Portugal bate vários recordes ao nível do turismo e desde 2021 que o nosso país conta também com a maior ponte pedonal suspensa. Esta tem 516 metros de extensão e 175 metros de altura. Para treinar a sua resistência a alturas, pode começar por percorrer os Passadiços do Barranco do Demo, em Monchique, que conta com uma ponte suspensa com 20 metros de altura. No entanto, uma visita à maior ponte pedonal suspensa do mundo implica uma deslocação ao norte do país.
Até 2021, a maior ponte suspensa do mundo era a Charles Kuonen, situada nos Alpes Suíços, que tem 494 metros de extensão. No entanto, há três anos atrás, a Ponte 516 Arouca veio superar este recorde, uma vez que conta com 516 metros de comprimento. A ponte portuguesa liga a margem de Canelas à de Alvarenga e tem ligação aos oito quilómetros dos Passadiços do Paiva.
De acordo com a informação avançada pela revista Volta ao Mundo, a construção da Ponte 516 Arouca resultou de um projeto do Instituto de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico para a Construção, Energia, Ambiente e Sustentabilidade da Universidade de Coimbra. O tabuleiro em grelha metálica sustenta-se em dois pilares de betão e está preso por dezenas de cabos de aço.
O acesso a esta infraestrutura não é gratuito, mas o bilhete para atravessar a ponte inclui também a visita aos Passadiços do Paiva. Enquanto as crianças e os jovens pagam 10 euros pelo bilhete, os adultos com idades compreendidas entre os 18 e os 65 anos terão de pagar mais dois euros. Os bilhetes podem ser adquiridos através do site da 516 Arouca e terá obrigatoriamente de selecionar o horário que pretende para a sua visita.
Leia também: Neste local do Algarve pode comprar bolas de Berlim artesanais por menos de 1€