Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Freepik AI
Saúde, Vida & Lazer

Nem batata frita, nem chocolate: hospedeira revela qual é a comida que ‘nunca’ deve pedir a bordo de um avião

Hospedeira de bordo revela qual é a comida que deve ‘sempre’ evitar durante os voos e explica por que razão pode prejudicar a sua saúde

17:50 7 Julho, 2025 18:03 7 Julho, 2025 | Luís Santos
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A alimentação durante os voos é um tema cada vez mais discutido entre profissionais da aviação e passageiros, principalmente por causa dos efeitos que a altitude tem no paladar e nas escolhas alimentares. A forma como os alimentos e bebidas são preparados, bem como o que se deve ou não consumir a bordo, levanta dúvidas e exige maior atenção por parte de quem viaja. Neste contexto, uma hospedeira decidiu revelar qual é, na sua opinião, a comida que deve ser evitada a bordo.

O impacto da altitude no paladar

A hospedeira de bordo, Celina Bedding, citada pelo Daily Express, alertou para um ponto específico: existem comidas que, segundo a sua experiência, não devem ser consumidas durante o voo.

Entre os exemplos mais comuns estão as refeições processadas e os lanches salgados, como tostas mistas e sanduíches, frequentemente ricos em sal e açúcar. Estas escolhas, de acordo com a hospedeira, são menos recomendáveis devido ao impacto da altitude na perceção do sabor e na saúde geral durante a viagem.

A mesma profissional explicou que a pressão dentro da cabine altera significativamente o paladar dos passageiros. Citada pela mesma fonte, afirmou: “a pressão da cabine faz com que percamos cerca de 30 por cento das papilas gustativas. Por isso, as empresas que preparam as refeições para as companhias aéreas acrescentam muito mais sal para garantir que o sabor continua agradável a 12 mil metros de altitude.”

Este fenómeno obriga os fornecedores de comida de bordo a adaptarem as receitas, aumentando os níveis de sal e açúcar para compensar a perda de sensibilidade gustativa. No entanto, esse ajuste pode não ser o mais saudável para o organismo, especialmente num ambiente seco e com menor oxigenação.

Sugestões para alternativas mais saudáveis

Apesar da popularidade de tostas e sanduíches nos voos, a hospedeira recomenda a escolha de opções mais leves e saudáveis. “Pode-se optar por uma salada ou uma salada de fruta, por exemplo. É importante beber bastante água antes, durante e depois do voo para manter o corpo hidratado”, indicou, citada pela mesma fonte.

Esta abordagem visa não só promover uma alimentação mais equilibrada em viagem, mas também minimizar os efeitos da desidratação e do desconforto digestivo, comuns em voos mais longos.

Atenção à água servida a bordo

Um dos conselhos mais diretos dados pela profissional foi sobre a água das casas de banho dos aviões. “Para todos os passageiros, quer sejam viajantes frequentes, ocasionais ou estejam a voar pela primeira vez, recomendo que nunca bebam água da torneira das casas de banho do avião.”

Segundo a mesma fonte, a advertência baseia-se em vários estudos que apontam para a inadequação desta água para consumo. Em muitas aeronaves, existem avisos junto às torneiras a indicar que a água não é potável.

Esta realidade poderá surpreender alguns passageiros, mas é considerada uma precaução de saúde importante.

O sumo preferido entre os tripulantes

A hospedeira revelou também que a bebida mais consumida pela tripulação é o sumo de tomate e que essa preferência não é casual.

O sumo de tomate contém umami, um sabor salgado e intenso que se mantém estável mesmo com as alterações gustativas causadas pela altitude, conforme indica a mesma fonte.

De acordo com uma investigação conduzida pela companhia aérea Lufthansa, o sumo de tomate é também a bebida mais pedida pelos passageiros. Isto confirma que, ao contrário de bebidas mais doces, esta opção continua a ser apelativa em pleno voo.

Mudanças sensoriais em ambiente de cabine

O ambiente seco e pressurizado de um avião altera a forma como os alimentos e bebidas são saboreados. A humidade baixa e a menor pressão afetam os receptores do paladar, reduzindo a perceção de sabores doces e salgados.

Produtos com umami, como o sumo de tomate, mantêm o sabor, o que justifica a sua preferência a bordo.

Esta realidade ajuda a explicar por que razão muitos passageiros acham a comida de avião insípida ou com sabor exagerado, de acordo com o Daily Express. O que parece pouco temperado em terra, pode tornar-se excessivamente carregado em sal quando servido a bordo.

Consumo consciente

Os conselhos da hospedeira têm como objetivo ajudar os passageiros a fazer escolhas mais acertadas durante os voos. Evitar refeições demasiado salgadas, optar por alimentos leves e manter uma boa hidratação são medidas simples que podem fazer a diferença no bem-estar durante e após a viagem.

Leia também: Milhares de portugueses em ‘grande risco’: se o seu código do cartão Multibanco estiver nesta lista, altere-o já

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Idosos a conversar. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Pensionistas recebem mês extra no verão, mas a data não é igual para todos: saiba quando entra o dinheiro na carteira

20:42 25 Junho, 2026 20:00 25 Junho, 2026 | João Luís

Há um pagamento reforçado a caminho para muitos pensionistas, mas o calendário pode variar conforme a entidade que paga a pensão

Praia fluvial odeleite. Crédito: CM Castro Marim
Algarve Vida & Lazer

Inaugura já esta sexta-feira a única praia fluvial do Algarve com Bandeira Azul: saiba onde a encontrar

20:12 25 Junho, 2026 19:54 25 Junho, 2026 | João Luís

Nova praia fluvial do Algarve inaugura esta sexta-feira, depois de anos de espera e de uma seca que atrasou a abertura do espaço

Carro estacionado em dia de calor. Crédito: Foto AI
Auto

Espanhóis recomendam: é isto que deve fazer para manter o interior de um carro estacionado mais ‘fresco’

19:30 25 Junho, 2026 19:08 25 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Temperaturas no interior de um carro estacionado podem subir para valores preocupantes em poucos minutos, pelo que é importante tomar medidas

Mulher de costas a limpar a casa. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Usa lixívia para limpar a casa? Há locais onde nunca o deve fazer e o erro pode sair caro

19:00 25 Junho, 2026 16:35 25 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Nem toda a casa pode ser limpa com lixívia. Há superfícies onde o produto danifica materiais e pode trazer riscos para a saúde

Algarve Cultura

Novas 7 Maravilhas levam 21 candidatos do Algarve a votação em Olhão

15:37 25 Junho, 2026 15:37 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Olhão recebe este sábado a meia-final regional das Novas 7 Maravilhas, com 21 candidatos algarvios em votação

Crowne Plaza Vilamoura.
Algarve Vida & Lazer

“Experiência extraordinária no coração do Algarve”: Crowne Plaza Vilamoura vai ser renovado para abrir em 2027 com novo nome

17:50 25 Junho, 2026 12:59 25 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Atual Crowne Plaza Vilamoura vai ser totalmente renovado e reabrir em 2027 como InterContinental Vilamoura – Algarve

Pano branco na janela de um carro. Crédito: Foto AI
Nacional

É deste tempo? Saiba o que pode significar um pano branco na janela do carro e o que deve fazer

16:00 25 Junho, 2026 15:21 25 Junho, 2026 | João Luís

Há sinais antigos que muitos condutores ainda reconhecem na estrada, mas nem todos têm o valor que parecem ter

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva forte e trovoada a caminho: depressão traz granizo, vento e uma’carga de água’ até este dia

13:42 25 Junho, 2026 19:56 25 Junho, 2026 | João Luís

Uma depressão atlântica vai mudar o estado do tempo em Portugal, com aguaceiros, trovoadas, granizo e descida das temperaturas

Economia Europe Direct Algarve

Algarve e Andaluzia lançam nova fase do projeto EURES Transfronteiriço

17:30 25 Junho, 2026 17:25 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Projeto EURES Transfronteiriço Andaluzia-Algarve decorrerá até março de 2028 e conta com 1,4 milhões de euros

Rua pintada com as cores da bandeira de Portugal em Sines.
Nacional Vida & Lazer

Dois irmãos pintaram uma rua de 65 metros no Alentejo para apoiar Portugal no Mundial e os vizinhos quiseram ajudar

11:14 24 Junho, 2026 11:14 24 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Em Sines, dois irmãos transformaram uma rua inteira num símbolo de apoio à Seleção e acabaram por arrastar toda a vizinhança

Laranjeira.
Algarve Economia

“Estimamos um prejuízo na ordem dos 20.000€”: toneladas de laranjas roubadas no Algarve para serem vendidas na EN125

08:20 22 Junho, 2026 15:41 21 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Furtos de laranjas estão a aumentar no Algarve e há produtores a denunciar perdas de várias toneladas e prejuízos elevados

Europe Direct Algarve Vídeo

Algarve 2030 tem 10,6 milhões de euros disponíveis para mobilidade sustentável [vídeo]

18:50 23 Junho, 2026 18:50 23 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Verba disponível pretende reforçar a mobilidade ativa e promover modos de transporte mais sustentáveis no Algarve

