Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Legislativas 2022, Política

PAN vs. IL: o debate onde os pequenos se fizeram grandes (7JAN: notas e análises dos comentadores Expresso)

O décimo debate das legislativas (faltam 20) foi o de notas mais elevadas, se os candidatos forem vistos em conjunto. Entre Inês Sousa Real e João Cotrim Figueiredo houve um empate técnico. O liberal ganha por um voto, mas a elevação da conversa é a nota dominante dos comentadores Expresso.

10:24 13 Janeiro, 2022
Cristina MendonçaCristina MendonçaJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Inês Sousa Real e João Cotrim Figueiredo quase empataram, mas em alta, anotam os cinco comentadores do primeiro debate desta noite de sexta-feira. Veja as notas e os comentários

Henrique Monteiro
Inês Sousa Real – 6 João Cotrim Figueiredo – 7

A primeira nota é para o cuidado de todos os contendores levarem gráficos, ou no caso do líder do Chega, fotocópias de jornais (não sei bem de quais, porque nunca se vê). Como a discussão entre o PAN e a IL começou pela economia verde – se essa opção empobrece, ou não, a sociedade – verificou-se que cada um tinha, além da retórica contrastante, um gráfico que sustentava o que estava a dizer.

De qualquer modo, o facto de se discutir algo com pés e cabeça, e de facto importante para o futuro do mundo e do país, foi positivo. Apenas foi pena que não se passasse da generalidade. O PAN que quer reduzir as emissões (e acusa a IL de não querer) apoiou a intervenção na TAP – a grande poluidora; já a IL defende que um certo extremismo na defesa da economia verde conduz à pobreza, é contra a salvação da TAP, permitindo milhares de desempregados. Enfim, por aqui se vê que nem tudo o que se diz em política tem as consequências que seriam previsíveis.

Inês quer a ferrovia por todo o lado, em todas as capitais de distrito. Subitamente, Cotrim concordou, mas o que poderia ter sido o começo de uma bela amizade, estragou-se com o debate do SNS. Continuando a falar de coisas que, de facto, interessam, os dois partidos, dos mais pequenos do espetro partidário, não se entendem sobre a participação dos privados. Já se tinha notado nas questões do ambiente e na criação de empregos (públicos ou privados) da economia verde. E assim Inês voltou à cartilha e acusou a IL de querer tornar o SNS privado, coisa que o líder da Iniciativa Liberal não tinha dito. Afirma Inês que as parcerias com privados costumam correr mal (não sei em que se baseia para dizer isso, mas disse). Cotrim tentou dizer que não queria privatizar nada. Mas Inês não aceitou a explicação.

Seja como for foi um debate mais elevado do que o costume, em que os encontros foram tantos como os desencontros. Infelizmente, a vertente proibicionista do PAN foi só levemente abordada, quando Cotrim referiu que o último programa daquele partido tem 38 proibições sobre tudo e mais alguma coisa.

A discussão terminou com o salário mínimo nacional; e aí não houve consenso que resistisse.

Luís Aguiar-Conraria

Cotrim Figueiredo 8 – Sousa Real 8

Os dois partidos que se dizem não ser nem de esquerda nem de direta debateram hoje. É possível dois líderes de partidos bastante dogmáticos, e partindo de pressupostos bem diferentes, conversarem de forma construtiva? Cotrim Figueiredo e Inês Sousa Real mostraram que sim. Ambos merecem uma nota elevada pela elevação do debate.

Inês Sousa Real explicou bem como se deve usar a fiscalidade para promover uma economia verde. Em especial, deixou claro que não faz sentido subsidiar indústrias e atividades poluentes. Cotrim Figueiredo não se demarcou desta posição — e, como liberal, até concordará com ela —, mas insistiu na necessidade de se apostar no crescimento económico. Ambos gostam de comboios e ambos estiveram bem, se bem que Cotrim Figueiredo tenha de ter cuidado para não o acusarem de ser negacionista das alterações climáticas.

O maior ponto de divergência terá sido a discussão sobre o SNS, onde Inês Sousa Real se posicionou claramente à esquerda, apesar de aceitar PPPs no sector. Cotrim Figueiredo continua a pugnar por uma alteração radical do sistema. Eu tenho mais tendência a concordar com Inês Sousa Real, mas não sei dizer quem esteve melhor.

