O Município de Tavira assinala o Dia Mundial para a Sensibilização e Consciencialização da Distrofia Muscular de Duchenne e de Becker (DMD/BMD) com a iluminação de vermelho do edifício dos Paços do Concelho, na noite desta terça-feira.
De acordo com a Word Duchenne Organization (WDO), esta cor simbolizará a união das organizações, a nível mundial, cumprindo o objetivo de unir os doentes de Portugal e de Tavira ao resto do mundo.
“Esta data pretende sensibilizar e consciencializar a população sobre esta doença neuromuscular tipificada como Duchenne e de Becker, caracterizadas por perda de massa muscular e fraqueza progressivas e degeneração do músculo-esquelético, liso e cardíaco, sendo classificadas como doenças raras, as quais afetam 1 em cada 3.500 crianças do sexo masculino”, explica a autarquia tavirense.
As Distrofias de Duchenne e de Becker são pouco representativas nas mulheres, que embora assintomáticas, são portadoras da mutação que pode ser transmitida aos filhos, sendo, este ano, o dia 7 de setembro, assinalado pela Associação Portuguesa de Neuromusculares |APN com o mote “Duchenne e as Mulheres”.