As pessoas que dormem na rua vão poder receber dinheiro e vales para alimentação se concordarem em vacinar-se contra a covid-19, segundo confirmou o jornal The Guardian junto do governo britânico.
A proposta tinha sido avançada por Eddie Hughes, membro do Parlamento do Reino Unido, a vários ministros e líderes do conselho britânico a 17 de dezembro, alegando que as pessoas em situação de sem-abrigo são um grupo de risco e mais vulnerável à infeção, além de serem uma comunidade renitente em tomar vacinas.
Segundo Eddie Hughes, as autoridades locais podem recorrer a parte do orçamento de 28 milhões de libras dado pelo Governo para o sistema de proteção e vacinação à covid para providenciarem dinheiro e vales para compra de comida aos sem abrigo, incentivando assim a vacinação junto deste grupo.
A medida foi divulgada pela primeira vez no Local Governement Chronicle, segundo o The Guardian, e ocorre num momento em que o país enfrenta uma crecente impaciência nos círculos governamentais devido aos cidadãos que são se querem vacinar – e embora o Reino Unido tenha uma taxa de 85% de pessoas vacinadas com as duas doses, restam milhões de cidadãos ainda sem imunização completa.
A população que vive nas ruas foi especialmente atingida pela covid-19 em Inglaterra, e em 2020 representou uma em cada 50 mortes associada à doença, segundo o gabinete de estatísticas do Reino Unido (ONS).
- Texto: Expresso, jornal parceiro do POSTAL