O agendamento para vacinação contra a covid-19 das crianças de 7 anos começou esta terça-feira. A marcação pode ser feita no site da Direção-Geral da Saúde.
A vacinação das crianças com esta idade vai realizar-se em dois períodos do próximo ano: de 6 a 9 de janeiro (para crianças entre os 9 e os 7 anos), e de 15 a 16 de janeiro (para a faixa etária entre os 6 e os 7 anos). No entanto, para já o site da DGS está apenas a aceitar marcações para as primeiras datas, ou seja, 6 a 9 de janeiro.
A vacinação das crianças em Portugal Continental começou no passado dia 18 de dezembro, sábado, com a inoculação das crianças na faixa etária entre os 9 e os 11 anos. Nesse fim de semana receberam a vacina mais de mais de 96 mil crianças: apenas perto de 77 mil tinham feito o agendamento, mas mais de 11 mil crianças, a maioria entre os 5 e os 10 anos, apareceram nos centros de vacinação sem marcação para receberem a vacina pediátrica da Pfizer.
Este regime de casa aberta foi anunciado no próprio dia pelo Governo, que garantiu que todas as crianças a partir dos 5 anos vão ter oportunidade de se vacinar nas próximas semanas, independentemente da idade. No total, há cerca de 630 mil crianças elegíveis para receber a vacina.
Segundo o calendário anunciado pelo Governo, depois das crianças com 7, 8 e 9 anos serem vacinadas entre os dias 6 e 9 de janeiro de 2022, e das crianças com 7 e 6 anos serem vacinadas no fim de semana seguinte (15 e 16), é a vez das crianças com 5 anos, que deverão poder marcar a vacinação pediátrica para 22 e 23 de janeiro.
A administração das segundas doses pediátricas deverá começar a 5 e 6 de fevereiro de 2022, também um fim de semana, sendo que está previsto este processo alargar-se até 13 de março.
Neste momento também é possível realizar no site da DGS o agendamento para vacinação no caso das pessoas com 55 ou mais anos, ou que tenham mais de 40 anos e tenham recebido a vacina da Janssen (dose única).