O pico de novas infeções de covid-19 na faixa etária dos zero aos nove anos já “aconteceu há cerca de uma semana”. A conclusão resulta da análise do matemático Óscar Felgueiras. Em declarações ao jornal “Público”, o matemático realça que os números da incidência cumulativa a sete dias estão a descer há quatro dias.
“Neste momento aquilo que há de mais notório é de facto uma diminuição da incidência semanal nas crianças, que foi de cerca de 7% nos últimos quatro dias”, explica Óscar Felgueiras. O matemático acrescenta que “é expectável que com o atingir do pico nesta faixa etária haja um alastrar também para as outras, que já mostram também uma tendência de estabilização, mas que é natural que sigam depois o rumo que já foi iniciado pelas crianças”.
Carlos Antunes, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, que também sublinha que o pico nas crianças ja passou, explica que “depois de passar pelo pico a sequência é a mesma, ou seja, a primeira faixa etária a responder no aumento é também a primeira faixa a responder na redução de casos”.
“Provavelmente estamos agora a passar pelo pico”, realça Óscar Felgueiras. “Com o espaçar dos dias isso será mais claro e entre hoje e amanhã vamos ter a certeza de que já passou.”
- Texto: Expresso, jornal parceiro do POSTAL