Este domingo ao final da tarde foi detetado o primeiro caso de infecção por covid-19 entre os membros do Governo. O ministro em causa é Manuel Heitor, o responsável governamental pelo ensino superior e ciência, avança o Expresso.
Numa nota emitida já na madrugada de segunda-feira, o Governo afirma que o ministro “não tem sintomas e encontra-se em confinamento domiciliário.”
Entretanto, antes das oito da manhã de segunda-feira, uma nova nota do Governo informou que António Costa e todos os outros ministros já com testes conhecidos tiveram resultado negativo. Restam em isolamento, aguardando resultados o MNE Augusto Santos Silva e o ministro do Ambiente. “Por determinação da DGS ficarão em confinamento, apesar de testarem negativo, o ministro do Planeamento e a ministra do Trabalho Solidariedade e Segurança Social que ladeiam o MCTES na reunião do Conselho de Ministros”, acrescenta a mesma nota.
De acordo com informações avançadas pelo Jornal de Notícias, o ministro do Ensino Superior terá tido um encontro com a Comissária Europeia da Inovação, Maryia Gabriel, que este sábado confirmou estar infetada com covid-19.
Alguns dos governantes com assento no Conselho de Ministros já terão sido testados e os restantes elementos com presença neste órgão vão ser testados esta segunda-feira.
Ainda de acordo com a nota do Governo, “todos os membros do Governo que participaram na reunião do Conselho de Ministros da passada quinta-feira estão a ser testados, mesmo os que não tiveram um contacto próximo com o ministro Manuel Heitor”.
Os governantes estiveram reunidos presencialmente em São Bento na última quinta-feira, para aprovação da proposta de lei de Orçamento de Estado para 2021. Manuel Heitor era naturalmente um desses ministros presentes no encontro. Este domingo, o Conselho de Ministros voltou a reunir-se, mas num encontro virtual e à distância.
Além do primeiro-ministro, e de Manuel Heitor, integram o Governo 18 ministros.
Os resultados dos testes serão conhecidos até ao início da manhá de segunda-feira e posteriormente divulgados, adianta o Executivo.
Manuel Heitor tem 62 anos, é Professor Catedrático no Instituto Superior Técnico, Lisboa, sendo doutorado pelo Imperial College de Londres em Engenharia Mecânica. É ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior desde 2015, tendo transitado do primeiro para o segundo Governo de António Costa.
Heitor teve dois eventos públicos nos últimos dias: na apresentação da “Coleção Ciência & Conhecimento”, em Óbidos, onde esteve de máscara até discursar (ao ar livre); e na comemoração dos 40 anos do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores (INESC), em Lisboa, noticia o EXPRESSO.