“Fibromialgia e Síndrome de Fadiga Crónica: invisíveis, mas reais!” é o tema da próxima sessão informativa, promovida pelo Espaço Saúde 360º Algarve, em Faro, em parceria com a Associação Nacional Contra a Fibromialgia e Síndrome de Fadiga Crónica (MYOS) e com o Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA). A sessão terá lugar no dia 28 de junho, das 14:30 às 16:00, no auditório do CHUA.
A iniciativa pretende informar e sensibilizar a comunidade para estas doenças crónicas, alertando para as principais queixas e sintomas, o diagnóstico, as potenciais causas ou fatores de agravamento, o tratamento disponível e as medidas não farmacológicas (educação do doente), de forma a promover a literacia sobre a doença e a melhoria da qualidade de vida de quem vive com fibromialgia ou com síndrome de fadiga crónica.
“Esta sessão tem como objetivo sensibilizar a população para esta problemática, ao mesmo tempo que pretende promover a literacia em saúde e potenciar a mudança para hábitos de vida mais saudáveis, de forma a consciencializar e preservar a saúde e a qualidade de vida de cada cidadão”, afirma Ricardo Valente Santos, psicólogo e gestor do projeto Espaço Saúde 360º Algarve.
A iniciativa conta com a participação do enfermeiro Ricardo Fonseca, presidente da Direção Nacional da MYOS, associada da Plataforma Saúde em Diálogo.
“A fibromialgia e a síndrome de fadiga crónica são consideradas doenças invisíveis, porém tanto os seus sintomas, caracterizados por dor e fadiga extrema, como os desafios de viver com estas doenças são reais. Esta sessão pretende sensibilizar a população e os profissionais de saúde para a importância do diagnóstico atempado, para que seja possível o correto acompanhamento médico e que o doente possa gerir a sua condição de um modo mais saudável. Este tipo de iniciativas, abertas ao público, permitem-nos criar condições para que quem enfrenta os desafios da fibromialgia e da síndrome de fadiga crónica possa sentir-se mais apoiado no seu percurso”, refere Ricardo Fonseca.
A iniciativa é gratuita e aberta ao público em geral, mediante inscrição obrigatória aqui.
A sessão “Fibromialgia e Síndrome de Fadiga Crónica: invisíveis, mas reais!” está enquadrada na iniciativa “Saúde em Dia”, um conjunto de sessões informativas que pretendem esclarecer a população algarvia sobre importantes temas da área da saúde, através de uma comunicação simples e objetiva, que desmitifica alguns conceitos erróneos.
Sobre o Espaço Saúde 360º Algarve
O Espaço Saúde 360º Algarve é um projeto promovido pela Plata521forma Saúde em Diálogo e financiado pelo Programa Operacional Regional – CRESC Algarve 2020 e pela Portugal Inovação Social através de Fundos da União Europeia, que decorre até dezembro de 2022.
Esta iniciativa, inspirada pelas diretrizes e objetivos definidos no Plano de Ação para a Literacia em Saúde 2019-2021 da Direção Geral da Saúde, está alinhada com os princípios da coesão social e territorial e pretende promover a literacia em saúde em cidadãos com mais de 65 anos, baixa escolaridade e baixos rendimentos e em maior risco de isolamento de várias freguesias algarvias.
Este projeto tem como objetivo favorecer os determinantes comportamentais inerentes a um estilo de vida saudável, com avaliação final do impacto da intervenção na qualidade de vida e bem-estar de cada utente, através de uma abordagem integrada e centrada no cidadão e assente em parcerias e colaborações locais, tais como: municípios, freguesias, unidades de saúde, IPSS, associações de doentes, e outras entidades públicas e privadas na área social e da saúde.