Sociedade

Centro Ciência Viva de Tavira convida a conversa online na Noite Europeia dos Investigadores

26-11-2020

Trata-se de um evento público à escala europeia que aproxima os investigadores do público e que mostra a diversidade da ciência e o seu impacto na vida diária dos cidadãos

A investigação está a combater o cancro, a combater doenças e vírus, a parar o aquecimento global, a trabalhar para o desenvolvimento sustentável, a contribuir para descobertas relacionadas com Inteligência Artificial, e a enfrentar desafios para uma vida melhor? Conheça os investigadores e descubra o fascinante mundo da ciência num ambiente descontraído - com a família ou por conta própria...

A Noite Europeia dos Investigadores é um evento público à escala europeia que aproxima os investigadores do público e que mostra a diversidade da ciência e o seu impacto na vida diária dos cidadãos, estimulando o interesse pelas carreiras de investigação - particularmente entre os jovens. Em 2019, atraiu 1,6 milhões de visitantes em mais de 400 cidades da Europa e não só.

Este ano, crianças, jovens e famílias vão encontrar-se mais uma vez com investigadores e descobrir a investigação, ciência e inovação através de experiências práticas, espetáculos científicos, jogos, questionários, concursos, exposições, e atividades digitais. O evento terá lugar em 29 países na sexta-feira, 27 de novembro.

No Algarve, os Centros Ciência Viva do Algarve e de Tavira, o Clube de Ciência do AE João da Rosa em Olhão e o Europe Direct Algarve juntam-se à celebração com um evento online e transmitido em directo no facebook dos parceiros.

Na próxima sexta-feira, a partir das 19:30, “iremos falar da ciência no dia-a-dia: a ciência no nosso património construído e a ciência no nosso ambiente natural, mas igualmente de ciência cidadã, a ciência que qualquer um de nós pode fazer e/ou divulgar”, explica p Centro Ciência Vida de Tavira.

Neste evento serão abordados temas relacionados com o Património, Voluntariado Ambiental e o papel da Europa em matéria de Ciência e Inovação, graças à participação de Cristina Teté Garcia (Direção-Regional de Cultura do Algarve, Centro de Estudos em Arqueologia, Artes e Ciências do Património), Paula Vaz (Agência Portuguesa do Ambiente - ARH Algarve) e Ana Paula Burnay (Centro Europe Direct Algarve).

“No final da sessão, teremos um aperitivo científico digital! Não percas!”, desafia o CCV de Tavira.

Toda a informação aqui https://fb.me/e/3EtHcBjPD

HOJE no facebook do Centro Ciência Viva Algarve https://www.facebook.com/ccvalgarve