No congresso que decorreu em Torres Vedras, no passado fim de semana, o antigo vereador da câmara de Torres Vedras Paulo Bento foi eleito como presidente do partido Aliança, substituindo Pedro Santana Lopes na liderança do partido.
Durante o congresso, os militantes António Pedro, Bruno Ferreira Costa, Alexandre Nascimento e Paulo Bento apresentaram moções de estratégia, assumindo-se como candidatos à presidência.
Alexandre Nascimento acabou por abdicar em prol de Paulo Bento e Bruno Ferreira Costa desistiu também.
A moção de Paulo Bento acabou por vencer a de António Pedro com 110 votos, contra 40.
No final do congresso, o presidente da comissão política nacional pediu que, no encerramento dos trabalhos, o partido unisse todos os militantes.
No discurso de encerramento do congresso, Paulo Bento defendeu que “o caminho é, em conjugação de esforços para servir o país”, que os partidos se apresentem ao eleitorado enquanto alternativa aos socialistas.
O Senado e a mesa de congresso continuam a ser presididos por Ana Freitas, enquanto para o conselho de jurisdição foi eleito Pedro Quartim Graça e Sónia Carreira para o gabinete de auditoria.
Para a Direção Politica Nacional presidida por Paulo Bento, foi eleita a única lista apresentada na qual o Algarve mantêm a presença no órgãos nacionais do Partido, com Telmo Martins, ex-coordenador do Aliança Algarve e Senador do partido a assumir mandato.