Um agricultor norte-americano encontrou um tesouro verdadeiramente inesperado enquanto trabalhava a terra: 700 moedas de ouro, datadas da Guerra Civil Americana, avaliadas em cerca de 3 milhões de euros. O achado inclui exemplares raros, como as célebres Double Eagle de 20 dólares, cunhadas em 1860, que são altamente valorizadas por colecionadores.
Mantendo a sua identidade e localização em sigilo, o agricultor partilhou a sua descoberta com o programa norte-americano Kentucky Life. Segundo o próprio, o tesouro começou por uma simples caminhada pelo campo recentemente arado. Ao observar algo a brilhar no solo, descobriu a primeira moeda, um Seated Liberty Half Dollar de 1856. Foi o prenúncio de algo maior.
“A princípio, parecia apenas uma moeda. Mas depois, a cerca de 9 metros, desenterrei a Double Eagle de 1860 e percebi que aquilo era algo que só se vê em sonhos”, relembra. Num curto espaço de 45 minutos, o agricultor encontrou uma verdadeira fortuna enterrada no solo.
Entre as moedas desenterradas, constam exemplares de 1, 10 e 20 dólares, todas em estado de conservação excecional. O tesouro foi avaliado por Jeff Garrett, um especialista em moedas raras, que destacou a raridade das Double Eagle de 1863, cuja venda poderá atingir valores na ordem dos 4.000 euros por moeda.
O passado destas moedas permanece um mistério. Acredita-se que possam ter sido enterradas durante a Guerra Civil, talvez por um proprietário rico que tentava proteger os seus bens, ou até por saqueadores da época. Embora as moedas de ouro já não tenham valor no sistema financeiro moderno, o seu valor histórico e numismático é inegável, fazendo deste achado um dos mais notáveis dos últimos tempos.
Leia também: Esta estante do Lidl garante arrumação para toda a família por menos de 10€