Muitos portugueses identificam a comida do Alentejo como sendo especial. Não é necessário ser alentejano para reconhecer isso. A riqueza de produtos que a região apresenta alimenta muitas das receitas que tornam a gastronomia alentejana tão apreciada no país. Um dos pratos típicos da região é a açorda à alentejana. Fique a conhecer um pouco mais sobre as qualidades deste prato que representa a cozinha desta região. A açorda à alentejana tornou-se numa verdadeira bandeira da gastronomia do Alentejo.
Açorda à alentejana: um prato com história
As açordas consistem num tipo de sopa. Muito provavelmente, esta sopa de pão terá sido criada na Idade Média pelos árabes. Mas, rapidamente, se tornou num prato com relevância cultural.
A origem da açorda remonta ao século VII. A influência deste petisco prolongou-se no tempo, sendo realizado ao longo de vários séculos. Muitos especialistas defendem que a
açorda à alentejana tem influência árabe. Esta iguaria do Alentejo consistirá assim numa espécie de herança da época das invasões árabes, um prato conhecido como tharid.
A açorda tem como ingrediente chave o pão. No entanto, para fazer este petisco de subsistência, é necessário um conjunto de alimentos. A facilidade de confeção é uma das
características da açorda. Existem muitas açordas de peixes e marisco. Atualmente, é muito comum os restaurantes da zona costeira apresentarem este prato.
Apesar de haver grande diversidade nesta sopa de pão, a açorda à alentejana tornou-se num dos expoentes máximos deste prato tradicional. A comida típica alentejana é muito apreciada pelos portugueses. A açorda à alentejana revela-se um digno representante da excelência da cozinha do Alentejo.
Este prato revelava-se uma fonte de energia importante num tempo em que havia grande carência de alimentos. Esta iguaria teve um papel importante na alimentação do povo. A vida na época era bastante dura. O trabalho do campo era um desafio exigente. Assim, contar com esta energia extra revelava-se uma mais-valia importante.
Características deste prato
A açorda à alentejana é uma verdadeira iguaria. Para fazer este prato típico do Alentejo que se tornou popular em todo o país, é necessário utilizar pão da véspera. Esta é uma das grandes mais-valias deste petisco, pois permite combater o desperdício. Além disso, o custo do prato é reduzido.
O pão pode ser o protagonista deste prato tradicional, mas é necessário boa companhia para o transformar numa verdadeira tentação. Idealmente, o pão deve ser amassado em conjunto com diversos ingredientes que permitam conceder muito sabor ao prato. Por exemplo, azeite para ligar os alimentos; vinagre para dar acidez; alho; pedaços de coentros; e ovos escalfados para tornar o prato uma verdadeira iguaria.
Desta forma, esta refeição é bastante económica. A açorda à alentejana pode ser feita com ingredientes baratos. Podemos fazer este prato tradicional delicioso com poucos ingredientes.
A simplicidade é outra qualidade da açorda à alentejana. Não é necessário ser um mestre da culinária para dominar este prato. Basta cumprir com passos muito simples.
Embora todo o alentejano saiba fazer esta iguaria, não é necessário ser alguém desta bela região para colocar na mesa uma verdadeira açorda. Com alimentos simples e acessíveis, todos podem realizar em casa este prato típico.
Receita de Açorda à Alentejana
Ingredientes
- 4 dentes de alho sem gérmen
- 4 ovos
- 4 fatias grandes de pão (do dia anterior)
- 2 postas de bacalhau
- 1 molho de coentros
- 4 c. de sopa de azeite
- 1,5 l de água
- sal q.b.
Modo de Preparação
- Comece por colocar todos os ingredientes listados próximos de si, à disposição.
- Primeiro, coloque os dentes de alho e os coentros num robot de cozinha.
- No imediato, triture os ingredientes grosseiramente.
- Em alternativa, pode esmagar os ingredientes num almofariz, se preferir.
- Posteriormente, coloque o bacalhau numa panela com água a ferver.
- Depois, deixe cozer em lume brando por 10 minutos, aproximadamente.
- Em seguida, retire o bacalhau e reserve.
- Então, parte os ovos e coloque numa taça pequena, um de cada vez.
- Depois, transfira para a mesma água onde cozeu o bacalhau, com cuidado.
- Posteriormente, deixe escalfar cuidadosamente, em lume brando, por 4 minutos.
- Após retirar os ovos, reserve-os.
- Depois, adicione o preparado de alhos e coentros, na mesma água.
- No imediato, acrescente o azeite.
- Em seguida, mexa e adicione um pouco de sal a gosto.
- Posteriormente, distribua as 4 fatias de pão em pratos individuais de sopa.
- Então, coloque o ovo e o bacalhau em lascas sobre o pão.
- Finalmente, antes de servir, regue com o caldo.
- Bom apetite!
Leia também: Novo champô do Lidl: um “sonho mágico” que só dura até ao fim do stock que custa 1,39€