Mulher a fazer pagamento com cartão.
Economia Europe Direct Algarve

Euro digital dá primeiro passo na União Europeia: saiba o que muda nos pagamentos

17:30 23 Junho, 2026 17:05 23 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O euro digital recebeu a primeira luz verde no Parlamento Europeu. A moeda eletrónica deverá ser emitida pelo Banco Central Europeu

Avião da Ryanair a levantar voo. Crédito: Freepik AI
Economia Vida & Lazer

Novas regras na Ryanair para quem viaja com filhos: saiba o que vai mudar

16:50 25 Junho, 2026 16:22 25 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Viajar com crianças na Ryanair passa a ser diferente. A companhia aérea alterou uma regra que gerava críticas entre muitas famílias e a mudança já está a produzir efeitos nas novas reservas

Opinião

Será que os sismos “só acontecem aos outros?” – Tragédias anunciadas ou mais vale prevenir? | Por António Nóbrega

16:10 25 Junho, 2026 16:11 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"O sismo de hoje na Venezuela representa um aviso para todos nós. Estamos certos de que é possível simplificar e garantir a segurança"

Mundo Opinião

Bilhete Postal: A criança e as bombas de guerra | Por Eduardo Costa

15:22 25 Junho, 2026 15:14 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

“As nossas crianças são vítimas colaterais de uma guerra que está aqui ‘à porta’ e sentem-na”

Idosos a conversar. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Pensionistas recebem mês extra no verão, mas a data não é igual para todos: saiba quando entra o dinheiro na carteira

20:42 25 Junho, 2026 20:00 25 Junho, 2026 | João Luís

Há um pagamento reforçado a caminho para muitos pensionistas, mas o calendário pode variar conforme a entidade que paga a pensão

Praia fluvial odeleite. Crédito: CM Castro Marim
Algarve, Vida & Lazer

Inaugura já esta sexta-feira a única praia fluvial do Algarve com Bandeira Azul: saiba onde a encontrar

20:12 25 Junho, 2026 19:54 25 Junho, 2026 | João Luís

Nova praia fluvial do Algarve inaugura esta sexta-feira, depois de anos de espera e de uma seca que atrasou a abertura do espaço

Carro estacionado em dia de calor. Crédito: Foto AI
Auto

Espanhóis recomendam: é isto que deve fazer para manter o interior de um carro estacionado mais ‘fresco’

19:30 25 Junho, 2026 19:08 25 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Temperaturas no interior de um carro estacionado podem subir para valores preocupantes em poucos minutos, pelo que é importante tomar medidas

Mulher de costas a limpar a casa. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Usa lixívia para limpar a casa? Há locais onde nunca o deve fazer e o erro pode sair caro

19:00 25 Junho, 2026 16:35 25 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Nem toda a casa pode ser limpa com lixívia. Há superfícies onde o produto danifica materiais e pode trazer riscos para a saúde

Algarve, Cultura

Novas 7 Maravilhas levam 21 candidatos do Algarve a votação em Olhão

15:37 25 Junho, 2026 15:37 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Olhão recebe este sábado a meia-final regional das Novas 7 Maravilhas, com 21 candidatos algarvios em votação

Crowne Plaza Vilamoura.
Algarve, Vida & Lazer

“Experiência extraordinária no coração do Algarve”: Crowne Plaza Vilamoura vai ser renovado para abrir em 2027 com novo nome

17:50 25 Junho, 2026 12:59 25 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Atual Crowne Plaza Vilamoura vai ser totalmente renovado e reabrir em 2027 como InterContinental Vilamoura – Algarve

Pano branco na janela de um carro. Crédito: Foto AI
Nacional

É deste tempo? Saiba o que pode significar um pano branco na janela do carro e o que deve fazer

16:00 25 Junho, 2026 15:21 25 Junho, 2026 | João Luís

Há sinais antigos que muitos condutores ainda reconhecem na estrada, mas nem todos têm o valor que parecem ter

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva forte e trovoada a caminho: depressão traz granizo, vento e uma’carga de água’ até este dia

13:42 25 Junho, 2026 19:56 25 Junho, 2026 | João Luís

Uma depressão atlântica vai mudar o estado do tempo em Portugal, com aguaceiros, trovoadas, granizo e descida das temperaturas

Economia, Europe Direct Algarve

Algarve e Andaluzia lançam nova fase do projeto EURES Transfronteiriço

17:30 25 Junho, 2026 17:25 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Projeto EURES Transfronteiriço Andaluzia-Algarve decorrerá até março de 2028 e conta com 1,4 milhões de euros

Rua pintada com as cores da bandeira de Portugal em Sines.
Nacional, Vida & Lazer

Dois irmãos pintaram uma rua de 65 metros no Alentejo para apoiar Portugal no Mundial e os vizinhos quiseram ajudar

11:14 24 Junho, 2026 11:14 24 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Em Sines, dois irmãos transformaram uma rua inteira num símbolo de apoio à Seleção e acabaram por arrastar toda a vizinhança

Laranjeira.
Algarve, Economia

“Estimamos um prejuízo na ordem dos 20.000€”: toneladas de laranjas roubadas no Algarve para serem vendidas na EN125

08:20 22 Junho, 2026 15:41 21 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Furtos de laranjas estão a aumentar no Algarve e há produtores a denunciar perdas de várias toneladas e prejuízos elevados

Europe Direct Algarve, Vídeo

Algarve 2030 tem 10,6 milhões de euros disponíveis para mobilidade sustentável [vídeo]

18:50 23 Junho, 2026 18:50 23 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Verba disponível pretende reforçar a mobilidade ativa e promover modos de transporte mais sustentáveis no Algarve

Mulher a fazer pagamento com cartão.
Economia, Europe Direct Algarve

Euro digital dá primeiro passo na União Europeia: saiba o que muda nos pagamentos

17:30 23 Junho, 2026 17:05 23 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O euro digital recebeu a primeira luz verde no Parlamento Europeu. A moeda eletrónica deverá ser emitida pelo Banco Central Europeu

Avião da Ryanair a levantar voo. Crédito: Freepik AI
Economia, Vida & Lazer

Novas regras na Ryanair para quem viaja com filhos: saiba o que vai mudar

16:50 25 Junho, 2026 16:22 25 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Viajar com crianças na Ryanair passa a ser diferente. A companhia aérea alterou uma regra que gerava críticas entre muitas famílias e a mudança já está a produzir efeitos nas novas reservas

Opinião

Será que os sismos “só acontecem aos outros?” – Tragédias anunciadas ou mais vale prevenir? | Por António Nóbrega

16:10 25 Junho, 2026 16:11 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"O sismo de hoje na Venezuela representa um aviso para todos nós. Estamos certos de que é possível simplificar e garantir a segurança"

Mundo, Opinião

Bilhete Postal: A criança e as bombas de guerra | Por Eduardo Costa

15:22 25 Junho, 2026 15:14 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

“As nossas crianças são vítimas colaterais de uma guerra que está aqui ‘à porta’ e sentem-na”

Últimas Notícias

  • Pensionistas recebem mês extra no verão, mas a data não é igual para todos: saiba quando entra o dinheiro na carteira
    Pensionistas recebem mês extra no verão, mas a data não é igual para todos: saiba quando entra o dinheiro na carteira
  • Inaugura já esta sexta-feira a única praia fluvial do Algarve com Bandeira Azul: saiba onde a encontrar
    Inaugura já esta sexta-feira a única praia fluvial do Algarve com Bandeira Azul: saiba onde a encontrar
  • Metrobus do Algarve fica em risco: motivo é falta de financiamento e este é o valor pedido ao Governo
    Metrobus do Algarve fica em risco: motivo é falta de financiamento e este é o valor pedido ao Governo
  • Espanhóis recomendam: é isto que deve fazer para manter o interior de um carro estacionado mais ‘fresco’
    Espanhóis recomendam: é isto que deve fazer para manter o interior de um carro estacionado mais ‘fresco’
  • Usa lixívia para limpar a casa? Há locais onde nunca o deve fazer e o erro pode sair caro
    Usa lixívia para limpar a casa? Há locais onde nunca o deve fazer e o erro pode sair caro

Opinião

  • Será que os sismos “só acontecem aos outros?” – Tragédias anunciadas ou mais vale prevenir? | Por António Nóbrega
    Será que os sismos “só acontecem aos outros?” – Tragédias anunciadas ou mais vale prevenir? | Por António Nóbrega
  • Bilhete Postal: A criança e as bombas de guerra | Por Eduardo Costa
    Bilhete Postal: A criança e as bombas de guerra | Por Eduardo Costa
  • Resenha do livro: “Os Dias de Vidro” | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]
    Resenha do livro: “Os Dias de Vidro” | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]

Europe Direct Algarve

  • Algarve e Andaluzia lançam nova fase do projeto EURES Transfronteiriço
    Algarve e Andaluzia lançam nova fase do projeto EURES Transfronteiriço
  • Resenha do livro: “Os Dias de Vidro” | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]
    Resenha do livro: “Os Dias de Vidro” | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal