Três projetos do Agrupamento de Escolas de Vila Real de Santo António (AEVRSA) foram escolhidos para estar presentes na Mostra Nacional de Jovens Empreendedores, que começou esta quinta-feira e termina hoje. Foram selecionados para estar no evento 48 projetos, na sua maioria de alunos universitários.
O AEVRSA é a única escola do Algarve que participa neste certame, tendo estado em todas as edições do Concurso Jovens Empreendedores, que vai na sua 4ª edição e que, novamente por força dos constrangimentos atuais, será virtual.
O concurso, organizado pela Fundação da Juventude, visa promover o empreendedorismo criativo e social, fomentando a geração de ideias e negócios inovadores, incentivando assim, o espírito empreendedor dos jovens do Ensino Secundário, premiando a inovação e a criatividade.
A coordenação do projeto está a cargo do Clube do Empreendedor do AEVRSA que desenvolve a pratica “Learning by Doing”, fomentando nos jovens a capacidade analítica, reflexão, capacidade de expressão e argumentação, espírito critico e a criatividade na detecção de oportunidades de negocio, tendo por base os 17 Objectivos de Desenvolvimento Sustentável. O clube é dinamizado pelos professores Luís Neves e António Condessa e conta com a participação do professor Nelson Soares.
Assim, as alunas do terceiro ano do Curso Profissional de Apoio a Infância, Paula Gonçalves e Rosa Ramos, criaram “Baby Fast Shop”, uma aplicação que permite realizar as encomendas por catálogo de produtos para bebé, para além de proporcionar alguns vídeos explicativos sobre temas de interesse.
Marta Martins, aluna do mesmo curso, dinamizou o “Cantinho da Igualdade”, apresentando soluções de acompanhamento para superarem obstáculos, de ajuda social e psicológica, por parte de estudantes e professores, e apoio aos imigrantes.
Já Érica Carvalho, aluna do segundo ano do Curso Profissional de Receção, promoveu “Mask2Glasses”, criando uma peça que se coloca entre a máscara e o nariz para evitar o embaciamento dos óculos.