As autarquias vão ter acesso a uma linha de crédito de 167,8 milhões de euros para financiar a reabilitação, a construção ou a aquisição de imóveis destinados ao arrendamento acessível. Esta é a primeira linha de financiamento da componente de empréstimos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) a ser lançada na vertente da habitação e está disponível, de acordo com o jornal “Público”, a partir desta segunda-feira.
O objetivo é financiar a disponibilização de 1590 casas no mercado de arrendamento. Esta linha está a ser lançada no âmbito do programa Parque Público de Habitação a Custos Acessíveis, financiado pelo PRR, que visa promover o acesso à habitação para todos.
Este programa está a arrancar com atraso, no entanto, o Governo garante que as metas “não estão em causa”. “O atraso é em relação ao cenário ótimo que queríamos e estamos a trabalhar para ir recuperando para a meta final. O nosso objetivo continua a ser de 6800 fogos a custos acessíveis e, até ver, não há nada que nos faça antecipar que isso não vai acontecer”, explicita a secretária de Estado da Habitação, Marina Gonçalves.
- Texto: Expresso, jornal parceiro do POSTAL