Os hospitais do Norte, Hospital de S. João e Hospital de Braga, foram os que mais operações realizaram, até novembro de 2021, e num ano marcado pela pandemia bateram recordes de cirurgias. De acordo com os dados do Portal do SNS analisados pelo “Jornal de Notícias”, S. João foi o hospital que mais operou em todo o país, seguido do de Braga.
Os hospitais aproveitaram os incentivos financeiros para recuperar a atividade em atraso, fora das horas de trabalho, reorganizaram os tempos dos blocos operatórios e alguns arrendaram espaços em unidades privadas e sociais para melhorar a resposta e reduzir os tempos de espera.
A nível nacional, 2019 tinha sido o melhor ano de sempre no que respeita à atividade cirúrgica realizada, cenário que se deverá alterar, uma vez que a atividade até novembro de 2021 (últimos dados disponíveis) ultrapassou a realizada até ao período homólogo de 2019. As cirurgias realizadas através do Serviço Nacional de Saúde durante a pandemia podem, assim, vir a superar os valores pré-pandémicos.
- Texto: Expresso, jornal parceiro do POSTAL