Após várias queixas recebidas, o PSD Algarve reuniu com a Associação Portuguesa de Insuficientes Renais (APIR), e afirma em comunicado que “veio a confirmar as suspeitas de graves falhas que lamentavelmente estão a ocorrer no transporte de doentes hemodialisados”.
“Sucede que aos doentes renais que contraíram Covid-19 tem-lhes sido negado transporte para as sessões de hemodiálise, o que, já em vários casos, implicou que esses doentes fossem reencaminhados do urgência para o Hospital de Faro, correndo risco de vida”, afirmam os social-democratas, acrescentando que “por outro lado, verificam-se problemas nos transportes para as consultas de pré-transplante e construção de acessos vasculares, o que não é compreensível”.
A APIR informou o presidente do PSD Algarve, Cristóvão Norte, que “as anomalias têm sido recorrentes e que se está perante um cenário de risco de vida, não tendo sido obtida qualquer resposta nas diligências junto da ARS Algarve”.
Cristóvão Norte assinala que “esta é uma situação intolerável, custa a crer, é urgente resolver e faremos as diligências junto do Governo e da ARS para por cobro a esta grave insuficiência”.