O Departamento de Defesa dos Estados Unidos (DoD) vai anunciar em breve uma vacina eficaz contra a Covid-19, incluindo as variantes Omicron e Delta, bem como todos os outros coronavírus, responsáveis pela morte de milhões de pessoas em todo o mundo.
A conquista é fruto de quase dois anos de trabalho com o vírus no Instituto de Pesquisa do Exército Walter Reed, o maior centro de investigação biomédica do DoD.
Segundo a publicação Defense One, a vacina funciona não apenas contra as atuais estirpes e variantes, mas também contra futuras. Tem a particularidade de usar uma proteína em forma de bola de futebol com 24 faces o que permite aos cientistas anexar os picos de várias estirpes de coronavírus em diferentes superfícies da proteína.
A vacina desenvolvida em Walter Reed – Spike Ferritin Nanoparticle Covid-19 ou SpFN – foi testada em animais no início deste ano com resultados positivos.
A fase 1 dos testes em humanos terminou este mês e também teve resultados positivos, segundo disse à mesma publicação o diretor do departamento de doenças infecciosas de Walter Reed, Kayvon Modjarrad.
Mas enquanto os resultados da fase 1 estão a ser analisados, a vacina não passa para as fases seguintes.
O estudo foi publicado na revista Nature.
MAIS DE 5,35 MILHÕES DE MORTOS NO MUNDO
A covid-19 provocou mais de 5,35 milhões de mortes em todo o mundo desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.
Em Portugal, desde março de 2020, morreram 18.812 pessoas e foram contabilizados 1.233.608 casos de infeção, segundo dados da Direção-Geral da Saúde.
A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em vários países.
Uma nova variante, a Ómicron, classificada como “preocupante” pela Organização Mundial da Saúde (OMS), foi detetada na África Austral, mas desde que as autoridades sanitárias sul-africanas deram o alerta, a 24 de novembro, foram notificadas infeções em pelo menos 89 países de todos os continentes, incluindo Portugal.
– Notícia da SIC Notícias, televisão parceira do POSTAL