A fechar o debate, houve dois assuntos introduzidos um pouco à força, mas que são interessantes. Inês Sousa Real questionou com assertividade a ideia da IL de acabar com o Salário Mínimo Nacional, dizendo, com razão, que num país onde tantos trabalhadores são pobres, não podíamos prescindir desse instrumento de proteção do trabalho.

Cotrim Figueiredo terminou o debate com piada ao dizer que estaria disponível para fazer parte de uma coligação com o PAN desde que este prescindisse de algumas bizarrias. Como exemplo deu a proposta do PAN de ter câmaras de filmar nos barcos de pesca sempre ligados, naquilo a que chamou Big Brother Carapau. E, de facto, é uma proposta que parece um pouco bizarra.

Se calhar é isto que esperamos de uma coligação: que cada partido lime as propostas mais bizarras dos outros, como câmaras de filmar para proteger carapaus ou acabar com o Salário Mínimo Nacional.

Filipe Garcia
Inês Sousa Real 6 – João Cotrim Figueiredo 6

Colocam-se acima da velha discussão entre esquerda e direita, recusam a existência de linhas vermelhas entre si e ambos se dizem prontos para alinhar com quem tomar as suas propostas como boas, no caso o PSD. Talvez por isso, o debate nem tenha chegado a aquecer. No entanto, entre Inês Sousa Real e João Cotrim de Figueiredo o diabo foi-se mostrando, nos detalhes como é hábito. Cotrim recusa a ideia de ser negacionista quanto à emergência climática, mas lá vai dizendo que o meio ambiente não pode forçar um abrandamento económico. Inês Sousa Real recusa que a economia verde seja baseada no estado, mas é ao governo que aponta responsabilidades, por exemplo, no fecho da refinaria da Galp em Matosinhos. Ambos se dizem defensores do SNS, mas Cotrim aposta num sistema misto, Sousa Real quer reforço do investimento do estado. Sobre política fiscal é um mundo que os separa ou, na prática, 8 escalões de IRS – PAN quer 9, IL um único. Para o dia em que apresentarem o programa de governo, ambos prometem uma aposta forte na ferrovia, mas já podemos antever diferenças radicais nos detalhes. Um exemplo? O PAN propõe videovigilância nos barcos de pesca enquanto estiverem na faina, uma medida de “preservação de espécies”, para Sousa Real. “Uma boa ideia para um reality show, o big brother do carapau”, nas palavras de Cotrim. Alinhados, dispostos a negociar com todos menos com o Chega, mas separados por demasiados detalhes. Na prática, ou na especialidade, pode ser o diabo.

João Silvestre
Inês Sousa Real 6 – João Cotrim Figueiredo 6 

Debate equilibrado onde as divergências claras surgiram apenas em temas como os impactos da transição climática no crescimento económico, o SNS ou as proibições do programa do PAN. Inês Sousa Real continua a recusar definir-se como esquerda ou direita e a insistir muito no seu tema preferido – o ambiente. Cotrim Figueiredo voltou a insistir na necessidade de crescimento económico e foi claro na sua visão mais liberal para a saúde, curiosamente com algumas semelhanças ao programa do PSD apresentado pouco antes. Apesar de alguma convergência, falaram ambos para os seus eleitorados e não houve nenhum com ascendente claro na discussão.

David Dinis
Inês Sousa Real 7 – João Cotrim Figueiredo 7

Ora que os pequenos se fizeram grandes: Inês Sousa Real e João Cotrim Figueiredo entraram num debate construtivo sobre várias políticas públicas, já com uma razoável densidade programática e com declarada abertura para aproximações – ainda que com pressupostos diferentes e, aqui e ali, com alguns preconceitos sobre a posição do outro, ou mesmo contradições intrínsecas (mas não vem dali mal ao mundo). Pessoalmente, sou mais próximo do PAN na certeza de que existe uma “emergência ambiental” e mais próximo da IL na convicção de que a Saúde deve aprofundar um sistema misto. Mas valorizo mais isto: um e outro provaram ser partidos necessários no nosso Parlamento. E ainda nos fazem sorrir. Sejam bem-vindos.

