Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Foto Portuguese Cycling Magazine
Nacional

A ‘estrela’ do fenómeno Remco voltou a brilhar mais forte

Evenepoel é um fenómeno e o seu currículo precoce comprova-o. Agora, também é o segundo ciclista de sempre a vencer três Voltas ao Algarve

18:01 18 Fevereiro, 2024 18:01 18 Fevereiro, 2024 | Henrique Dias Freire
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O confiante Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step) voltou este domingo a demonstrar que as profecias sobre o seu futuro velocipédico não foram manifestamente exageradas, ao conquistar pela terceira vez a Volta ao Algarve, um objetivo ‘denunciado’ num início de época fulgurante.

Aquele miúdo irreverente e desafiante, arrogante q.b (às vezes, até mais do que isso) que, em 2020, venceu todas as corridas por etapas em que participou, inclusive a Volta ao Algarve, não é mais o mesmo: hoje, a atitude do ultraconfiante belga é mais comedida, mais madura, as suas declarações são mais ponderadas, embora ainda tenham um ‘quê’ de autenticidade, cada vez mais rara num pelotão demasiado formatado, e também de mau feitio e atitudes impulsivas quando as coisas correm mal.

Evenepoel teve de ‘crescer’ à força, depois de uma horrenda queda na Volta à Lombardia – saiu em frente numa curva e caiu de uma ponte, para uma profunda ravina de cinco metros -, em agosto de 2020, o ter ‘atirado’ para uma cama de hospital e para uma longa convalescença (de oito meses) da fratura da pélvis que sofreu.

A carreira idílica daquele que, desde que apareceu, foi comparado ao ‘Canibal’ Eddy Merckx – algo que sempre abominou – sofreu um sério revés naquele dia e, desde aí o ciclista com cara de ‘teenager’ tem tido de lidar com a pressão adicional do escrutínio dos que veem em qualquer má jornada a prova de que a sua carreira nunca será aquilo que poderia ter sido, uma teoria descabida, fomentada pelos ‘haters’, que foi seriamente contrariada quando venceu a Vuelta2022.

As imensas dúvidas que pairavam sobre o seu futuro ‘pesaram’ na sua estreia numa grande Volta, o Giro2021, no qual prometeu muito (foi segundo da geral durante cinco etapas) e protagonizou momentos de tensão com o seu colega português João Almeida, antes de desistir, após a 17.ª etapa, na sequência de uma queda, numa altura em que já estava em evidente quebra física.

Remco (a fervorosa legião de fãs que tem em todo o mundo abdicou do seu apelido, assim como todos os seus colegas do pelotão) já há muito comprovou que as notícias sobre a ‘morte’ da sua carreira, ‘agudizadas’ por uma temporada de 2021 em que ganhou ‘apenas’ as voltas à Bélgica e à Dinamarca e conquistou a prata na prova de fundo dos Europeus e o bronze no ‘crono’ continental e mundial, foram manifestamente exageradas.

Antes de tornar-se hoje o segundo ciclista de sempre a vencer três Voltas ao Algarve, o jovem de apenas 24 anos, que Geraint Thomas apelidou carinhosamente de ‘little bastard’ (‘sacaninha’ numa tradução pouco literal), conquistou dois títulos mundiais, o de fundo (2022) e o de contrarrelógio (2023), e duas Liège-Bastogne-Liège e duas Clássicas de San Sebastián consecutivas (2022 e 2023).

Pelo caminho, no entanto, sofreu dois grandes ‘desgostos’: teve de desistir do Giro2023, quando envergava a ‘maglia rosa’ e já tinha vencido duas etapas, por ter contraído covid-19, e falhou clamorosamente a defesa do título na Volta a Espanha, sendo obrigado a reinventar-se – esteve em fuga inúmeros dias, venceu três etapas e a classificação da montanha e ainda foi eleito mais combativo.

Evenepoel é um fenómeno e o seu currículo precoce comprova-o: no ano de estreia no pelotão, e no espaço de apenas dois meses, venceu a Hammer Limburg, a Volta à Bélgica, foi terceiro nos campeonatos nacionais de contrarrelógio, triunfou na Clássica de San Sebástian e sagrou-se campeão europeu de ‘crono’ – em setembro, haveria ainda de tornar-se vice-campeão mundial da especialidade.

