Para celebrar a Semana Europeia do Desenvolvimento Sustentável, as empresas da Associação Familiar Mulliez (AFM) – Auchan Retail, Ceetrus Portugal, Decathlon, Helexia, Leroy Merlin, Norauto e Oney Bank – uniram-se com o objetivo de “mostrar os seus compromissos na promoção da economia circular e na consciencialização dos colaboradores e consumidores a propósito do desperdício que diariamente produzimos, tanto nos estabelecimentos comerciais, como nas nossas casas.”
A associação analisa, em comunicado, o desperdício alimentar existente. Por um lado, “estima-se que do total de comida produzida na União Europeia, 20% se estrague ou desperdice” e por outro, é de realçar o facto que “33 milhões de pessoas não consigam pagar uma refeição de qualidade a cada dois dias.”
De acordo com o site da comissão europeia, as famílias geram mais de metade do total de 47 milhões de toneladas de resíduos alimentares existentes na União Europeia.
Entre as várias iniciativas, a associação, em colaboração com o chef José Serrano, destaca “a partilha de vídeos com conselhos práticos de aproveitamento de produtos alimentares na confeção de refeições saborosas e nutritivas” e a “parceria com a plataforma Too Good To Go”, quer na divulgação dos respetivos conteúdos quer na realização de um workshop na Academia Auchan no Alegro Alfragide, que contou com a participação de “influencers e bloggers comprometidas com os valores do combate ao desperdício alimentar.”
É de realçar também que os diretores-gerais de algumas das empresas que integram a AFM mostraram o seu compromisso neste combate, tanto a nível pessoal como profissional.
Assim, em conjunto com a chef e nutricionista Filipa Azevedo, os líderes confecionaram pratos a partir de alimentos que habitualmente temos nas nossas cozinhas e que se aproximam do fim do prazo.
“As iguarias daqui resultantes podem ser visualizadas nas redes sociais das marcas hoje, dia 29, data em que se celebra o Dia Internacional da Consciencialização sobre Perdas e Desperdício Alimentar”, informa a associação.
E conclui, afirmando que “o compromisso das empresas com as boas-práticas da responsabilidade social e ambiental é fundamental enquanto contributo para a mudança de hábitos e de mentalidades da sociedade, em defesa do planeta.”