A estrela Michelin é um galardão que é atribuído aos restaurantes que se distinguem pela experiência gastronómica que oferecem aos seus clientes. Na avaliação dos estabelecimentos é tida em conta a qualidade dos ingredientes, a harmonia dos sabores, o domínio das técnicas, a personalidade do chef expressa através da confeção e a regularidade em todo o menu e ao longo do tempo. Só no Algarve, sete restaurantes cumprem todos estes requisitos.
Estávamos ainda no início do ano quando o Algarve foi palco da primeira Gala Michelin exclusiva para Portugal, onde foram anunciados os restaurantes portugueses galardoados com a famosa estrela Michelin. No Algarve existem sete. Enquanto o Ocean (do chef Hans Neuner, na Vila Vita, em Alporchinhos, Lagoa) e Vila Joya (Dieter Koshina, Albufeira) têm já duas estrelas, os restantes têm apenas uma.
Contas feitas, os restaurantes algarvios que contam com uma estrela Michelin são o A Ver Tavira (Luis Brito, Tavira), Al Sud (Louis Anjos, Palmares, Lagos), Bon Bon (José Lopes, Carvoeiro, Lagoa), Gusto (Heinz Beck, no Conrad Algarve, em Almancil, Loulé) e ainda o Vista (João Oliveira, no Hotel Bela Vista, na Praia da Rocha, Portimão). De acordo com o Sul Informação, o restaurante Vistas, situado em Vila Nova de Cacela, foi retirado da lista, uma vez que o chef Rui Silvestre deixou o estabelecimento em dezembro do último ano.
Apesar de o Algarve ter perdido um dos restaurantes que tinha estrela Michelin, existem na região outros dois que podem estar a pouco tempo de serem distinguidos com este prémio, uma vez que foram apontados nesta gala como “restaurantes recomendados”. Falamos do Noélia (Noélia Jerónimo, Cabanas de Tavira) e do Numa (Nuno Martins, Portimão).
Leia também: Portugueses trocam Algarve pelo estrangeiro e este é o culpado