À ‘explosão’ de 2019, que lhe valeu o epíteto de novo Eddy Merckx e o prémio de desportista belga do ano (foi o primeiro ciclista a ser distinguido desde que o campeão olímpico de fundo do Rio2016, Greg Van Avermaet, recebeu o galardão), seguiu-se a consolidação na época de 2020, na qual conquistou a geral de todas as provas em que participou (San Juan, Algarve, Burgos e Polónia), antes de cair na Volta à Lombardia.

O mais curioso é que o jovem de Quick-Step Alpha Vinyl poderia nem ter sido ciclista; nascido em 2000, nos subúrbios de Bruxelas, Evenepoel começou a jogar futebol aos cinco anos e era tão talentoso que foi ‘captado’ pelas escolinhas do Anderlecht, antes de rumar aos neerlandeses do PSV Eindhoven.

O percurso bem-sucedido nos relvados do então lateral esquerdo levou-o à seleção nacional belga, que representou nos escalões sub-15, sub-16 e capitaneou por uma vez nos sub-17. Embora o seu potencial fosse mais do que (re)conhecido no futebol, o pequeno Remco (tem apenas 1,71 metros) decidiu seguir os conselhos do pai, o antigo ciclista profissional Patrick Evenepoel, que considerava que os atributos físicos do filho eram os de um campeão velocipédico.

O ‘salto’ para o ciclismo foi fulgurante: ganhou 34 das suas primeiras 44 corridas e, nos Mundiais de Innsbruck (2018), conseguiu algo inédito na modalidade, unindo o ouro no ‘crono’ de juniores ao título mundial de estrada, um feito alcançado apesar de uma queda e de uma demorada mudança de roda.

Com um palmarés tão impressionante, o primeiro contrato como profissional era uma questão de tempo. Como não poderia deixar de ser, a Deceuninck-QuickStep ofereceu-lhe em 2018 um lugar no ‘Wolfpack’.

O triunfo na Volta a Espanha desmistificou a ideia que seria incapaz de ganhar uma grande Volta, mas quase toda a gente ainda duvida que será capaz de lutar pela vitória no Tour, o grande desafio que traçou para esta temporada.

“Quero estar no pódio em Nice, qualquer que seja o lugar”, assumiu antes de vencer a Clássica da Figueira, com uma magistral exibição, no seu primeiro dia de competição nesta época – tem um registo 100% vitorioso em Portugal.

Texto Ana Marques Gonçalves, da agência Lusa

Leia também: Remco Evenepoel conquista Volta ao Algarve pela terceira vez

Supermercado da Mercadona. Crédito: Foto DR
Economia Nacional

Mercadona ‘acelera’ e já abriu nova loja em Portugal: conheça a sua localização

19:00 25 Agosto, 2026 19:23 25 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

Um novo supermercado Mercadona abriu em Portugal, numa localização que passa a integrar a rede da cadeia espanhola

Passadiços de Altura.
Algarve

“Rodeado de natureza”: está oficialmente inaugurado o novo passadiço que passa a ligar estas duas praias no Algarve

10:10 25 Agosto, 2026 07:15 25 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Novo troço de passadiço já liga a Praia Verde Lago à Praia Verde e foi construído para proteger a duna e melhorar o acesso à praia

Idosa debaixo do guarda-chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí uma ‘tromba de água’: chuva em força, vento e frio chegam nesta data e esta vai ser a região mais afetada

09:00 25 Agosto, 2026 16:02 24 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Duas frentes chegam a Portugal já a partir desta quarta-feira e prometem trazer muita chuva, rajadas até 70 km/h e uma nova descida das temperaturas

Homem a entregar dinheiro.
Economia Nacional

Está a caminho um novo apoio do Estado de 1.075€ que será pago numa única prestação: saiba quem tem direito

