O Posto de Comando Distrital revela hoje em nota informativa os dados referentes às ações de coordenação estratégica em matéria de prevenção, preparação e resposta face à pandemia até ao dia 29 de outubro.
Em termos de Zonas de Apoio à População (ZAP) de âmbito municipal e regional, instaladas nos 16 municípios, existem 36 Estruturas com capacidade de 1996 camas, que permitem praticar o isolamento profilático, quarentena e reserva social (apoio a lares). Sabe-se ainda que estão acionadas 2 ZAP nos Municípios de Castro Marim e Portimão e um Centro de Acolhimento, em Tavira, para quarentena/isolamento profilático. Já as Unidades Hoteleiras e Militares em reserva nos municípios algarvios são 16 estruturas, com capacidade de 715 camas.
No Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) procedeu-se à instalação de circuitos exteriores de doentes covid-19 nas Unidades Hospitalares de Faro e de Portimão, de modo a dar apoio à autoridade de saúde. Já no Hospital de Faro ampliou-se a capacidade de internamento, com 50 camas a figurar no Pavilhão do Sporting Clube Farense. Estão ainda à disposição locais para desinfeção de ambulância e depósito de equipamento contaminados nas Unidades Hospitalares de Faro e de Portimão.
Existem à disposição espaços para uma eventual necessidade de instalar Hospitais de Campanha, nomeadamente em Faro, no Pavilhão Desportivo Municipal da Penha e em Portimão, no Portimão Arena.
Em matéria de transporte dedicado a doentes covid-19, a nota informativa revela que se procedeu à criação de dois Grupos de reforço sanitários, a constituir com meios da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP), Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e Bombeiros, para assegurar a resposta no âmbito do Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM) e assegurar uma reserva estratégica regional para apoiar qualquer um dos municípios em caso de necessidade. Foi também colocado em prática o Planeamento de um pool de autocarros (tipo urbano) com capacidade de transportar pessoas com mobilidade reduzida.
Desde dia 5 de agosto, realizaram-se 386 visitas de acompanhamento, através de técnicos da saúde, segurança social e proteção civil, em todos os municípios da região do Algarve, com o objetivo de apoiar as Instituições na implementação das medidas adequadas, num carácter preventivo e pedagógico, que visem dirimir o risco de infeção por covid-19. Albufeira (33), Alcoutim (9), Aljezur (3), Castro Marim (4), Faro (50), Lagoa (26), Lagos (33), Loulé (67), Monchique (8), Olhão (26), Portimão (48), São Brás de Alportel (11), Silves (14), Tavira (35), Vila do Bispo (11) e Vila Real de Santo António (8).
Com atualização dia 29 de outubro, às 23:59, registam-se no Algarve 879 casos ativos da doença provocada pela SARS-CoV-2. O número total de casos confirmados é de 2.723. O número de internamentos está agora nos 34, enquanto o número de casos em vigilância ativa se situa 1.408. Já morreram 34 pessoas de covid-19, enquanto 1.810 recuperaram.
Portugal ultrapassou hoje todos os recordes desde o início da pandemia covid-19 com o registo de 40 mortos, 4.656 infetados e 1.927 doentes internados, 275 dos quais em cuidados intensivos, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).
De acordo com o boletim epidemiológico da DGS, o nosso país regista hoje o número mais elevado de novos casos desde março, início da pandemia, contabiliza 137.272 casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus e 2.468 óbitos.