Setenta artistas plásticos portugueses fizeram uma intervenção artística em cavaquinhos e o resultado vai estar em exposição na Casa do Sal de Castro Marim, entre 16 e 31 do corrente mês.
A começar no Mosteiro dos Jerónimos e depois, em itinerância, por dez cidades que têm ligações à prática do cavaquinho, a exposição estará agora pela primeira no Algarve.
A inauguração, na próxima sexta-feira, será marcada pelo concerto de Júlio Pereira, compositor, multi-instrumentista, produtor e presidente da Associação Cultural Museu do Cavaquinho, que produziu esta exposição.
A exposição “70 Cavaquinhos, 70 Artistas” tem por objectivo dar visibilidade a este pequeno instrumento de cordas. Entre os artistas convidados estão Cristina Troufa, Luís Lázaro, Júlio Dolbeth, Joana Astolfi, Joana Rego, Carlos Zíngaro e Marta Madureira.
Desde a sua constituição que a Associação Cultural Museu do Cavaquinho vem contando com o apoio de artistas plásticos conceituados, entre os quais Pedro Cabrita Reis, Júlio Pomar e Julião Sarmento. Desta ligação nasceu a ideia de produzir uma exposição, tendo a Associação convidado, para tal, 70 artistas – a maioria jovens criadores – de vários pontos do país, propondo a cada um deles um cavaquinho como suporte de intervenção plástica.
A exposição foi possível através do patrocínio da fábrica industrial de instrumentos musicais – APC –, a que se juntou a fábrica artesanal – Artimúsica – e dez artesãos individuais: Alfredo Machado, António Faria Vieira, António Monteiro, Carlos Jorge Pereira Rodrigues, Domingos Machado, Fernando Meireles, José Gonçalves, Mário Estalisnau, Nuno Russel e Victor Félix, que construíram os restantes cavaquinhos para serem intervencionados pelos 70 artistas plásticos.
A exposição é organizada pela Câmara de Castro Marim e conta com os apoios da Direcção Regional de Cultura do Algarve e da Região de Turismo do Algarve.
A exposição pode ser visitada até ao final de Outubro, diariamente, das 10 às 13 e das 14 às 18 horas. As marcações devem ser feitas através do telefone 281 510 778.