17:10 24 Agosto, 2026 16:07 24 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Mais de 600 portugueses já pediram o novo apoio de 1.075 euros do Estado, mas há requisitos a cumprir para ter acesso

Barata dentro de casa. Crédito: Freepik AI
Vida & Lazer

Isto é o que nunca deve fazer quando encontra uma barata dentro de casa

18:20 25 Agosto, 2026 18:08 25 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Perante o aparecimento de uma barata em casa, a reação imediata pode não ser a mais eficaz e há um erro frequente que convém evitar

Nacional Tech

É oficial: nova lei entra em vigor hoje em Portugal e traz novas regras para estes portugueses

18:00 25 Agosto, 2026 15:47 25 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Nova lei entra em vigor esta terça-feira em Portugal e altera as regras para os radioamadores, com mudanças no acesso à atividade, certificados e autorizações

Idosa a contar o dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Tem mais de 55 anos? Saiba quem tem direito à pre-reforma em 2026

15:30 24 Agosto, 2026 15:08 24 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

É possível reduzir o horário de trabalho perto da idade da reforma. A pré-reforma permite fazê-lo sem perder o salário. Conheça as condições

Algarve Vídeo

Dois feridos graves ficam internados após atropelamento na Oura

12:20 25 Agosto, 2026 16:06 25 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Hospital de Portimão mantém internados dois dos 12 feridos no atropelamento; três vítimas foram assistidas em Faro e uma já teve alta

Idosa com frio num dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Frio a caminho? Massa de ar polar vai ‘invadir’ Portugal a partir desta data e temperaturas regiões vão baixar até 12 ºC nestas regiões

16:00 25 Agosto, 2026 16:00 25 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Massa de ar polar vai instalar-se em Portugal nos próximos dias e trazer períodos de chuva, vento, trovoadas e descida acentuada das temperaturas

Mulher no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia Nacional

Banco de Portugal ‘avisa’: é proibido efetuar pagamentos em dinheiro acima deste valor em Portugal

18:20 23 Agosto, 2026 16:37 23 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Teto máximo para pagamentos em dinheiro em Portugal situa-se abaixo do novo teto europeu, que entra em vigor no próximo ano

Túnel subaquático. Crédito: Foto AI
Economia Europa

Está a ser construído na Europa o maior e mais profundo túnel subaquático do mundo com 392 metros de profundidade: conheça a localização e a data prevista de inauguração

16:20 25 Agosto, 2026 14:45 25 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Túnel subaquático mais longo e profundo do mundo está em construção na Europa e esta será a sua localização

Algarve

Turista atropelada em Albufeira leva “má memória” de Portugal mas diz ter sido “bem assistida” no hospital

18:55 25 Agosto, 2026 18:56 25 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Vítima de 18 anos sofreu escoriações no atropelamento que fez 12 feridos, na Oura, e admite levar uma “má memória” da primeira visita a Portugal

Ilha de Paros. Crédito: Magnific
Europa

“De outro planeta”: britânica rende-se a destino turístico europeu longe das multidões pelas praias paradisíacas e paisagens de sonho

18:20 24 Agosto, 2026 17:37 24 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Este destino turístico é acessível a partir de Portugal e tem praias de água cristalina, ruas caiadas de branco e poucas multidões

Idosos a passear. Crédito: Freepik AI
Nacional

Segurança Social confirma: estes são os anos que tem de descontar para receber a reforma sem penalizações em 2026

18:00 24 Agosto, 2026 17:17 24 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Saiba quantos anos de descontos são necessários em 2026 e quais as regras da Segurança Social para a reforma

Mulher a tirar dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia Tech

Quer ganhar dinheiro mais depressa? A inteligência artificial diz que este pode ser o negócio mais rápido para ganhar dinheiro

11:30 24 Agosto, 2026 12:06 24 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

A resposta pode surpreender muitos empreendedores. Há uma área que combina baixos custos, forte procura e potencial de crescimento

Turista com vista aérea de Lisboa. Crédito: Freepik
Nacional

“Movem-se com arrogância pela cidade”: estrangeiros queixam-se que são cada vez menos bem-vindos nesta cidade portuguesa

16:30 22 Agosto, 2026 16:20 22 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Tensão vai aumentando com a presença cada vez maior de estrangeiros nesta cidade portuguesa, que até consideram ir embora por não se sentirem bem-vindos

Supermercado da Mercadona. Crédito: Foto DR
Economia, Nacional

Mercadona ‘acelera’ e já abriu nova loja em Portugal: conheça a sua localização

19:00 25 Agosto, 2026 19:23 25 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

Um novo supermercado Mercadona abriu em Portugal, numa localização que passa a integrar a rede da cadeia espanhola

Passadiços de Altura.
Algarve

“Rodeado de natureza”: está oficialmente inaugurado o novo passadiço que passa a ligar estas duas praias no Algarve

10:10 25 Agosto, 2026 07:15 25 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Novo troço de passadiço já liga a Praia Verde Lago à Praia Verde e foi construído para proteger a duna e melhorar o acesso à praia

Idosa debaixo do guarda-chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí uma ‘tromba de água’: chuva em força, vento e frio chegam nesta data e esta vai ser a região mais afetada

09:00 25 Agosto, 2026 16:02 24 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Duas frentes chegam a Portugal já a partir desta quarta-feira e prometem trazer muita chuva, rajadas até 70 km/h e uma nova descida das temperaturas

Homem a entregar dinheiro.
Economia, Nacional

Está a caminho um novo apoio do Estado de 1.075€ que será pago numa única prestação: saiba quem tem direito

17:10 24 Agosto, 2026 16:07 24 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Mais de 600 portugueses já pediram o novo apoio de 1.075 euros do Estado, mas há requisitos a cumprir para ter acesso

Barata dentro de casa. Crédito: Freepik AI
Vida & Lazer

Isto é o que nunca deve fazer quando encontra uma barata dentro de casa

18:20 25 Agosto, 2026 18:08 25 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Perante o aparecimento de uma barata em casa, a reação imediata pode não ser a mais eficaz e há um erro frequente que convém evitar

Nacional, Tech

É oficial: nova lei entra em vigor hoje em Portugal e traz novas regras para estes portugueses

18:00 25 Agosto, 2026 15:47 25 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Nova lei entra em vigor esta terça-feira em Portugal e altera as regras para os radioamadores, com mudanças no acesso à atividade, certificados e autorizações

Idosa a contar o dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Tem mais de 55 anos? Saiba quem tem direito à pre-reforma em 2026

15:30 24 Agosto, 2026 15:08 24 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

É possível reduzir o horário de trabalho perto da idade da reforma. A pré-reforma permite fazê-lo sem perder o salário. Conheça as condições

Algarve, Vídeo

Dois feridos graves ficam internados após atropelamento na Oura

12:20 25 Agosto, 2026 16:06 25 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Hospital de Portimão mantém internados dois dos 12 feridos no atropelamento; três vítimas foram assistidas em Faro e uma já teve alta

Idosa com frio num dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Frio a caminho? Massa de ar polar vai ‘invadir’ Portugal a partir desta data e temperaturas regiões vão baixar até 12 ºC nestas regiões

16:00 25 Agosto, 2026 16:00 25 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Massa de ar polar vai instalar-se em Portugal nos próximos dias e trazer períodos de chuva, vento, trovoadas e descida acentuada das temperaturas

Mulher no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional

Banco de Portugal ‘avisa’: é proibido efetuar pagamentos em dinheiro acima deste valor em Portugal

18:20 23 Agosto, 2026 16:37 23 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Teto máximo para pagamentos em dinheiro em Portugal situa-se abaixo do novo teto europeu, que entra em vigor no próximo ano

Túnel subaquático. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

Está a ser construído na Europa o maior e mais profundo túnel subaquático do mundo com 392 metros de profundidade: conheça a localização e a data prevista de inauguração

16:20 25 Agosto, 2026 14:45 25 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Túnel subaquático mais longo e profundo do mundo está em construção na Europa e esta será a sua localização

Algarve

Turista atropelada em Albufeira leva “má memória” de Portugal mas diz ter sido “bem assistida” no hospital

