A I Jornada Técnica subordinada ao tema “A Cultura da Batata Doce- Variedade Lira” terá lugar no próximo dia 31 de Março, pelas 9 horas, no Clube De Instrução e Recreio Rogilense (Rogil), no concelho de Aljezur.
A sessão de abertura estará a cargo do presidente da Associação de Produtores de Batata Doce de Aljezur, Manuel Marreiros; do presidente da Câmara de Aljezur, José Amarelinho; e do director Regional da Agricultura do Algarve, Fernando Severino.
Os trabalhos desenvolvem-se durante a manhã em dois painéis. O primeiro moderado pelo professor Amílcar Duarte ( UAlg) abordará a Fitotecnia e Protecção da Produção. Serão apresentadas comunicações sobre a “Campanha de 2016/resultados”; “Produção sustentável desta cultura”; “Vírus uma ameaça?”; “Estado de fertilidade dos solos e recomendações de fertilização desta cultura”, por J Entrudo (DRAP Algarve), Amélia Lopes (INIAV), Margarida Santos (INIAV), Anabela Veloso (INIAV) e o Paulo Luz (INIAV), respectivamente.
O segundo painel versará a “Certificação, comercialização e apoio financeiro ao sector” e será moderado por Vítor Vicente (DRAP Algarve). Serão analisados os temas “Pós-Colheita”; “IGP”; “A experiencia do Agricultor e Investimentos/Apoios Financeiros”.
As comunicações serão da responsabilidade de Dulce Antunes (UAlg), Rogéria Rosa (CMA), António N. Henrique e Carlos Albano (Associação Vicentina).
Seguir-se-á um debate.
Esta I Jornada tem organização conjunta da Associação de Produtores de Batata-doce de Aljezur, Direcção Regional da Agricultura e Pescas do Algarve e Câmara de Aljezur.