Economia Nacional

Segurança Social começa a pagar subsídios já amanhã: conheça todas as datas de novembro

16:20 2 Novembro, 2026 14:25 2 Novembro, 2026

A Segurança Social inicia os pagamentos de novembro esta terça-feira, dia 3. Pensões, abono de família e outros apoios têm datas diferentes

Algarve

PSP detém homem em Lagos e apreende mais de 5.300 doses de droga e 7.600 euros

16:05 2 Novembro, 2026 16:05 2 Novembro, 2026

Operação da PSP em Lagos resultou na apreensão de mais de 5.300 doses de droga. Suspeito ficou em prisão preventiva após ser presente a tribunal

Várias latas de refrigerante. Crédito: Freepik
Saúde

Oncologistas alertam para bebida comum que pode aumentar o risco de cancro do pâncreas: há estudos que apontam para uma ligação

20:20 2 Novembro, 2026 14:30 2 Novembro, 2026

Estudos associam o consumo regular de refrigerantes a um maior risco de cancro do pâncreas

Povoado islâmico de pescadores.
Algarve

Perto da Carrapateira pode encontrar os restos de uma povoação de pescadores muçulmanos com cerca de 900 anos

18:50 2 Novembro, 2026 13:07 2 Novembro, 2026

Sítio arqueológico junto ao mar, no concelho de Aljezur, conserva vestígios de 19 habitações de uma comunidade piscatória da época islâmica

Torneira a correr água. Crédito: Freepik
Algarve

Água já está cortada nesta zona do Algarve e há nova interrupção prevista para amanhã: saiba onde e a que horas

14:20 2 Novembro, 2026 14:16 2 Novembro, 2026

O abastecimento de água está condicionado esta segunda-feira numa zona do Algarve, com trabalhos previstos até às 19h00

Economia Europe Direct Algarve

Quarteirense João Santos apresenta na ONU Estatuto do Jovem Pescador após mais de uma década de luta

16:35 2 Novembro, 2026 17:02 2 Novembro, 2026

Natural de Quarteira, João Santos apresentou na FAO, em Roma, o Estatuto do Jovem Pescador, criado após mais de dez anos de defesa desta medida

Carro elétrico a carregar.
Auto Nacional

Quase metade dos carros novos matriculados em outubro já são elétricos: Tesla lidera mercado em Portugal

21:40 2 Novembro, 2026 19:11 2 Novembro, 2026

Os carros elétricos continuam a ganhar terreno em Portugal e já representam mais de 30% das matrículas desde o início de 2026

Pub

12 a 13 novembro

06:01 27 Outubro, 2026 12:17 31 Outubro, 2026

Centro de Congressos de Lagoa

Opinião Política

A arte de governar a paralisia | Por José Figueiredo Santos

18:02 2 Novembro, 2026 18:02 2 Novembro, 2026

"Governar é prever o que pode acontecer, preparar o que tem de acontecer e resolver o que, apesar de tudo, aconteceu"

Burlão. Crédito: Freepik
Europa

Ciberataque desliga frigoríficos de dezenas de supermercados na Europa e obriga a deitar fora grandes quantidades de alimentos

14:40 2 Novembro, 2026 14:02 2 Novembro, 2026

Piratas informáticos conseguiram controlar remotamente sistemas de refrigeração de dezenas de supermercados europeus

Fachada loja Continente. Crédito: Foto DR
Algarve

Continente abre novo supermercado no Algarve e oferece cabazes aos primeiros 150 clientes

16:30 1 Novembro, 2026 15:19 1 Novembro, 2026

A cadeia de supermercados prepara a abertura de uma nova loja no Algarve, com ofertas para os primeiros clientes e descontos de 10% em Cartão Continente

Carta de condução. Crédito: Foto DR
Auto Nacional

Perdeu a carta de condução? Saiba como pedir a segunda via e quanto custa

20:20 1 Novembro, 2026 15:07 27 Outubro, 2026

Pedido de uma nova carta pode ser feito sem sair de casa. Conheça os preços, os documentos necessários e como conduzir enquanto espera

Chuva na estrada.
Tempo

Despeça-se dos dias de sol: chuva pode regressar a Portugal já no próximo fim de semana

12:50 2 Novembro, 2026 13:30 2 Novembro, 2026

IPMA prevê mudança do estado do tempo a partir de meados da semana, com descida das temperaturas e possibilidade de chuva no fim de semana

Europe Direct Algarve

Seniores de Castro Marim celebram Mês do Idoso com passeio de barco pelo Guadiana

10:32 2 Novembro, 2026 10:36 2 Novembro, 2026

Iniciativa reuniu seniores de Castro Marim num passeio pelo Guadiana e num almoço-convívio, assinalando o encerramento das atividades do Mês do Idoso

Opinião

O rosto pode estar coberto. A responsabilidade, nunca | Por Luís Ganhão

07:30 2 Novembro, 2026 06:32 2 Novembro, 2026

"A polícia tem o direito e o dever de intervir quando necessário. O cidadão tem o direito de manifestar pacificamente, de ser protegido contra a violência e de obter justiça quando é vítima de uma agressão ilícita".

