A Câmara de Loulé vai levar a cabo, nos dias 24 e 25 de Setembro, mais uma formação de “Iniciação Apícola”, no Centro Ambiental de Loulé, localizado no Parque Municipal.
A formação, que teve uma grande procura na primeira edição, destina-se a quem tenha interesse em iniciar-se na actividade apícola, tendo poucos ou nenhuns conhecimentos do maravilhoso mundo das abelhas.
“O objectivo desta iniciativa é apresentar aos formandos o mundo apícola, dotando-os de princípios básicos e conhecimentos aprofundados das actividades apícolas que implicam um ano apícola completo”, explica a autarquia louletana em comunicado de imprensa.
Apicultura é a ciência, ou arte, da criação de abelhas com ferrão. Trata-se de um ramo da zootecnia. A criação racional de abelhas para o lazer, ou fins comerciais, pode ter como objectivo por exemplo a produção de mel, própolis, geleia real, pólen, cera de abelha, etc.
As abelhas são importantes polinizadoras para garantir que, os serviços prestados pelos polinizadores continuem na agricultura, é necessário conhecer melhor os factores que influenciam as populações desses animais.
Onde não há polinizadores, a segurança alimentar pode ser comprometida, diminuindo a produtividade das culturas, com efeito negativo sobre a economia. A polinização é o processo que garante a produção de frutos e sementes e a reprodução de diversas plantas, sendo um dos principais mecanismos de manutenção e promoção da biodiversidade na Terra.
Esta será uma formação com uma componente prática muito forte, orientada pelos formadores Telmo Cabral e André Ferreira.
A formação é gratuita. Mais informações e inscrições através do telefone 289 400 890 ou [email protected].