18:55 25 Agosto, 2026 18:56 25 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Vítima de 18 anos sofreu escoriações no atropelamento que fez 12 feridos, na Oura, e admite levar uma “má memória” da primeira visita a Portugal

Ilha de Paros. Crédito: Magnific
Europa

“De outro planeta”: britânica rende-se a destino turístico europeu longe das multidões pelas praias paradisíacas e paisagens de sonho

18:20 24 Agosto, 2026 17:37 24 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Este destino turístico é acessível a partir de Portugal e tem praias de água cristalina, ruas caiadas de branco e poucas multidões

Idosos a passear. Crédito: Freepik AI
Nacional

Segurança Social confirma: estes são os anos que tem de descontar para receber a reforma sem penalizações em 2026

18:00 24 Agosto, 2026 17:17 24 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Saiba quantos anos de descontos são necessários em 2026 e quais as regras da Segurança Social para a reforma

Mulher a tirar dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia, Tech

Quer ganhar dinheiro mais depressa? A inteligência artificial diz que este pode ser o negócio mais rápido para ganhar dinheiro

11:30 24 Agosto, 2026 12:06 24 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

A resposta pode surpreender muitos empreendedores. Há uma área que combina baixos custos, forte procura e potencial de crescimento

Turista com vista aérea de Lisboa. Crédito: Freepik
Nacional

“Movem-se com arrogância pela cidade”: estrangeiros queixam-se que são cada vez menos bem-vindos nesta cidade portuguesa

16:30 22 Agosto, 2026 16:20 22 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Tensão vai aumentando com a presença cada vez maior de estrangeiros nesta cidade portuguesa, que até consideram ir embora por não se sentirem bem-vindos

Últimas Notícias

  • “Dispensava o vento”: banhista visita pela primeira vez esta praia no Algarve e considera-a “espetacular” apesar da ‘ventania’
    “Dispensava o vento”: banhista visita pela primeira vez esta praia no Algarve e considera-a “espetacular” apesar da ‘ventania’
  • Tem um carro elétrico e vive sem garagem? Há um detalhe que muitos ignoram e pode dar origem a multas pesadas
    Tem um carro elétrico e vive sem garagem? Há um detalhe que muitos ignoram e pode dar origem a multas pesadas
  • Saiu de casa sem o Cartão de Cidadão? A lei diz o que pode acontecer se a polícia lhe pedir identificação
    Saiu de casa sem o Cartão de Cidadão? A lei diz o que pode acontecer se a polícia lhe pedir identificação
  • Reservas de sangue estão a diminuir no Algarve: saiba onde pode fazer recolhas fora dos hospitais
    Reservas de sangue estão a diminuir no Algarve: saiba onde pode fazer recolhas fora dos hospitais
  • Tem um carro que abre sem chave (keyless)? Há modelos que podem ser destrancados por ladrões sem lhe tocar no comando
    Tem um carro que abre sem chave (keyless)? Há modelos que podem ser destrancados por ladrões sem lhe tocar no comando

Opinião

  • Portugal lidera a Europa nas praias com bandeira azul
    Portugal lidera a Europa nas praias com bandeira azul
  • Ainda ontem estava a beber Sumol e agora já escrevo cá | Por Tiago Manuel
    Ainda ontem estava a beber Sumol e agora já escrevo cá | Por Tiago Manuel
  • Um código QR também pode ser uma armadilha: a prevenção começa nos nossos hábitos | Por Ricardo Neves
    Um código QR também pode ser uma armadilha: a prevenção começa nos nossos hábitos | Por Ricardo Neves

Europe Direct Algarve

  • Para breve em Portugal? Neste país da UE atravessar a estrada ao telemóvel pode passar a dar multa
    Para breve em Portugal? Neste país da UE atravessar a estrada ao telemóvel pode passar a dar multa
  • Portugal falhou prazos de diretivas europeias: saiba quando pode invocar regras mesmo sem lei portuguesa
    Portugal falhou prazos de diretivas europeias: saiba quando pode invocar regras mesmo sem lei portuguesa
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento