Predominantemente vegetariana a Índia tem uma gastronomia repleta de fragrâncias e cores que se atribuem à enorme variedade de especiarias que são usadas na elaboração dos seus pratos.
Um dos condimentos mais utilizados é a “masala”, o que nós chamamos de “caril”, que, na verdade, não é uma especiaria mas sim a mistura de sete ou mais especiarias que cada região combina de maneira diferente, sendo as mais usuais o anis, o cardamomo, o cominho, o açafrão, o gengibre, a canela, o cravinho, a noz-moscada e a pimenta, onde também adicionam uma enorme quantidade de chili, o que faz com que os seus pratos sejam muito picantes.
O que vamos preparar hoje é um menu composto por bebida, prato principal e acompanhamento, são receitas fáceis de preparar com ingredientes que encontramos com facilidade e que nos irão transportar ao intenso país que é a Índia.
Arroz com curcuma e limão
O arroz é o cereal rei na Índia e o acompanhamento ideal para servir com caril.
Esta receita pode ser feita com arroz agulha normal ou com arroz basmati e leva um toque de limão, o que lhe confere frescura.
Ingredientes:
2 chávenas de arroz (agulha ou basmati) cozinhado apenas com água e sal
Sumo e raspa de 1 limão
1 colher de chá de sementes de mostarda
1 colher de chá de curcuma (açafrão-das-índias)
Azeite
½ chávena de sultanas douradas
Preparação:
Colocar um pouco de azeite numa frigideira e adicionar as sementes de mostarda.
Baixar o lume ao mínimo e quando as sementes de mostarda começarem a saltitar juntar a curcuma e a raspa da casca do limão e as sultanas douradas.
Mexer um pouco e juntar o arroz cozido, mexer bem até o arroz absorver todos os sabores, regar com o sumo de limão, voltar a mexer e servir.
Caril de tofu
Nesta receita não vamos utilizar o tradicional pó de caril à venda nos supermercados, vamos sim elaborar muito facilmente o nosso “masala” ou caril, misturando especiarias que temos habitualmente ao nosso dispor.
O resultado é um caril perfumado e não muito intenso que vai dar um toque exótico à nossa receita.
Ingredientes:
250 gr de tofu
6 colheres de sopa de azeite
1 cebola média picada
1 chávena de ervilhas cozidas
3 dentes de alho picados; 1 rodela de 1cm de gengibre fresco
10 cajus
½ iogurte natural (ou de soja natural); ½ pimento vermelho
½ colher de chá de curcuma (açafrão-das-indias); ½ colher de chá cravinho em pó; ½ colher de chá de canela; ½ colher de chá de coentros em pó; 1 vagem de cardamomo (apenas as sementes); ½ colher de chá de piri-piri em pó
Sal; folhas de coentros (para decorar e dar um toque fresco final)
Preparação:
Cortar o tofu em cubos e salteá-lo numa frigideira com a metade do azeite até que fiquem douradinhos. Retirar para um prato e reservar.
Numa panela colocar o restante azeite e adicionar a cebola, os dentes de alho e o gengibre tudo picadinho e deixar refogar por uns minutos.
Adicionar os cajus, um copo de água e os restantes ingredientes, excepto as ervilhas, os coentros e o tofu salteado.
Deixar ferver durante uns cinco minutos e triturar com a varinha mágica até obter um molho uniforme. Adicionar a este molho as ervilhas cozidas e o tofu salteado e deixar cozinhar em lume brando durante uns dez minutos sem deixar secar o molho.
Servir quente decorado com os coentros picados.
Lassi de agrião
O Lassi é uma bebida refrescante composta por iogurte e água, à qual adicionamos fruta, legumes ou especiarias e pode ser doce ou salgada.
A receita de hoje serve como acompanhamento do caril de tofu e do arroz de curcuma e limão, pelo que optei pela vertente salgada e refrescante para dar leveza a esta refeição, também leva cominhos, pois estes facilitam a digestão dos alimentos.
Ingredientes:
1 iogurte natural (ou de soja)
1 litro de água
1 (colher de chá) de cominhos em pó
2 punhados de agriões frescos
Sal fino a gosto
Decoração:
Banana; morango; manga e pepitas de chocolate
Preparação:
Misturar todos os ingredientes num liquidificador, Bimby ou com a varinha mágica até obter um líquido homogéneo. Servir frio.
(Artigo publicado no Caderno Semear Saúde)