Apostar em terapias experimentadas e comprovadas na abordagem que fazem aos problemas de saúde tem sido desde o início uma das mais importantes linhas de actuação da Associação Semear Saúde.
Esta é uma aposta que a Semear Saúde faz sempre com o objectivo de facilitar o acesso dos pacientes às respostas mais adequadas aos seus problemas e desta vez a associação passa a disponibilizar em Tavira uma terapêutica inovadora, situada no espectro das terapêuticas mais modernas em aplicação no mundo, o BodyTalk.
Este sistema integrado de saúde, como é classificado pelos criadores do sistema internacional que tem já terapeutas por todos os continentes, aposta numa abordagem integral do ser humano como forma de potenciar o bem-estar e a saúde.
“Compreendendo corpo, espírito e mente, trata-se de uma terapêutica focada na visão integral do ser humano como ferramenta para uma consciencialização promotora da saúde”, explica Penelope Reyes.
A representante no Algarve do sistema BodyTalk falou ao SEMEAR SAÚDE quando se prepara para, a partir de 26 de Maio, integrar a equipa de terapeutas da Associação Semear Saúde em Tavira, passando a dar consultas todas as sexta-feiras.
Penelope Reyes é, a par com outro terapeuta do Porto, a única especialista certificada para aplicar a terapia BodyTalk em Portugal e vai disponibilizar esta abordagem em Tavira, recorrendo a diversas ferramentas integrantes do sistema BodyTalk, nomeadamente o MindScape.
A terapeuta esclarece que o MindScape é uma ferramenta preciosa no auxílio dos pacientes para que possam prosseguir com os seus avanços no método BodyTalk.
Quando o paciente e o seu corpo são os veículos da terapêutica e do sucesso
Quando se fala em progressos do paciente, não é um discurso meramente incidental. Na verdade, explica Penelope Reyes, o método BodyTalk aposta em que o paciente oiça o seu corpo e se consciencialize do que são as prioridades a serem abordadas para caminhar a favor do bem-estar e de uma saúde integrais.
“O paciente tem de se aprender a ouvir e neste campo o terapeuta é um facilitador dotado de ferramentas e processos capazes de facilitar esta percepção das necessidades do eu”, refere.
É o próprio organismo que trata de revelar num processo de ganho progressivo de consciência aquilo que considera como prioritário e que, por isso, deve ser abordado de forma mais imediata para que se possa dar início ao processo mental, espiritual e fisiológico de auto-cura.
Uma abordagem sem medicamentos, dietas ou terapêuticas invasivas
Neste sistema terapêutico o modus operandi para atingir a resolução dos problemas do paciente é determinado pelo corpo e mente do próprio paciente e de acordo com as necessidades e os ritmos pessoais.
Diferente da psicoterapia convencional, refere Penelope Reyes, esta é uma abordagem integral que procura a consciência para mudança e em que o terapeuta não intervém, sendo apenas uma caixa de ressonância especializada em saber identificar os sinais que o paciente vai produzindo”. A especialista sublinha que se trata de “revelar ao paciente caminhos inatos de que o organismo dispõe para prosseguir o objectivo de auto-cura”
Uma poderosa ferramenta ao dispor de pacientes, mas também de profissionais
Penelope Reyes esclarece que o sistema BodyTalk é uma ferramenta poderosa para interpelar os mais variados problemas de saúde e as mais diversas problemáticas pessoais que indirectamente influem na nossa qualidade de vida e bem-estar.
Esta é uma terapêutica que pode ser aplicada em conjunto com qualquer outra desde a medicina convencional até às mais variadas terapêuticas ditas alternativas e enquanto tal é uma forma de quem aborda o problema do paciente poder ver potenciada a sua capacidade de ajudar no processo de cura.
Consultas podem ser marcadas na Associação Semear Saúde
A partir do próximo dia 26 de Maio a especialista passa a ter semanalmente consultas disponíveis para os pacientes na Associação Semear Saúde e para marcar a sua hora basta contactar o endereço electrónico [email protected] ou os contactos telefónicos 281 320 902 ou 926 485 533.
Aceda a uma terapia de ponta que, como refere Penelope Reys, revoluciona a forma como interagimos com o nosso próprio organismo e com as suas necessidades.
Aprenda com o apoio integral de um especialista a ouvir o que o seu corpo tem para lhe dizer, quer quanto aos problemas que tem, quer quanto às formas de lhes dar a mais adequada resposta.
“Esta terapia não faz um diagnóstico, muito menos um diagnóstico fechado que é o ponto de partida para uma abordagem parcial dos problemas. Antes opta por compreender o ser humano em cada caso particular e encontrar nele e não noutro qualquer meio, as soluções para cada situação de forma evolutiva e global”, diz a especialista.
Entretanto, além das consultas de Penelope Reys, a Associação Semear Saúde vai também disponibilizar formação deste poderoso método terapêutico, saiba tudo sobre essas iniciativas na página seguinte.
(Artigo publicado no Caderno Semear Saúde)