As operações no aeroporto de Faro já estão a decorrer normalmente apesar de uma ameaça de bomba no interior de um avião da TAP, feita hoje por telefone, adiantou à Lusa o porta-voz da ANA — Aeroportos de Portugal.
“As operações no aeroporto de Faro continuam normais. Não houve cancelamentos nem atrasos”, avançou Rui Oliveira, porta-voz da ANA, em declarações à agência Lusa.
Neste momento encontra-se em processo de embarque o avião da Ryanair (FR 6313) com destino a Bruxelas.
De acordo com Rui Oliveira, a ameaça de bomba “foi feita por telefone e dizia respeito ao primeiro voo a descolar do aeroporto de Faro” e que tinha como destino Lisboa.
A ameaça foi validada pelas autoridades, tendo-se deslocado para o local a Brigada de Minas e Armadilhas, segundo o responsável.
“Foram feitos os procedimentos aplicáveis nestes casos. As autoridades estão agora a investigar”, acrescentou.
O aeroporto de Faro encontra-se desde as 6 horas sob ‘alerta laranja’, o segundo mais grave de uma escala de três, devido a uma ameaça de bomba no interior de um avião, adiantou à agência Lusa uma fonte da PSP.
38 passageiros retirados do avião
Como o POSTAL avançou o avião da TAP visado pela ameaça de bomba era o TP 1900, com partida agendada para as 6.05 horas e que foi classificado como ‘fechado’ na informação da ANA na sua página on-line.
Esta classificação, adiantou ao POSTAL fonte ligada ao aeroporto, “significa que a aeronave teve os passageiros a bordo e estava pronta para descolar” em direcção a Lisboa. Os 38 passageiros foram entretanto retirados do avião.
Buscas continuam
As buscas efectuadas nestes casos de ameaça de bomba por uma brigada de minas e armadilhas continuam a decorrer, antes que possa ser declarada em definitivo a inexistência de um engenho explosivo a bordo.
Se entretanto o avião não for declarado livre de ameaça em tempo útil, os passageiros deste voo poderão embarcar – havendo lugares – no TAP das 11.20 horas com destino à capital, o voo TP 1908. Recorde-se que a TAP é a única companhia com voos agendados para hoje entre Faro e Lisboa.