Dez trimestres consecutivos de crescimento no número de passageiros é o que revelam os dados estatísticos da operação do Aeroporto de Faro em termos homólogos, segundo o Boletim de Conjuntura da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve.
Os dados revelados pela entidade regional a propósito do terceiro trimestre de 2016 e relativos à mobilidade e transportes na região, apontam para resultados de operação da infra-estrutura aeroportuária de 19.238 voos e de 3.039.998 passageiros (movimento comercial).
No Aeroporto Internacional de Faro, comparando com o trimestre homólogo anterior, destaca-se um aumento de 14,5% quanto ao número de voos e um aumento de 15,5% quanto ao total de passageiros movimentados.
Este aumento do número de passageiros constitui a décima variação trimestral homóloga positiva consecutiva (desde o 2º trimestre de 2014).
A relação de tráfego oriundo de outros aeroportos nacionais tem dados positivos
Neste trimestre, o aeroporto internacional e principal entrada de estrangeiros no país não deixou de dar sinais de crescimento na relação de entradas de passageiros oriundos de outros aeroportos nacionais. Na verdade os dados revelam que o equipamento movimentou um total de 128.950 passageiros com os restantes aeroportos do espaço nacional, valor que corresponde a 4,2 % do total do movimento de passageiros no trimestre. Comparativamente com o trimestre homólogo do ano anterior, há a destacar um acréscimo de 9,7% no movimento com os aeroportos nacionais.
Crescimento mantém-se apesar das obras que afectam fortemente a operação do aeroporto
Os dados agora revelados configuram um bom sinal para a região, apesar dos constrangimentos provocados pelas obras em larga escala que há meses afectam a gare do aeroporto.
Quer na zona de partidas, quer na de chegadas, os intensos trabalhos desenvolvidos pela ANA – Aeroportos de Portugal na renovação e ampliação do terminal de passageiros do aeroporto devem manter-se até ao Verão.