Desde o passado mês de Abril que a autarquia de Lagoa tem vindo a fazer presidências abertas junto da população. Várias foram as conclusões retiradas e há então a necessidade de se fazerem diversas coisas: revitalização e construção de espaços públicos; dotação de novos meios em escolas de ensino básico e pré-escolar; melhoria das acessibilidades, espaços verdes e de recreio em espaços sociais e a urgência no arranque do novo centro escolar da Mexilhoeira da Carregação, a primeira escola do futuro do concelho de Lagoa.
Esta gestão municipal de proximidade prevê ainda mais de 40 visitas às freguesias do concelho durante o actual mandato, com o objectivo de obter uma radiografia tão ampla quanto possível dos assuntos mais urgentes. Isto visa não só solucionar e planear a resolução dos problemas, como verificar “in loco” o trabalho efetuado, de maneira a continuar uma filosofia de governação aberta junto das populações.
Deste modo, na União de Freguesias de Estômbar – Parchal, mais propriamente na Mexilhoeira da Carregação, surge a vontade de se iniciar com o projecto do novo centro escolar. Esta será a primeira escola do futuro do concelho, com salas interactivas, que potenciarão novas metodologias de ensino e de aprendizagem.
Nas escolas de ensino básico e pré-escolar de Lagoa, Carvoeiro e Estômbar, foram ouvidos alunos, professores e funcionários. Desta forma, surgiu como mais urgente assuntos como o pavimento dos espaços de jogo/recreio, a climatização de algumas salas e a dotação de novos meios nos espaços analisados.
Ainda na União de Freguesias Estômbar – Parchal foi identificada a necessidade de melhoramentos nos parques públicos do Parchal e Bela Vista. Esta última, tem ainda a necessidade da criação do Parque Urbano, um amplo espaço público.
Nesta freguesia, Bairro das Marinhas, Mexilhoeira da Carregação, e ainda nos Bairros Jacinto Correia e Zeca Afonso, em Carvoeiro e Lagoa, respectivamente, a equipa do executivo recolheu declarações acerca do problema das acessibilidades e da necessidade de renovação de espaços verdes e de recreio. Neste sentido, a equipa comprometeu-se a reforçar o grande trabalho de requalificação já efetuado na zona.
Por fim, também a freguesia de Lagoa foi contemplada com este plano de investimentos. Francisco Martins, presidente da autarquia, apresentou mesmo diversas propostas para a revitalização de espaços públicos, quer na escola de trânsito e zonas anexas, quer na requalificação do trânsito e mobilidade nas envolventes à escola de artes.
Estas visitas contaram com a presença do presidente da autarquia, vereadores, presidente da Assembleia Municipal, respectivo pessoal de apoio e executivos dos órgãos das freguesias em questão.
(Maria Simiris / Henrique Dias Freire)