O 1º Campeonato Nacional de Kiteboard, nas classes de Kitefoil e TT: R. (Twin Tip Race), realiza-se no próximo fim-de-semana, no lado nascente da Ilha da Fuseta.
É a primeira vez que se realiza um Campeonato Nacional de Kiteboard, pelo que a modalidade será assim reconhecida pela Federação Portuguesa de Vela, dando-se um passo importante na formação da seleção nacional na classe de Kitefoil, visando a participação nos Jogos Olímpicos em 2024 que se realizam em Paris e que terá pela primeira vez em competição, esta classe da modalidade.
Neste 1º Campeonato Nacional de Kiteboard estão inscritos 44 atletas individuais distribuídos pelas duas classes, e com idades compreendidas entre os 18 e os 50 anos.
No sábado, 14 de setembro, realiza-se a prova de kitefoil, com a participação de 20 atletas: a partir das 10 horas realiza-se o briefing da regata e a competição começa às 11horas e tem a duração de cerca de uma hora.
O Kitefoil é uma modalidade que tem crescido rapidamente nos últimos anos. As suas pranchas de hydrofoil revolucionaram o mundo do kiteboard, fazendo os velejadores flutuarem sobre a água. São desenvolvidas para acoplar um mastro e uma asa (foil) em baixo, os quais, através da ação hidrodinâmica, possibilitam uma flutuação sobre a água, reduzindo muito o atrito de superfícies, proporcionando uma enorme performance em velocidade e contravento, possibilitando também a prática em diferentes condições de vento.
No domingo, 15 de Setembro, realiza-se a prova da classe TT: R, estando inscritos 24 atletas. Depois do briefing, a competição terá regatas eliminatórias até à final, que será disputada entre os melhores seis a oito atletas apurados nas eliminatórias. Começa às 11 horas e termina às 17.
O TT:R (Twin Tip Race) é o tradicional kitesurf, com pranchas bidirecionais e kites tubulares e consiste na disputa de regatas que exigem técnica e velocidade no contorno (slalom) de boias e nos saltos sobre os obstáculos.
O evento é organizado pela Federação Portuguesa de Vela e do Clube Naval da Fuzeta e conta com o apoio da União de Freguesias de Moncarapacho e Fuseta.
(CM)