Guarda-chuva vermelho. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva regressa a Portugal no próximo fim de semana: temperaturas descem e mínimas chegam aos 0 ºC

15:30 1 Novembro, 2026 15:01 1 Novembro, 2026

A chuva poderá regressar no próximo fim de semana, mas antes os termómetros vão descer

Economia, Nacional

Segurança Social começa a pagar subsídios já amanhã: conheça todas as datas de novembro

16:20 2 Novembro, 2026 14:25 2 Novembro, 2026

A Segurança Social inicia os pagamentos de novembro esta terça-feira, dia 3. Pensões, abono de família e outros apoios têm datas diferentes

Algarve

PSP detém homem em Lagos e apreende mais de 5.300 doses de droga e 7.600 euros

16:05 2 Novembro, 2026 16:05 2 Novembro, 2026

Operação da PSP em Lagos resultou na apreensão de mais de 5.300 doses de droga. Suspeito ficou em prisão preventiva após ser presente a tribunal

Várias latas de refrigerante. Crédito: Freepik
Saúde

Oncologistas alertam para bebida comum que pode aumentar o risco de cancro do pâncreas: há estudos que apontam para uma ligação

20:20 2 Novembro, 2026 14:30 2 Novembro, 2026

Estudos associam o consumo regular de refrigerantes a um maior risco de cancro do pâncreas

Povoado islâmico de pescadores.
Algarve

Perto da Carrapateira pode encontrar os restos de uma povoação de pescadores muçulmanos com cerca de 900 anos

18:50 2 Novembro, 2026 13:07 2 Novembro, 2026

Sítio arqueológico junto ao mar, no concelho de Aljezur, conserva vestígios de 19 habitações de uma comunidade piscatória da época islâmica

Torneira a correr água. Crédito: Freepik
Algarve

Água já está cortada nesta zona do Algarve e há nova interrupção prevista para amanhã: saiba onde e a que horas

14:20 2 Novembro, 2026 14:16 2 Novembro, 2026

O abastecimento de água está condicionado esta segunda-feira numa zona do Algarve, com trabalhos previstos até às 19h00

Economia, Europe Direct Algarve

Quarteirense João Santos apresenta na ONU Estatuto do Jovem Pescador após mais de uma década de luta

16:35 2 Novembro, 2026 17:02 2 Novembro, 2026

Natural de Quarteira, João Santos apresentou na FAO, em Roma, o Estatuto do Jovem Pescador, criado após mais de dez anos de defesa desta medida

Carro elétrico a carregar.
Auto, Nacional

Quase metade dos carros novos matriculados em outubro já são elétricos: Tesla lidera mercado em Portugal

21:40 2 Novembro, 2026 19:11 2 Novembro, 2026

Os carros elétricos continuam a ganhar terreno em Portugal e já representam mais de 30% das matrículas desde o início de 2026

Pub

12 a 13 novembro

06:01 27 Outubro, 2026 12:17 31 Outubro, 2026

Centro de Congressos de Lagoa

Opinião, Política

A arte de governar a paralisia | Por José Figueiredo Santos

18:02 2 Novembro, 2026 18:02 2 Novembro, 2026

"Governar é prever o que pode acontecer, preparar o que tem de acontecer e resolver o que, apesar de tudo, aconteceu"

Burlão. Crédito: Freepik
Europa

Ciberataque desliga frigoríficos de dezenas de supermercados na Europa e obriga a deitar fora grandes quantidades de alimentos

14:40 2 Novembro, 2026 14:02 2 Novembro, 2026

Piratas informáticos conseguiram controlar remotamente sistemas de refrigeração de dezenas de supermercados europeus

