Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Foto DR
Nacional

40 toneladas de droga apreendidas até junho. PJ defende mais meios para combater o tráfico

Em algumas drogas há já uma quantidade apreendida superior ao ano passado, sobretudo o haxixe

12:47 26 Junho, 2023 12:56 26 Junho, 2023 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A Polícia Judiciária (PJ) alertou esta segunda-feira para o aumento da circulação de droga. O que já levou este ano à apreensão de praticamente a mesma quantidade de estupefacientes apreendida em 2022. As autoridades defendem mais meios para o combate ao tráfico.

Na conferência de imprensa realizada na sede da direção nacional da PJ, o coordenador da Unidade Nacional de Combate ao Tráfico de Estupefacientes (UNCTE), Rui Sousa, sublinha que já apreenderam cerca de 40 toneladas de droga em Portugal nos primeiros seis meses deste ano, com destaque para o haxixe e a cocaína.

“Em algumas drogas há já uma quantidade apreendida superior ao ano passado, sobretudo haxixe. Em relação à cocaína ainda não é superior ao valor do ano passado, mas é já bastante considerável”, referiu o responsável da PJ. Rui Sousa apresntou as explicações para a realidade atual: “Será um conjunto de várias coisas. Um aumento da oferta dos países produtores e um aumento da capacidade e da eficácia das autoridades envolvidas no combate”.

Cocaína provém sobretudo dos países da América do Sul

Rui Sousa sinalizou ainda que a cocaína é, sobretudo, proveniente de países da América do Sul. Já o haxixe que tem chegado a Portugal provém maioritariamente de Marrocos.

O alerta da PJ acontece, portanto, no Dia Internacional Contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas. As autoridades assinalam a data com a incineração de cerca de seis toneladas de vários tipos de droga apreendida durante os últimos meses.

A destruição dos estupefacientes decorreu sob a supervisão de uma comissão constituída por um magistrado do MP, um investigador da PJ e um perito do Laboratório de Polícia Científica.

Em 2022 foram apreendidas quase 42 toneladas de droga, segundo o relatório de 2022 de Combate ao Tráfico de Estupefacientes em Portugal. Este reúne os dados das apreensões de droga realizadas por PJ, GNR, PSP, Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF). Assim como por outras entidades do Estado, como a Polícia Marítima (PM) e a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP).

1.000 quilos de cocaína apreendidos em veleiro que naufragou. Há oito detidos
Pelo menos 41 toneladas de droga apreendidas este ano com destaque para a costa algarvia

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Mulher triste ao telemóvel.
Mundo Nacional

Filho conversava com a mãe como se estivesse em Lisboa mas estava na Tailândia: “Temo que possa ter ido fazer aquilo que não devia”

13:30 5 Junho, 2026 12:23 5 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Jovem português desaparece após viagem à Tailândia e passagem pelo Vietname, deixando família sem respostas e apenas pistas dispersas

Entrada supermercado Lidl. Crédito: Freepik
Algarve Economia

Novo Lidl pode estar a caminho desta cidade no Algarve: loja deverá situar-se junto da EN125

10:07 5 Junho, 2026 09:55 5 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Processo autárquico em Lagos pode levar à construção de um novo supermercado Lidl numa zona estratégica junto à EN125

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva a caminho: depressão no Atlântico traz mau tempo a esta região

13:59 5 Junho, 2026 14:35 5 Junho, 2026 | João Luís

Uma depressão no Atlântico deverá deixar esta região com céu muito nublado, chuva e vento moderado nos próximos dias

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia Nacional

Este apoio da Segurança Social pode chegar aos 670 euros por mês e há pensionistas que ainda podem não o ter pedido

11:30 4 Junho, 2026 20:03 3 Junho, 2026 | João Luís

Alguns idosos e pensionistas podem ter direito a um complemento mensal da Segurança Social: saiba como pode pedir este dinheiro extra

Algarve Economia

Sudoeste Retail Park celebra quatro anos com feira de sabores algarvios

12:08 5 Junho, 2026 12:13 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Quarto aniversário do Sudoeste Retail Park destaca sabores algarvios, animação e crescimento da Retail Mind

Algarve

Novos bancos melhoram espaço de convívio junto ao Auditório Carlos do Carmo em Lagoa

14:35 5 Junho, 2026 14:36 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Novo mobiliário urbano valoriza o espaço envolvente do Auditório Carlos do Carmo e responde a uma antiga reivindicação

Sinalização de radar de velocidade média. Crédito: Lusa
Algarve Auto

Atenção a estas estradas no Algarve: há radares fixos a multar e convém saber onde ficam

13:20 4 Junho, 2026 08:13 4 Junho, 2026 | João Luís

No Algarve constam seis locais de radares fixos. Veja onde ficam e quanto pode pagar por excesso de velocidade

Opinião

Arrumadores versus parquímetros: entre a informalidade e o Estado de direito | Por Nélia Alfarrobinha

11:40 5 Junho, 2026 12:08 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Ao contrário da informalidade dos arrumadores, o sistema de parquímetros baseia-se na transparência, previsibilidade e aplicação uniforme da regra"

Corredor de hospital cheio. Crédito: Freepik
Economia Nacional Saúde

Já ouviu falar da ADSE? Saiba o que é e quem tem direito a estes vários benificios

09:30 5 Junho, 2026 09:07 5 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Sistema que não é SNS nem seguro tradicional já abrange mais de 1 milhão. Veja quem pode ter acesso e o que está realmente em causa

Europe Direct Algarve Tech

Comissão Europeia promove workshop sobre IA para serviços públicos

09:20 5 Junho, 2026 09:35 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Workshop gratuito na NOVA FCSH apresenta ferramentas de inteligência artificial da Comissão Europeia para serviços públicos

Europe Direct Algarve Opinião

Cidades alertam: o próximo orçamento da UE deve proteger o Fundo Social da Europa | Por João Palmeiro

08:02 5 Junho, 2026 08:02 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"O acesso direto ao financiamento permite às cidades inovar, responder rapidamente e proporcionar melhores resultados para as pessoas"

Dia de chuva e vento. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva e muito vento a caminho de Portugal já a partir desta data e estas regiões serão afetadas

06:00 4 Junho, 2026 17:12 3 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Nova frente fria aproxima-se de Portugal nestes dias e vai trazer chuva e ventos até 65 km/h a estas regiões

Casal no computador. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Nova funcionalidade da Segurança Social promete pagamentos mais rápidos: veja o que muda

13:40 5 Junho, 2026 13:10 5 Junho, 2026 | João Luís

Segurança Social simplificou o processo de pagamento no portal e na aplicação. As referências passam a ser geradas diretamente no ecrã

Algarve Cultura

Fernando Pessanha apresenta em Castro Marim obra distinguida sobre figura do Algarve quinhentista

12:50 5 Junho, 2026 12:54 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Castro Marim recebe apresentação de obra premiada sobre o cavaleiro Rui Valente, figura ligada à história marítima de Faro

Algarve Cultura

Mais de 20 festas marcam os 15 anos da Rua 80 no Algarve

12:40 5 Junho, 2026 12:33 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

DJ Nuno Silva leva a Festa da Rua 80 a oito concelhos do Algarve, numa tournée comemorativa que assinala os 15 anos do projeto

Mulher a fazer pagamento com cartão.
Economia

Cartão ou dinheiro? Há um meio de pagamento que as lojas não podem recusar e muitos clientes nem sabem

11:00 2 Junho, 2026 09:52 2 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

A maioria das pessoas prefere pagar com cartão, mas a lei continua a impor regras claras e nem sempre aquilo que se vê nas lojas é o que está previsto

Mulher triste ao telemóvel.
Mundo, Nacional

Filho conversava com a mãe como se estivesse em Lisboa mas estava na Tailândia: “Temo que possa ter ido fazer aquilo que não devia”

13:30 5 Junho, 2026 12:23 5 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Jovem português desaparece após viagem à Tailândia e passagem pelo Vietname, deixando família sem respostas e apenas pistas dispersas

Entrada supermercado Lidl. Crédito: Freepik
Algarve, Economia

Novo Lidl pode estar a caminho desta cidade no Algarve: loja deverá situar-se junto da EN125

10:07 5 Junho, 2026 09:55 5 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Processo autárquico em Lagos pode levar à construção de um novo supermercado Lidl numa zona estratégica junto à EN125

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva a caminho: depressão no Atlântico traz mau tempo a esta região

13:59 5 Junho, 2026 14:35 5 Junho, 2026 | João Luís

Uma depressão no Atlântico deverá deixar esta região com céu muito nublado, chuva e vento moderado nos próximos dias

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional

Este apoio da Segurança Social pode chegar aos 670 euros por mês e há pensionistas que ainda podem não o ter pedido

11:30 4 Junho, 2026 20:03 3 Junho, 2026 | João Luís

Alguns idosos e pensionistas podem ter direito a um complemento mensal da Segurança Social: saiba como pode pedir este dinheiro extra

Algarve, Economia

Sudoeste Retail Park celebra quatro anos com feira de sabores algarvios

12:08 5 Junho, 2026 12:13 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Quarto aniversário do Sudoeste Retail Park destaca sabores algarvios, animação e crescimento da Retail Mind

Algarve

Novos bancos melhoram espaço de convívio junto ao Auditório Carlos do Carmo em Lagoa

14:35 5 Junho, 2026 14:36 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Novo mobiliário urbano valoriza o espaço envolvente do Auditório Carlos do Carmo e responde a uma antiga reivindicação

Sinalização de radar de velocidade média. Crédito: Lusa
Algarve, Auto

Atenção a estas estradas no Algarve: há radares fixos a multar e convém saber onde ficam

13:20 4 Junho, 2026 08:13 4 Junho, 2026 | João Luís

No Algarve constam seis locais de radares fixos. Veja onde ficam e quanto pode pagar por excesso de velocidade

Opinião

Arrumadores versus parquímetros: entre a informalidade e o Estado de direito | Por Nélia Alfarrobinha

11:40 5 Junho, 2026 12:08 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Ao contrário da informalidade dos arrumadores, o sistema de parquímetros baseia-se na transparência, previsibilidade e aplicação uniforme da regra"

Corredor de hospital cheio. Crédito: Freepik
Economia, Nacional, Saúde

Já ouviu falar da ADSE? Saiba o que é e quem tem direito a estes vários benificios

09:30 5 Junho, 2026 09:07 5 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Sistema que não é SNS nem seguro tradicional já abrange mais de 1 milhão. Veja quem pode ter acesso e o que está realmente em causa

Europe Direct Algarve, Tech

Comissão Europeia promove workshop sobre IA para serviços públicos

09:20 5 Junho, 2026 09:35 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Workshop gratuito na NOVA FCSH apresenta ferramentas de inteligência artificial da Comissão Europeia para serviços públicos

Europe Direct Algarve, Opinião

Cidades alertam: o próximo orçamento da UE deve proteger o Fundo Social da Europa | Por João Palmeiro

08:02 5 Junho, 2026 08:02 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"O acesso direto ao financiamento permite às cidades inovar, responder rapidamente e proporcionar melhores resultados para as pessoas"

Dia de chuva e vento. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva e muito vento a caminho de Portugal já a partir desta data e estas regiões serão afetadas

06:00 4 Junho, 2026 17:12 3 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Nova frente fria aproxima-se de Portugal nestes dias e vai trazer chuva e ventos até 65 km/h a estas regiões

Casal no computador. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Nova funcionalidade da Segurança Social promete pagamentos mais rápidos: veja o que muda

13:40 5 Junho, 2026 13:10 5 Junho, 2026 | João Luís

Segurança Social simplificou o processo de pagamento no portal e na aplicação. As referências passam a ser geradas diretamente no ecrã

Algarve, Cultura

Fernando Pessanha apresenta em Castro Marim obra distinguida sobre figura do Algarve quinhentista

12:50 5 Junho, 2026 12:54 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Castro Marim recebe apresentação de obra premiada sobre o cavaleiro Rui Valente, figura ligada à história marítima de Faro

Algarve, Cultura

Mais de 20 festas marcam os 15 anos da Rua 80 no Algarve

12:40 5 Junho, 2026 12:33 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

DJ Nuno Silva leva a Festa da Rua 80 a oito concelhos do Algarve, numa tournée comemorativa que assinala os 15 anos do projeto

Mulher a fazer pagamento com cartão.
Economia

Cartão ou dinheiro? Há um meio de pagamento que as lojas não podem recusar e muitos clientes nem sabem

11:00 2 Junho, 2026 09:52 2 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

A maioria das pessoas prefere pagar com cartão, mas a lei continua a impor regras claras e nem sempre aquilo que se vê nas lojas é o que está previsto

Últimas Notícias

  • Arte invade as ruas de Ferragudo em mais uma edição do Festival das Escadinhas
    Arte invade as ruas de Ferragudo em mais uma edição do Festival das Escadinhas
  • Novos bancos melhoram espaço de convívio junto ao Auditório Carlos do Carmo em Lagoa
    Novos bancos melhoram espaço de convívio junto ao Auditório Carlos do Carmo em Lagoa
  • Chuva a caminho: depressão no Atlântico traz mau tempo a esta região
    Chuva a caminho: depressão no Atlântico traz mau tempo a esta região
  • Nova funcionalidade da Segurança Social promete pagamentos mais rápidos: veja o que muda
    Nova funcionalidade da Segurança Social promete pagamentos mais rápidos: veja o que muda
  • Filho conversava com a mãe como se estivesse em Lisboa mas estava na Tailândia: “Temo que possa ter ido fazer aquilo que não devia”
    Filho conversava com a mãe como se estivesse em Lisboa mas estava na Tailândia: “Temo que possa ter ido fazer aquilo que não devia”
  • Fernando Pessanha apresenta em Castro Marim obra distinguida sobre figura do Algarve quinhentista
    Fernando Pessanha apresenta em Castro Marim obra distinguida sobre figura do Algarve quinhentista

Opinião

  • Arrumadores versus parquímetros: entre a informalidade e o Estado de direito | Por Nélia Alfarrobinha
    Arrumadores versus parquímetros: entre a informalidade e o Estado de direito | Por Nélia Alfarrobinha
  • Espiritualidade em Crónica: Conheça os 3 signos do Zodíaco com maior sucesso para junho | Por João Correia Tarólogo
    Espiritualidade em Crónica: Conheça os 3 signos do Zodíaco com maior sucesso para junho | Por João Correia Tarólogo
  • Cidades alertam: o próximo orçamento da UE deve proteger o Fundo Social da Europa | Por João Palmeiro
    Cidades alertam: o próximo orçamento da UE deve proteger o Fundo Social da Europa | Por João Palmeiro
  • Estamos a envelhecer, mas continuamos a não saber ouvir os mais velhos | Por Rita Seara
    Estamos a envelhecer, mas continuamos a não saber ouvir os mais velhos | Por Rita Seara
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Comissão Europeia promove workshop sobre IA para serviços públicos
    Comissão Europeia promove workshop sobre IA para serviços públicos
  • Cidades alertam: o próximo orçamento da UE deve proteger o Fundo Social da Europa | Por João Palmeiro
    Cidades alertam: o próximo orçamento da UE deve proteger o Fundo Social da Europa | Por João Palmeiro
  • Futuras pensões podem representar uma “fatia” mais pequena do salário: indicador pode passar de 69,4% para 38,5% em 2050
    Futuras pensões podem representar uma “fatia” mais pequena do salário: indicador pode passar de 69,4% para 38,5% em 2050
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal