Apesar de não estar situada no Algarve, a melhor praia fluvial da Europa fica a uma curta distância de carro, para quem vive no sul do país. Para além de ser uma alternativa às enchentes de turistas que frequentam os areais algarvios durante os meses de verão, esta praia fluvial é vigiada por nadadores-salvadores, disponibiliza chapéus de sol gratuitos e a água chega a atingir os 30 graus.
Se a Praia Fluvial da Tapada Grande, situada na Mina de São Domingos, no concelho de Mértola, ainda não o deixou convencido, saiba que, para além do areal com cerca de 100 metros extensão, o espaço dispõe também de zonas relvadas, posto médico, um bar e um parque infantil. Localizada na albufeira da barragem da Tapada Grande, a praia fluvial tem há mais de uma década os galardões de Bandeira Azul, Qualidade de Ouro e de Praia Acessível.
A Câmara Municipal de Mértola avança à NiT que a Praia Fluvial da Tapada Grande se destaca pela “beleza natural, que se estende a toda a envolvente”. Na praia que se encontra a menos de duas horas de carro de Faro e a três de Lisboa também é possível alugar canoas e gaivotas para explorar as águas calmas da albufeira.
Também há uma praia fluvial no Algarve com água quente
Caso prefira ficar pelo Algarve, pode sempre fazer uma visita à Praia Fluvial do Pego Fundo. Ali a água não chega aos 30 graus, mas a temperatura costuma estar acima dos 25 graus. Esta encontra-se no concelho de Alcoutim e cresce em torno da ribeira de Cadavais, um afluente do Guadiana. A areia da Praia do Pego Fundo é fina e branca, ao contrário do que acontece na grande maioria das praias fluviais, uma vez que a trouxeram das praias do litoral.
Leia também: Conheça as zonas mais baratas do Algarve para comprar casa