Um quarto das crianças até aos nove anos já foram infetadas com covid-19 mais do que uma vez. De acordo com o “Jornal de Notícias”, as reinfeções aumentam com a nova linhagem da Ómicron (BA.5), sobretudo entre os menores e a população mais jovem até aos 39 anos.
O país passou, segundo o especialista Carlos Antunes, de uma taxa de reinfeção de 2% para 12% em todas as faixas etárias. No Norte é onde se verificam mais casos de reinfeção (6%). De seguida, Lisboa e Vale do Tejo apresenta uma taxa de 5,5%, seguindo-se o Centro (5%), o Alentejo (4,5%) e, por fim, o Algarve (4%).
Em Portugal, os registos indicam que 243 mil pessoas tiveram a doença duas vezes e 3015 foram infetadas três ou quatro vezes. “Em meados do ano passado, 2% dos doentes eram reinfeções. A partir de 7 de dezembro de 2021, a percentagem subiu para 6% e, com a BA.5, passou para 12% no final de abril. As novas variantes têm uma maior capacidade de reinfeção e de contornar o sistema imunitário do que as anteriores”, explica o matemático.
- Texto: Expresso, jornal parceiro do POSTAL