Fachada loja Continente. Crédito: Foto DR
Algarve

Continente abre novo supermercado no Algarve e oferece cabazes aos primeiros 150 clientes

16:30 1 Novembro, 2026 15:19 1 Novembro, 2026

A cadeia de supermercados prepara a abertura de uma nova loja no Algarve, com ofertas para os primeiros clientes e descontos de 10% em Cartão Continente

Carta de condução. Crédito: Foto DR
Auto, Nacional

Perdeu a carta de condução? Saiba como pedir a segunda via e quanto custa

20:20 1 Novembro, 2026 15:07 27 Outubro, 2026

Pedido de uma nova carta pode ser feito sem sair de casa. Conheça os preços, os documentos necessários e como conduzir enquanto espera

Chuva na estrada.
Tempo

Despeça-se dos dias de sol: chuva pode regressar a Portugal já no próximo fim de semana

12:50 2 Novembro, 2026 13:30 2 Novembro, 2026

IPMA prevê mudança do estado do tempo a partir de meados da semana, com descida das temperaturas e possibilidade de chuva no fim de semana

Europe Direct Algarve

Seniores de Castro Marim celebram Mês do Idoso com passeio de barco pelo Guadiana

10:32 2 Novembro, 2026 10:36 2 Novembro, 2026

Iniciativa reuniu seniores de Castro Marim num passeio pelo Guadiana e num almoço-convívio, assinalando o encerramento das atividades do Mês do Idoso

Opinião

O rosto pode estar coberto. A responsabilidade, nunca | Por Luís Ganhão

07:30 2 Novembro, 2026 06:32 2 Novembro, 2026

"A polícia tem o direito e o dever de intervir quando necessário. O cidadão tem o direito de manifestar pacificamente, de ser protegido contra a violência e de obter justiça quando é vítima de uma agressão ilícita".

Guarda-chuva vermelho. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva regressa a Portugal no próximo fim de semana: temperaturas descem e mínimas chegam aos 0 ºC

15:30 1 Novembro, 2026 15:01 1 Novembro, 2026

A chuva poderá regressar no próximo fim de semana, mas antes os termómetros vão descer

Últimas Notícias

  • Quase metade dos carros novos matriculados em outubro já são elétricos: Tesla lidera mercado em Portugal
    Quase metade dos carros novos matriculados em outubro já são elétricos: Tesla lidera mercado em Portugal
  • Conhece Castro Marim? Vila algarvia chegou a receber condenados para aumentar a população e defender a fronteira
    Conhece Castro Marim? Vila algarvia chegou a receber condenados para aumentar a população e defender a fronteira
  • Oncologistas alertam para bebida comum que pode aumentar o risco de cancro do pâncreas: há estudos que apontam para uma ligação
    Oncologistas alertam para bebida comum que pode aumentar o risco de cancro do pâncreas: há estudos que apontam para uma ligação
  • Coletivo Espúria quer aproximar escritores e leitores e dinamizar a literatura no Algarve
    Coletivo Espúria quer aproximar escritores e leitores e dinamizar a literatura no Algarve
  • Perto da Carrapateira pode encontrar os restos de uma povoação de pescadores muçulmanos com cerca de 900 anos
    Perto da Carrapateira pode encontrar os restos de uma povoação de pescadores muçulmanos com cerca de 900 anos

Opinião

  • A arte de governar a paralisia | Por José Figueiredo Santos
    A arte de governar a paralisia | Por José Figueiredo Santos
  • Espiritualidade em Crónica: Conheça os 3 signos do Zodíaco com maior sucesso para novembro | Por João Correia Tarólogo
    Espiritualidade em Crónica: Conheça os 3 signos do Zodíaco com maior sucesso para novembro | Por João Correia Tarólogo
  • O rosto pode estar coberto. A responsabilidade, nunca | Por Luís Ganhão
    O rosto pode estar coberto. A responsabilidade, nunca | Por Luís Ganhão

Europe Direct Algarve

  • Quarteirense João Santos apresenta na ONU Estatuto do Jovem Pescador após mais de uma década de luta
    Quarteirense João Santos apresenta na ONU Estatuto do Jovem Pescador após mais de uma década de luta
  • Seniores de Castro Marim celebram Mês do Idoso com passeio de barco pelo Guadiana
    Seniores de Castro Marim celebram Mês do Idoso com passeio de barco pelo Guadiana
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal