Sociedade

Não haverá "Eurovisão" este ano, mas haverá espetáculo especial

Filipe Vilhena

Henrique Dias Freire

16-05-2020

A RTP1 transmite hoje uma emissão especial, com o nome "Eurovision: Europe Shine a Light". Terá as 41 canções que participariam na "Eurovisão". Portugal vibrará com "Medo de Sentir", de Elisa

Elisa, vencedora do "Festival da Canção", estaria este sábado na Holanda, na final da "Eurovisão". Contudo, a pandemia fez com que o espetáculo fosse cancelado, voltando apenas em 2021, mas com nova edição.

"Medo de sentir" foi a música vencedora de Portugal e tocará este ano, mas em formato diferente. Em vez de uma final, teremos uma emissão coordenada pela European Broadcasting Union, que tem a tutela do espectáculo.

O formato especial chama-se "Eurovision: Europe Shine a Light" e será transmitido em directo de Hilversum no canal de YouTube da Eurovisão, a partir das 19:00h. Na RTP1 e na RTP Play a emissão começa às 21:00h, com comentários de Nuno Galopim.

Não será uma competição. Não teremos votações ou pontos dados por cada país. Será apenas a transmissão das 41 canções que teriam participado na "Eurovisão", que em 2021 saem todas vencedoras. Existirão também várias homenagens a artistas que já participaram no concurso.

Há três anos, a 13 de maio de 2017, Salvador Sobral venceu o Festival Eurovisão da Canção com a música "Amar pelos dois", com uma votação histórica de 758 pontos - a mais alta pontuação de sempre num Festival da Eurovisão. Foi a primeira vez que Portugal venceu a competição.

A "Eurovisão" regressa para o ano, com a promessa de que todos os países estarão unidos fisicamente.