25 Abril, 2026 13:53 25 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Os próximos dias em Portugal vão ser marcados por instabilidade em algumas regiões, com chuva e trovoadas a acompanhar a subida das temperaturas

Marina de Faro. Crédito: Freepik
Algarve Vida & Lazer

Nem Porto, nem Lisboa: esta cidade do Algarve ‘conquistou’ os espanhóis como destino ideal de verão

10:20 25 Abril, 2026 00:18 25 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Cidade algarvia tem encantado os espanhóis e é considerada pelos mesmos destino ideal de verão pelo seu património e paisagens

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto Europa

Adeus filas: conheça o ‘truque do manequim’ para fugir ao trânsito que ‘virou moda’ em Espanha

14:00 25 Abril, 2026 14:02 24 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

Para escapar a multas ou evitar o trânsito, há condutores que recorrem a truques engenhosos. Este, pode valer uma coima de até 200 euros em Espanha

Automóvel com a matrícula cor de rosa.
Auto Europa

Carros com matrícula desta cor já estão a circular nas estradas: saiba o que significa

08:50 25 Abril, 2026 10:29 23 Abril, 2026 | Miguel Frazão

França lançou novas matrículas temporárias cor-de-rosa para facilitar a identificação imediata de veículos irregulares nas estradas

Algarve Política

Assembleia Municipal de Jovens regressa a Lagoa para promover participação cívica

08:30 25 Abril, 2026 11:04 21 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Lagoa recebe Assembleia Municipal de Jovens, que promove participação cívica e debate entre alunos sobre ambiente, mobilidade e cultura

Ilha de Porto Santo. Crédito: Foto DR
Europa Nacional

“Ilha dourada”: espanhóis rendidos a esta ilha portuguesa com águas cristalinas e uma praia que já foi a melhor da Europa

10:30 25 Abril, 2026 16:07 21 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

Entre mar azul-turquesa, areia dourada e cenários vulcânicos, Porto Santo afirma-se como um dos destinos mais surpreendentes de Portugal, graças à sua praia de 9 quilómetros e à paisagem singular

Idosos a passear. Crédito: Freepik AI
Economia Nacional

Segurança Social admite: nova prestação social será aprovada em breve e vem ‘substituir’ todos os apoios menos este

07:00 23 Abril, 2026 02:16 23 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

De acordo com a secretária de Estado da Segurança Social, será aprovada em breve uma Prestação Social Única (PSU), mas este apoio ficará excluído

Homem à chuva, mau tempo em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva em força vai ‘encharcar’ Portugal a partir desta data e estas serão as regiões afetadas

06:00 24 Abril, 2026 17:28 24 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Um bloqueio anticiclónico no Reino Unido vai trazer chuva intensa a todo o território nacional a partir desta data, de acordo com as previsões

Espada-de-São-Jorge. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Tem espadas-de-São-Jorge em casa? Há locais onde nunca as deve colocar

11:30 23 Abril, 2026 11:34 23 Abril, 2026 | Francisco Ferreira

Associada à proteção no Feng Shui, a espada-de-São-Jorge não é consensual em todas as divisões e há zonas onde convém pensar melhor

Casal de idosos a analisar papéis.
Economia

Atenção pensionistas: se não fizer isto até setembro, pode perder a sua pensão

09:10 24 Abril, 2026 09:55 25 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Há reformas garantidas, mas só para quem cumprir um passo discreto que começa já em maio

Supermercado da Mercadona.
Economia Europa

Mercadona combate inflação e anuncia novas medidas: mais de 400 produtos vão ficar mais baratos nestas lojas

16:00 25 Abril, 2026 11:30 22 Abril, 2026 | Miguel Frazão

Em Espanha, a Mercadona baixou o preço de mais de 400 produtos, em resposta ao aumento do custo de vida que está a pressionar as famílias

Cão a morder o pé do dono.
Algarve

“Experiência horrível”: cadela ‘arranca’ dedo do pé ao dono num jantar de anos no Algarve e teve de percorrer 600 km para ser operado

12:20 23 Abril, 2026 12:14 23 Abril, 2026 | Miguel Frazão

Ataque de cadela em Tavira levou a amputação parcial de um dedo e a um percurso hospitalar com várias transferências e horas de espera

Discos de Vinil. Crédito: DR
Economia Vida & Lazer

Dê uma vista de olhos à sua coleção de discos: alguns exemplares raros valem milhares ou até milhões

12:00 25 Abril, 2026 12:57 24 Abril, 2026 | João Luís

Há discos de vinil, acetatos e gravações físicas únicas que podem valer milhares ou até milhões de euros: veja quais os exemplos mais raros

Idosa a passear. Crédito: Freepik
Nacional, Vida & Lazer

Britânicos consideraram esta cidade portuguesa um dos piores destinos para reformados

13:10 25 Abril, 2026 13:03 25 Abril, 2026 | Luís Santos

Para muitos reformados, esta cidade portuguesa pode ser mais difícil de visitar do que parece, segundo alertas de britânicos

Sinalização de radar de velocidade média. Crédito: Lusa
Algarve, Auto

Atenção a estas estradas no Algarve: há radares fixos e convém saber onde ficam

08:20 25 Abril, 2026 18:51 23 Abril, 2026 | João Luís

No Algarve constam seis locais de radares fixos. Veja onde ficam e quanto pode pagar por excesso de velocidade

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia, Europe Direct Algarve

Adeus reforma? União Europeia revela que só garante os pagamentos de pensões até esta data

06:00 25 Abril, 2026 18:41 23 Abril, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Chuva e trovoada numa cidade portuguesa. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva intensa e trovoadas não vão ‘largar’ Portugal nestas datas e estas serão as regiões afetadas

14:10 25 Abril, 2026 13:53 25 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Os próximos dias em Portugal vão ser marcados por instabilidade em algumas regiões, com chuva e trovoadas a acompanhar a subida das temperaturas

Marina de Faro. Crédito: Freepik
Algarve, Vida & Lazer

Nem Porto, nem Lisboa: esta cidade do Algarve ‘conquistou’ os espanhóis como destino ideal de verão

10:20 25 Abril, 2026 00:18 25 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Cidade algarvia tem encantado os espanhóis e é considerada pelos mesmos destino ideal de verão pelo seu património e paisagens

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto, Europa

Adeus filas: conheça o ‘truque do manequim’ para fugir ao trânsito que ‘virou moda’ em Espanha

14:00 25 Abril, 2026 14:02 24 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

Para escapar a multas ou evitar o trânsito, há condutores que recorrem a truques engenhosos. Este, pode valer uma coima de até 200 euros em Espanha

Automóvel com a matrícula cor de rosa.
Auto, Europa

Carros com matrícula desta cor já estão a circular nas estradas: saiba o que significa

08:50 25 Abril, 2026 10:29 23 Abril, 2026 | Miguel Frazão

França lançou novas matrículas temporárias cor-de-rosa para facilitar a identificação imediata de veículos irregulares nas estradas

Algarve, Política

Assembleia Municipal de Jovens regressa a Lagoa para promover participação cívica

08:30 25 Abril, 2026 11:04 21 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Lagoa recebe Assembleia Municipal de Jovens, que promove participação cívica e debate entre alunos sobre ambiente, mobilidade e cultura

Ilha de Porto Santo. Crédito: Foto DR
Europa, Nacional

“Ilha dourada”: espanhóis rendidos a esta ilha portuguesa com águas cristalinas e uma praia que já foi a melhor da Europa

10:30 25 Abril, 2026 16:07 21 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

Entre mar azul-turquesa, areia dourada e cenários vulcânicos, Porto Santo afirma-se como um dos destinos mais surpreendentes de Portugal, graças à sua praia de 9 quilómetros e à paisagem singular

Idosos a passear. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional

Segurança Social admite: nova prestação social será aprovada em breve e vem ‘substituir’ todos os apoios menos este

07:00 23 Abril, 2026 02:16 23 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

De acordo com a secretária de Estado da Segurança Social, será aprovada em breve uma Prestação Social Única (PSU), mas este apoio ficará excluído

Homem à chuva, mau tempo em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva em força vai ‘encharcar’ Portugal a partir desta data e estas serão as regiões afetadas

06:00 24 Abril, 2026 17:28 24 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Um bloqueio anticiclónico no Reino Unido vai trazer chuva intensa a todo o território nacional a partir desta data, de acordo com as previsões

Espada-de-São-Jorge. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Tem espadas-de-São-Jorge em casa? Há locais onde nunca as deve colocar

11:30 23 Abril, 2026 11:34 23 Abril, 2026 | Francisco Ferreira

Associada à proteção no Feng Shui, a espada-de-São-Jorge não é consensual em todas as divisões e há zonas onde convém pensar melhor

Casal de idosos a analisar papéis.
Economia

Atenção pensionistas: se não fizer isto até setembro, pode perder a sua pensão

09:10 24 Abril, 2026 09:55 25 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Há reformas garantidas, mas só para quem cumprir um passo discreto que começa já em maio

Supermercado da Mercadona.
Economia, Europa

Mercadona combate inflação e anuncia novas medidas: mais de 400 produtos vão ficar mais baratos nestas lojas

16:00 25 Abril, 2026 11:30 22 Abril, 2026 | Miguel Frazão

Em Espanha, a Mercadona baixou o preço de mais de 400 produtos, em resposta ao aumento do custo de vida que está a pressionar as famílias

Cão a morder o pé do dono.
Algarve

“Experiência horrível”: cadela ‘arranca’ dedo do pé ao dono num jantar de anos no Algarve e teve de percorrer 600 km para ser operado

12:20 23 Abril, 2026 12:14 23 Abril, 2026 | Miguel Frazão

Ataque de cadela em Tavira levou a amputação parcial de um dedo e a um percurso hospitalar com várias transferências e horas de espera

Discos de Vinil. Crédito: DR
Economia, Vida & Lazer

Dê uma vista de olhos à sua coleção de discos: alguns exemplares raros valem milhares ou até milhões

12:00 25 Abril, 2026 12:57 24 Abril, 2026 | João Luís

Há discos de vinil, acetatos e gravações físicas únicas que podem valer milhares ou até milhões de euros: veja quais os exemplos mais raros

Últimas Notícias

  • Mercadona combate inflação e anuncia novas medidas: mais de 400 produtos vão ficar mais baratos nestas lojas
    Mercadona combate inflação e anuncia novas medidas: mais de 400 produtos vão ficar mais baratos nestas lojas
  • Chuva intensa e trovoadas não vão ‘largar’ Portugal nestas datas e estas serão as regiões afetadas
    Chuva intensa e trovoadas não vão ‘largar’ Portugal nestas datas e estas serão as regiões afetadas
  • Adeus filas: conheça o ‘truque do manequim’ para fugir ao trânsito que ‘virou moda’ em Espanha
    Adeus filas: conheça o ‘truque do manequim’ para fugir ao trânsito que ‘virou moda’ em Espanha
  • Britânicos consideraram esta cidade portuguesa um dos piores destinos para reformados
    Britânicos consideraram esta cidade portuguesa um dos piores destinos para reformados
  • Dê uma vista de olhos à sua coleção de discos: alguns exemplares raros valem milhares ou até milhões
    Dê uma vista de olhos à sua coleção de discos: alguns exemplares raros valem milhares ou até milhões
  • Tem salsa e coentros em casa? Há locais onde é melhor não os colocar
    Tem salsa e coentros em casa? Há locais onde é melhor não os colocar

Opinião

  • Acupuntura na primavera: uma aliada para alergias | Por Natália Roque
    Acupuntura na primavera: uma aliada para alergias | Por Natália Roque
  • Projeto MARKATO Matera 2019, património cultural. Grécia e Itália unem forças | Por João Palmeiro
    Projeto MARKATO Matera 2019, património cultural. Grécia e Itália unem forças | Por João Palmeiro
  • Dia Mundial do Livro: Audiolivro vs. livro físico – o fim de uma falsa dicotomia | Por Bruno Sambado
    Dia Mundial do Livro: Audiolivro vs. livro físico – o fim de uma falsa dicotomia | Por Bruno Sambado
  • Atividade física pode reduzir risco de cancro e travar crescimento tumoral | Por Sara Viegas
    Atividade física pode reduzir risco de cancro e travar crescimento tumoral | Por Sara Viegas
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Adeus reforma? União Europeia revela que só garante os pagamentos de pensões até esta data
    Adeus reforma? União Europeia revela que só garante os pagamentos de pensões até esta data
  • Multas não escapam: União Europeia prepara novas regras para infrações rodoviárias e há mudanças que não vão agradar aos condutores
    Multas não escapam: União Europeia prepara novas regras para infrações rodoviárias e há mudanças que não vão agradar aos condutores
  • Projeto MARKATO Matera 2019, património cultural. Grécia e Itália unem forças | Por João Palmeiro
    Projeto MARKATO Matera 2019, património cultural. Grécia e Itália unem forças | Por João Palmeiro
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal