A Associação de Jardins-Escolas João de Deus lança esta segunda-feira uma petição para que seja criado a 11 de janeiro (data que assinala a morte do poeta e pedagogo) o Dia Nacional da Cartilha Maternal de João de Deus.
Escrita pelo poeta e pedagogo João de Deus e publicada em 1876, a Cartilha Maternal é uma obra pedagógica que serve de base a um método de ensino da leitura às crianças. É uma das obras mais vezes reimpressas em Portugal, tendo sido extensivamente usada nas escolas portuguesas por quase meio século, ainda mantendo seguidores hoje em dia.
“Por ser um sistema de ensino e aprendizagem da leitura que tem resistido ao desgaste do tempo, mantendo-se oportuno e vivo ao longo de gerações, encaramos a Cartilha Maternal como um legado nacional, como património imaterial, devido às memórias associadas a ela”, afirma Elisa Rodrigues, do Museu João de Deus.
Segundo a documentalista, a Cartilha Maternal alterou a forma como se aprende e virou o foco para o aluno que aprende a ler, e não tanto para o professor que ensina.
Elisa explica ainda que “ao querer conferir um caráter mais permanente à Cartilha Maternal e por a querer contextualizar no ensino pré-escolar, João de Deus Ramos tornou-a num dos pilares principais da metodologia que caracteriza o ensino nos Jardins-Escolas João de Deus por ele idealizados, onde crianças têm vindo a ser alfabetizadas com sucesso através desse sistem”».
“Pode-se afirmar que os Jardins-Escolas João de Deus, em grande parte, se tornaram os guardiões da manutenção deste sistema de ensino. Com efeito, ao longo de décadas o ensino da Cartilha Maternal nos Jardins-Escolas tem assentado em três bases fundamentais: 1º) que o alfabeto seja ensinado através da fonética; 2º) deva ser transmitido em pequenos grupos e respeitando o ritmo de aprendizagem de cada aluno; 3º) tendo regras básicas e simplificadas ao nível da prosódia”, refere Elisa Rodrigues.
Prestigiada no setor da educação há mais de um século, a Escola João de Deus é conhecida pela Cartilha Maternal e reconhecida pela qualidade do ensino, pelo seu sólido modelo pedagógico, pelo projeto educativo e pelos valores que defende.