O mais recente laboratório colaborativo na área do envelhecimento ativo e saudável vai ser apresentado esta sexta-feira pelo Algarve Biomedical Center (ABC), que propõe desenvolver novas soluções a partir do ecossistema único da região algarvia.
A escritura pública do ABC CoLAB será oficializada pelas 15:00, na Universidade do Algarve (sala de conferências da biblioteca).
O projeto visa “afirmar o Algarve como uma região de referência para a investigação e inovação dirigidas para o envelhecimento ativo e saudável”.
Reconhecendo que o envelhecimento da população é hoje um fenómeno universal que requer respostas efetivas ao novos problemas e desafios que o acompanham, o ABC CoLAB pretende “preencher esta lacuna, ao desenvolver novas soluções para um envelhecimento ativo e saudável a partir do ecossistema único oferecido pelo Algarve”.
O ABC CoLAB assume-se como “uma instituição de investigação, inovação e desenvolvimento multidisciplinar, constituída por 12 entidades provenientes de diversos setores de atividade”.
“Através deste laboratório colaborativo, serão desenvolvidas soluções integradas para o envelhecimento e rejuvenescimento, mas também criados produtos, serviços e soluções direcionados ao mercado, com base em suporte científico e inovação tecnológica”, avança o ABC.
É também missão do ABC CoLAB “potenciar a criação de valor e de emprego científico qualificado, sempre interligando diferentes setores da economia e introduzindo tecnologia de ponta para impactar positivamente na saúde humana e na sociedade”.