Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Legislativas 2022, Política

No Costa vs Chicão quase havia uma surpresa (9JAN: notas e análises dos comentadores Expresso)

O líder do CDS apareceu mais sereno no debate com António Costa e começou nos temas mais difíceis para o atual primeiro-ministro. Os comentadores Expresso dividem-se entre empate e uma vitória curta para Costa. Veja as notas e comentários.

10:33 13 Janeiro, 2022 10:33 13 Janeiro, 2022 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Foi um debate de ideias, nenhuma dúvida, ideias diferentes e pouco compatíveis. Mas o debate que Costa tinha tudo para vencer acabou com uma vitória por (poucos) pontos. Veja em baixo

Eunice Lourenço 
António Costa 6 – Francisco Rodrigues dos Santos 7

Seja por ter aprendido com os primeiros debates ou por um respeito à hierarquia determinado pela sua formação militar, Francisco Rodrigues dos Santos moderou e bem a agressividade e aquele olhar esgazeado que usou contra o PAN e a IL. Como já tinha feito no debate com Rui Rio, conseguiu ser assertivo, defender as suas ideias sobretudo no que diz respeito a saúde, educação e apoio às famílias. 

António Costa defendeu bem, do ponto de vista ideológico, a aposta na escola pública e no serviço nacional de saúde. Usou demasiadas vezes um ar condescendente com o líder do CDS, mas não conseguiu evitar o sorriso com o remate de Francisco Rodrigues dos Santos que, citando Reagan, disse que o socialismo é um sistema que só funciona no Céu, onde não é preciso, e no Inferno, onde já existe.

Martim Silva
António Costa 7 – Francisco Rodrigues dos Santos 7

O primeiro debate deste domingo foi uma conversa interessante entre dois líderes que não estão a disputar o mesmo eleitorado. Em cima da mesa, temas estruturais como a Saúde, a Educação e a política fiscal.

António Costa, primeiro-ministro há mais de seis anos, e político experimentado de décadas, é uma rocha difícil de derrubar num debate (aliás, parecia estar já a ensaiar o confronto decisivo com Rio, na quinta-feira). Mostra-se sempre sólido e mesmo quando enfrenta temas em que tem mais dificuldade em argumentar, esquiva-se de forma hábil: disse que gato escaldado de água tem medo para não voltar a comprometer-se com uma data em que todos os portugueses terão médico de família; E disse que a carga fiscal atual só é a maior de sempre por via das contribuições para a segurança social (conseguida pelo aumento do emprego e do rendimento das famílias).

Rodrigues dos Santos, pelo seu lado, tem vindo claramente a melhorar de debate para debate. Deixou o estilo quase histérico dos primeiros frente a frente e hoje com Costa, tal como antes com Rio, assumiu uma pose mais séria e ponderada, sem deixar de ser acutilante. Tentou puxar pela liberdade de escolha na saúde e educação e prometeu um choque fiscal nos impostos, priorizando o IRC.

Vítor Matos
António Costa 6 – Francisco Rodrigues dos Santos 5

Os debates estão a melhorar. Já se fala dos «temas» e este foi mais informativo do que um grande combate. António Costa entrou a perder, ao assumir que, em seis anos, não conseguiu cumprir a promessa de um médico de família para cada português. Francisco Rodrigues dos Santos  voltou à carga com aquilo que o CDS sempre propôs, de contratualizar com os privados o que o Estado não consegue fazer. Se começou com vantagem nestes temas, perdeu em todos os outros. Primeiro, quando Clara de Sousa o questionou sobre fiscalidade, preferiu fugir para os costumes e para o combate cultural, para a disciplina de Cidadania não ser obrigatória. Perante um conservador que não quer que nas escolas se fale das novas famílias e de sexualidade numa disciplina obrigatória – falou em questões técnicas e científicas, o que quis ele dizer com aquilo? -, Costa respondeu com a realidade e com a igualdade que está na Constituição: há novas famílias há 12 anos e é bom que os jovens sejam educados para não as discriminarem. Na fiscalidade, o líder do CDS prometeu várias descidas de impostos (nunca disse onde ia buscar a perda de receita), do IRC ao IMI, ao IRS, mas o primeiro-ministro fez valer a experiência e matou a ideia da descida de escalão das famílias ao segundo filho: enquanto os mais ricos descem de escalão, os mais pobres não têm para onde descer. Chicão gosta de citações e foi buscar Reagan, mas na dita frase sobre o paraíso e o inferno socialista, o ex-presidente dos EUA estava a falar dos países comunistas, é só um detalhe… Francisco Rodrigues dos Santos, talvez no esforço de ter um tom aceitável, falhou no teste de mostrar que seria um líder da oposição mais matador que Portas ou Cristas. 

João Silvestre
António Costa 7 – Francisco Rodrigues dos Santos 6

Foi um debate com conteúdo ideológico – no SNS ou na educação – onde António Costa aproveitou para vincar diferenças em relação a direita: ao CDS, em primeiro lugar que era o interlocutor, mas também ao PSD que foi igualmente visado. Francisco Rodrigues dos Santos esteve bem nos temas da saúde, defendendo alternativas mais ágeis para lidar com os atrasos e as listas de espera. Não tão bem ao meter, de forma algo forçada, o caso de Famalicão no meio da discussão sobre a escola pública. Deu a deixa a Costa para piscar o olho aos eleitores mais à esquerda. António Costa, uma vez mais, não pedalou muito nem precisou para vencer um debate em que Rodrigues dos Santos precisava de justificar o voto no CDS e não no PSD, na Iniciativa Liberal ou no Chega. E isso não foi muito conseguido.

David Dinis
António Costa 6 – Francisco Rodrigues dos Santos 5

O respeitinho é muito bonito, assim como é bonito ver Francisco Rodrigues dos Santos a debater com calma e procurando argumentos. Assim foi: rebateu o modelo de Saúde, também no modelo de educação, dois temas onde António Costa tem o peso de seis anos com muitos problemas em cima. Pior, bastante pior, foi a sua entrada na “polémica” da disciplina de  Cidadania, que entende como de doutrinação ideológica – permitindo a Costa dar uma lição de liberdade (o que é que “não tem evidência científica, dr Chicão? A homossexualidade? O que é que não se deve ensinar? A tolerância?). Depois, Rodrigues dos Santos foi aos impostos, recorrendo curiosamente a propostas que o seu dissidente grupo parlamentar apresentou, assim como ao seu programa eleitoral. Sem surpresa, foi nas segundas (reduzir escalão de IRS a partir do segundo filho) que revelou maior fragilidade. Às vezes, inventar propostas não é o melhor caminho.

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
António José Seguro com Luís Represas. Crédito: Site da Presidência da República Portuguesa
Cultura Nacional

António José Seguro reage à morte de Luís Represas: “Hoje perdi um amigo. Choro”

10:53 22 Julho, 2026 11:08 22 Julho, 2026 | João Luís

Presidente da República deixa mensagem emocionada após a morte de Luís Represas, recordando a voz, a carreira e a ligação pessoal ao músico

Algarve

Utente de lar desaparecido encontrado sem vida junto à ribeira de Marim em Olhão

10:00 22 Julho, 2026 10:06 22 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Vítima tinha cerca de 70 anos e estaria desaparecida de um lar, de onde terá saído sem informar os responsáveis

Torneira a pingar água. Crédito: Freepik
Algarve Economia Nacional

Fatura da água volta a subir e há dois concelhos no Algarve entre os mais caros do país

07:00 22 Julho, 2026 17:00 21 Julho, 2026 | João Luís

O valor médio pago de água pelas famílias voltou a aumentar em 2026, mas a diferença entre municípios continua a ser grande

Algarve

Cordão humano em Cabanas de Tavira reivindica acesso pedonal à ilha

16:50 21 Julho, 2026 16:37 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Concentração decorre a 10 de agosto, entre as 18:00 e as 20:00, e pretende mobilizar cerca de 300 pessoas no passadiço da marginal

Jovem numa piscina.
Europa

Falha numa piscina de hotel no sul de Espanha deixa dezenas de turistas intoxicados

11:10 22 Julho, 2026 10:28 22 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Mais de 60 hóspedes de um hotel em Benahavís apresentaram sintomas de intoxicação após uma falha no sistema de tratamento da água da piscina

Fachada de edifício da Vodafone.
Nacional

Tem contrato com a Vodafone? Anacom aplica coima por alterações feitas sem aviso adequado

08:50 22 Julho, 2026 20:51 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Vodafone foi multada em 160 mil euros por alterações contratuais feitas a milhares de clientes sem o aviso prévio exigido

Algarve Economia Gastronomia

Novo espaço de alimentação saudável chega ao centro de Tavira

14:50 21 Julho, 2026 14:55 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Beatriz Ávila escolheu Tavira para abrir o segundo The Vibe, concretizando um sonho ligado à cidade onde passou muitos dos seus verões

Cultura Opinião

Uma conversa à boca da urna com Luís Represas | Por Paulo Freitas do Amaral

11:20 22 Julho, 2026 11:24 22 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Hoje recordo Luís Represas não apenas como uma grande voz da música portuguesa, mas como um homem que sabia conversar, ouvir e reflectir"

Algarve Economia

Algarve contraria quebra nacional e aumenta oferta de arrendamento

10:43 22 Julho, 2026 10:43 22 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Distrito de Faro apresentou uma subida de 14% no stock de arrendamento, enquanto Lisboa, Porto e Coimbra registaram quebras

Supermercado da Mercadona.
Economia Nacional

Mercadona prepara abertura de nova loja em agosto: vai criar 74 empregos e já tem data marcada

15:00 21 Julho, 2026 13:04 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A cadeia espanhola Mercadona continua a expandir-se em Portugal e prepara a abertura de mais um supermercado nas próximas semanas

Temperaturas elevadas. Crédito: Freepik AI
Tempo

El Niño pode atingir força histórica: modelos apontam para aquecimento acima dos 3 ºC

06:00 22 Julho, 2026 09:09 21 Julho, 2026 | João Luís

Novas projeções internacionais reforçam um cenário de forte aquecimento no Pacífico Equatorial, com possíveis efeitos no clima global nos próximos meses

Homem a tirar dinheiro da carteira.
Economia Europe Direct Algarve

Vai viajar com este valor em dinheiro na mala? Fisco avisa que tem de declarar antes de embarcar

21:30 21 Julho, 2026 20:35 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Levar uma quantia elevada em dinheiro para o estrangeiro pode obrigá-lo a cumprir uma formalidade antes da viagem

Algarve Cultura Gastronomia

Festa do Frango da Guia regressa com cinco noites de gastronomia e música popular

16:12 21 Julho, 2026 16:12 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Rosinha, Belito Campos, Joana D'Arc e Valter Cabrita integram a programação musical da 37.ª edição da Festa do Frango da Guia

Algarve Cultura

Festival de luz, arte e cultura volta a transformar o centro histórico de Portimão

15:50 21 Julho, 2026 16:02 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Badoxa, Cláudia Pascoal, Edmundo Inácio e Luís Trigacheiro integram a maior edição de sempre da Noitada, em Portimão

Saúde

Especialistas avisam: este sinal nas unhas pode estar associado ao cancro do pulmão e não deve ser ignorado

13:20 21 Julho, 2026 11:24 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Mudanças graduais no formato das unhas e das pontas dos dedos podem estar associadas a doenças pulmonares, cardíacas ou inflamatórias

Algarve Opinião

Luz de Tavira, com a “luz” cada vez mais… com menos brilho!!! | Por Carlos Campina Lopes

17:20 21 Julho, 2026 17:01 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Uma vez mais, chamo a atenção dos responsáveis para a urgente necessidade de se resolver o grave problema que é o atravessamento da povoação pela Estrada Nacional 125"

António José Seguro com Luís Represas. Crédito: Site da Presidência da República Portuguesa
Cultura, Nacional

António José Seguro reage à morte de Luís Represas: “Hoje perdi um amigo. Choro”

10:53 22 Julho, 2026 11:08 22 Julho, 2026 | João Luís

Presidente da República deixa mensagem emocionada após a morte de Luís Represas, recordando a voz, a carreira e a ligação pessoal ao músico

Algarve

Utente de lar desaparecido encontrado sem vida junto à ribeira de Marim em Olhão

10:00 22 Julho, 2026 10:06 22 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Vítima tinha cerca de 70 anos e estaria desaparecida de um lar, de onde terá saído sem informar os responsáveis

Torneira a pingar água. Crédito: Freepik
Algarve, Economia, Nacional

Fatura da água volta a subir e há dois concelhos no Algarve entre os mais caros do país

07:00 22 Julho, 2026 17:00 21 Julho, 2026 | João Luís

O valor médio pago de água pelas famílias voltou a aumentar em 2026, mas a diferença entre municípios continua a ser grande

Algarve

Cordão humano em Cabanas de Tavira reivindica acesso pedonal à ilha

16:50 21 Julho, 2026 16:37 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Concentração decorre a 10 de agosto, entre as 18:00 e as 20:00, e pretende mobilizar cerca de 300 pessoas no passadiço da marginal

Jovem numa piscina.
Europa

Falha numa piscina de hotel no sul de Espanha deixa dezenas de turistas intoxicados

11:10 22 Julho, 2026 10:28 22 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Mais de 60 hóspedes de um hotel em Benahavís apresentaram sintomas de intoxicação após uma falha no sistema de tratamento da água da piscina

Fachada de edifício da Vodafone.
Nacional

Tem contrato com a Vodafone? Anacom aplica coima por alterações feitas sem aviso adequado

08:50 22 Julho, 2026 20:51 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Vodafone foi multada em 160 mil euros por alterações contratuais feitas a milhares de clientes sem o aviso prévio exigido

Algarve, Economia, Gastronomia

Novo espaço de alimentação saudável chega ao centro de Tavira

14:50 21 Julho, 2026 14:55 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Beatriz Ávila escolheu Tavira para abrir o segundo The Vibe, concretizando um sonho ligado à cidade onde passou muitos dos seus verões

Cultura, Opinião

Uma conversa à boca da urna com Luís Represas | Por Paulo Freitas do Amaral

11:20 22 Julho, 2026 11:24 22 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Hoje recordo Luís Represas não apenas como uma grande voz da música portuguesa, mas como um homem que sabia conversar, ouvir e reflectir"

Algarve, Economia

Algarve contraria quebra nacional e aumenta oferta de arrendamento

10:43 22 Julho, 2026 10:43 22 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Distrito de Faro apresentou uma subida de 14% no stock de arrendamento, enquanto Lisboa, Porto e Coimbra registaram quebras

Supermercado da Mercadona.
Economia, Nacional

Mercadona prepara abertura de nova loja em agosto: vai criar 74 empregos e já tem data marcada

15:00 21 Julho, 2026 13:04 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A cadeia espanhola Mercadona continua a expandir-se em Portugal e prepara a abertura de mais um supermercado nas próximas semanas

Temperaturas elevadas. Crédito: Freepik AI
Tempo

El Niño pode atingir força histórica: modelos apontam para aquecimento acima dos 3 ºC

06:00 22 Julho, 2026 09:09 21 Julho, 2026 | João Luís

Novas projeções internacionais reforçam um cenário de forte aquecimento no Pacífico Equatorial, com possíveis efeitos no clima global nos próximos meses

Homem a tirar dinheiro da carteira.
Economia, Europe Direct Algarve

Vai viajar com este valor em dinheiro na mala? Fisco avisa que tem de declarar antes de embarcar

21:30 21 Julho, 2026 20:35 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Levar uma quantia elevada em dinheiro para o estrangeiro pode obrigá-lo a cumprir uma formalidade antes da viagem

Algarve, Cultura, Gastronomia

Festa do Frango da Guia regressa com cinco noites de gastronomia e música popular

16:12 21 Julho, 2026 16:12 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Rosinha, Belito Campos, Joana D'Arc e Valter Cabrita integram a programação musical da 37.ª edição da Festa do Frango da Guia

Algarve, Cultura

Festival de luz, arte e cultura volta a transformar o centro histórico de Portimão

15:50 21 Julho, 2026 16:02 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Badoxa, Cláudia Pascoal, Edmundo Inácio e Luís Trigacheiro integram a maior edição de sempre da Noitada, em Portimão

Saúde

Especialistas avisam: este sinal nas unhas pode estar associado ao cancro do pulmão e não deve ser ignorado

13:20 21 Julho, 2026 11:24 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Mudanças graduais no formato das unhas e das pontas dos dedos podem estar associadas a doenças pulmonares, cardíacas ou inflamatórias

Algarve, Opinião

Luz de Tavira, com a “luz” cada vez mais… com menos brilho!!! | Por Carlos Campina Lopes

17:20 21 Julho, 2026 17:01 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Uma vez mais, chamo a atenção dos responsáveis para a urgente necessidade de se resolver o grave problema que é o atravessamento da povoação pela Estrada Nacional 125"

Últimas Notícias

  • Nuno Markl recorda Luís Represas: “Era uma voz lendária e um gajo porreiro”
    Nuno Markl recorda Luís Represas: “Era uma voz lendária e um gajo porreiro”
  • Falha numa piscina de hotel no sul de Espanha deixa dezenas de turistas intoxicados
    Falha numa piscina de hotel no sul de Espanha deixa dezenas de turistas intoxicados
  • António José Seguro reage à morte de Luís Represas: “Hoje perdi um amigo. Choro”
    António José Seguro reage à morte de Luís Represas: “Hoje perdi um amigo. Choro”
  • Algarve contraria quebra nacional e aumenta oferta de arrendamento
    Algarve contraria quebra nacional e aumenta oferta de arrendamento
  • Plano de construção do Aeroporto Luís de Camões será apresentado esta quarta-feira
    Plano de construção do Aeroporto Luís de Camões será apresentado esta quarta-feira

Opinião

  • Uma conversa à boca da urna com Luís Represas | Por Paulo Freitas do Amaral
    Uma conversa à boca da urna com Luís Represas | Por Paulo Freitas do Amaral
  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Upcycling para criar ligações e transformar territórios | Por Fernanda Jara Alvarado
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Upcycling para criar ligações e transformar territórios | Por Fernanda Jara Alvarado
  • Luz de Tavira, com a “luz” cada vez mais… com menos brilho!!! | Por Carlos Campina Lopes
    Luz de Tavira, com a “luz” cada vez mais… com menos brilho!!! | Por Carlos Campina Lopes

Europe Direct Algarve

  • Vai viajar com este valor em dinheiro na mala? Fisco avisa que tem de declarar antes de embarcar
    Vai viajar com este valor em dinheiro na mala? Fisco avisa que tem de declarar antes de embarcar
  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Upcycling para criar ligações e transformar territórios | Por Fernanda Jara Alvarado
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Upcycling para criar ligações e transformar territórios | Por Fernanda Jara Alvarado
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento