A Black Friday é um evento que representa uma boa oportunidade para o mundo dos negócios. Os comerciantes asseguram grandes vendas, enquanto as pessoas conseguem bons negócios, com promoções significativas em diversos produtos de qualidade.
A tradição da “Black Friday” chegou a Portugal em 2012 e desde então notabilizou-se como um dia de grandes promoções. O número de vendas tem aumentado de ano para ano, desde esse momento.
Este fenómeno já era muito estimado noutras partes do globo, nomeadamente nos Estados Unidos da América, onde tudo começou, mas tem crescido no nosso país.
Fique a conhecer a história que está por detrás desta data que marca o início da temporada de compras de final de ano e está associado a promoções significativas em loja. Por isso, revela-se fundamental para o comércio, em todo o mundo!
O conceito de “Black Friday”
A expressão “Black Friday” não foi criada propositadamente para este evento. Anteriormente, já tinha sido usada com outro propósito.
O conceito de Black Friday (“Sexta-feira Negra”, numa tradução livre) foi usada pela primeira vez no dia 24 de setembro de 1869, uma sexta-feira que ficou marcada pelas consequências do crash em Wall Street, que assombrou a bolsa de Nova Iorque.
Jay Gould e Jim Fisk foram os dois homens que estiveram na origem do problema que marcou o século XIX. Eles uniram-se numa estratégia que não correu como planearam. O plano era comprar a máxima quantidade de ouro do Estado, para conseguirem impor um preço mais elevado posteriormente. Eles queriam obter lucros chorudos com esta estratégia.
Foi possível fazer a movimentação pretendida, pois a administração de Ulysses S. Grant (que era presidente dos EUA nessa altura) tomou a decisão de vender ouro do Tesouro com o propósito dar um impulso à economia, estabilizar o dólar e reduzir a dívida pública.
O golpe orquestrado pela dupla não teve o final feliz que desejavam. Eles sofreram as consequências e não foram os únicos. Gould e Fisk originaram um crash da bolsa.
O impacto foi tão devastador que esse dia do crash foi apelidado “sexta-feira negra”. Muitas foram as pessoas a perder o seu dinheiro nesse dia trágico. As falências afetaram muita gente. Até os barões poderosos de Wall Street.
Uma nova “Black Friday”
A polícia de Filadélfia usou o termo “black friday” em 1961 para descrever o trânsito caótico originado pela enchente de pessoas e veículos que circulavam na cidade para fazer as compras de Natal nos dias que se seguiam ao Dia de Ação de Graças.
Atualmente, o conceito de Black Friday remete imediatamente para a tradição americana que começou nos anos 90. Celebrado no dia seguinte ao Dia de Ação de Graças, anualmente, este evento visa marcar o arranque das compras de Natal. Este dia permite garantir produtos de qualidade com grandes promoções.
No entanto, só nos anos 2000 é que a “Black Friday” ganhou dimensão para se tornar no dia com maior volume de compras do ano. Antes desse momento, os maiores fluxos de compras registavam-se no sábado a seguir à Ação de Graças. Por isso, nesse tempo, ainda não era bem a sexta-feira negra que se notabilizava como o maior dia de compras.
Atualidade
Desde então, a Black Friday universalizou-se como o dia de promoções e descontos que acontece todos os anos, sempre na última sexta-feira de novembro.
A ação promocional que todos conhecem como Black Friday é realizada por lojistas na quarta sexta-feira do mês de novembro. Atualmente, o evento já não se cinge ao dia de sexta-feira. As promoções do evento continuam a estar disponíveis no fim de semana ou estendem-se mesmo até ao final do mês.
Este momento único para bons investimentos também não acontece somente em lojas físicas. Cada vez ganha mais espaço no mundo digital. Boa parte das compras são realizadas pela Internet. Este ano a Black Friday acontecerá no dia 29 de novembro. Se quer fazer boas compras, prepare-se bem para o momento!
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