Faz esta segunda-feira um ano que foi administrada em Portugal a primeira vacina contra a covid-19.
António Sarmento, de 65 anos e médico infeciologista no Hospital São João, foi o primeiro a receber a primeira dose da vacina contra a covid-19. Uma semana depois, a 4 de janeiro de 2021, Celeste Heleno, de 100 anos, foi a primeira utente de lar a receber este escudo protetor da vacina.
Desde 27 de dezembro de 2020 quase 8,7 milhões de pessoas foram vacinadas e mais de 2,5 milhões receberam a dose de reforço.
O processo de vacinação não foi linear e teve até algumas polémicas pelo meio, desde falhas de entregas de lotes a problemas de vacinação indevida – como, por exemplo, pessoas saudáveis que receberam a vacina antes do tempo.
Estes casos levaram à demissão de Francisco Ramos, a 3 de fevereiro, substituído pelo vice-almirante Gouveia e Melo, que coordenou o plano de vacinação contra a covid-19 até setembro, quando a task force foi extinta.
Foi preciso chegar a outubro para atingir um recorde: 85% da população portuguesa já tinha duas doses administradas. Portugal tornava-se assim o país do mundo com mais vacinados.
Os primeiros a serem vacinados foram os profissionais de saúde e os trabalhadores e utentes dos lares de idosos.
A 21 de abril começou a aplicar-se o critério por faixa etária decrescente, ainda que as pessoas com doenças consideradas de risco continuassem a ter prioridade. É também nesta fase que começa a funcionar o autoagendamento.
Um ano depois, os portugueses são referidos muitas vezes como exemplo por causa da elevada adesão.
O esquema vacinal completo permitiu à maioria dos que – mesmo assim – contraíram a doença sobreviver. Entre fevereiro e outubro de 2021, não morreu nenhum infetado com covid-19 entre os 30 e os 49 anos.
A população com mais de 80 anos é a que mais mortalidade registou: entre os 18 e os 28% de pessoas infetadas acabara por perder a vida.
Com o frio do inverno e o aparecimento da variante Ómicron, o número de novos casos voltou a disparar. Arrancou a dose de reforço, por faixas etárias, e foi aprovada a vacinação das crianças.
VACINAÇÃO NA UE COMEÇOU HÁ UM ANO E JÁ CHEGOU A MAIS DE 78% DOS ADULTOS
A vacinação na União Europeia (UE) também arrancou há precisamente um ano, estando mais de 78% dos adultos totalmente vacinados, assinalou esta segunda-feira a presidente da Comissão Europeia, pedindo que os Estados-membros continuem este “longo caminho” com doses de reforço.
“Exatamente há um ano, as campanhas de vacinação contra a covid-19 começaram em toda a Europa e percorremos um longo caminho no espaço de um ano: mais de 78% dos adultos na União Europeia estão agora [totalmente] vacinados”, declarou a líder do executivo comunitário, Ursula von der Leyen, numa mensagem em vídeo divulgada.
Na publicação feita na rede social Twitter, a responsável vincou que o atual “aumento do número de infeções e em particular a rápida propagação da [variante] Ómicron tornam a vacinação ainda mais importante”.
“A vacinação, incluindo as doses de reforço, são atualmente a nossa melhor proteção. Temos doses suficientes para que todos possam ser vacinados e receber uma vacina de reforço, portanto, protejamo-nos a nós próprios e aos outros”, apelou Ursula von der Leyen. “Esta é a nossa melhor hipótese de vencer este vírus”, salientou a responsável.
Na mesma mensagem, a líder do executivo comunitário aproveitou ainda para agradecer a todos os profissionais do setor da saúde por trabalharem durante horas a fio “para administrar as vacinas” e também para cuidar dos doentes infetados.
Dados do Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) sobre a vacinação na UE revelam que 79,1% da população adulta no espaço comunitário está totalmente vacinada, percentagem que é de 67,8% se forem consideradas todas as faixas etárias.
Em termos absolutos, os dados do ECDC – que têm por base as notificações dos Estados-membros e estão disponíveis no site da agência sobre vacinação – revelam que 289 milhões de adultos na UE estão totalmente vacinados. Quanto à população total, são 303 milhões os totalmente inoculados.
– Notícia da SIC Notícias, televisão parceira do POSTAL